BrasileirasPeloMundo.com
Japão Natal Pelo Mundo

Natal no Japão

Aqui no Japão é diferente do Brasil.  Apenas 1% da população é cristã, então o dia 25 de dezembro é um dia comum e não é feriado.

Entre os japoneses o “Kurisumasu” (Natal), só é comemorado no dia 24 e é basicamente uma noite romântica para os namorados que vão jantar e contemplar a iluminação natalina das lojas.  Podemos encontrar Kurisumasukēki (Bolo de Natal),  e o Papai Noel é  conhecido como Jizo ou Santa Crus.

O Natal foi introduzido no Japão pelos missionários cristãos depois da guerra, porém só é conhecido comercialmente, por isso e possível encontrar Papai Noel, Bolo de Natal e casas enfeitadas cheia de luzes. As lojas vendem tudo para decoração de Natal, mas o verdadeiro sentido que nos conhecemos,  só e visto nas igrejas católicas, incluindo presépio.

Geralmente os estrangeiros que vivem aqui, comemoram no dia 24 de dezembro como de costume. Fazem a ceia de natal e no dia 25 vão trabalhar, pois tem que seguir o calendário da empresa.

Mas como brasileiros, sempre damos um jeitinho de trocar folgas e comemoramos como no Brasil. A única diferença é o clima, que por aqui nesta época é muito frio e muitas vezes esta nevando.

Na minha família conservamos a tradição do Natal como a ceia e panetone, e trocamos presentes.

E já que estamos falando de Natal quero desejar a todos um Feliz Natal e um Prospero Ano Novo!

Merīkurisumasu!

Leia mais sobre Natal Pelo Mundo

Related posts

Cinco curiosidades sobre o Natal na Turquia

Aline Oliveira

Natal e o Sinterklaas na Holanda

Regina Oki

Dicas para morar no Japão

Juliana Platero

6 comentários

Blog do Óbvio - Manoel Dezembro 6, 2013 at 10:36 pm

Emília, muito interessante essa sua postagem. Eu não imaginei que não se falava no nascimento de Jesus por esses lados. Vivendo e aprendendo, não é?
Um abraço grande,
Manoel

Resposta
Cristiane Leme Høg Dezembro 9, 2013 at 10:03 pm

Ai Emilia… veja pelo lado positivo: aí tem panetone! Aqui, se eu quiser, tenho que comprar online da Itália e mandar entregar. Na Dinamarca a tradição é brunkager, bombom de marzipã e chocolates. Eu vou fazer meu próprio panetone esse ano! Beijos e feliz Natal!

Resposta
Emilia Hanashiro Dezembro 11, 2013 at 11:06 am

Ah! sim realmente, Natal sem panetone fica difícil, mas não foi sempre assim, houve tempo que não tínhamos tantas facilidades. Feliz Natal e um prospero ano Novo a todos. bjs.

Resposta
Emilia Hanashiro Dezembro 10, 2013 at 4:12 am

Na verdade na minha cidade existe igreja católica e fieis japoneses e comemora-se o natal, arma-se o presépio e ha missa de natal, também em Tókio existe igrejas , mas como falei, somente 1% dos japoneses são cristãos e praticam o cristianismo.

Resposta
Ana Cristina Kolb Dezembro 17, 2013 at 1:34 am

Emilia adorei saber da oportunidade de jantar romântico na noite de natal! Vou me vestir de gueixa e introduzir la em casa!!! rsrsrsr Domo arigato gozaimasu Feliz Natal e que 2014 seja repleto de coisas boas pra voce e sua família!

Resposta
Emilia Hanashiro Dezembro 25, 2013 at 4:20 am

Sim Ana Cristina , desculpe a demora de responder e como hoje aqui e Natal e desejo tudo de bom para todos que o espirito natalino se estenda por muitos e muitos dias no ano que esta por vir.bjs.

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação