Nova Iorque para veganos e vegetarianos

0
219
Foto: Arquivo pessoal
Advertisement

Nova Iorque para veganos e vegetarianos.

Tem uma frase que diz o seguinte: “A paz mundial começa na cozinha”. Você não precisa estar de acordo com ela, mas é fundamental respeitar quem, por opção, escolhe se alimentar diferente da maioria.

Encontrar um restaurante vegetariano ou vegano em Nova Iorque não é difícil. A cidade está muito preparada para as pessoas que têm restrição alimentar. Tem restaurante só de comida crua, italiano sem glúten e assim por diante.

Eu não sou vegetariana nem vegana, mas para escrever essa coluna, resolvi fazer um passeio por alguns restaurantes da cidade que não utilizam carnes e/ou produtos animais para preparar os alimentos. Em busca da variedade, essa pequena seleção tem comida de alguns cantos do mundo.

Comida indiana

Quem gosta de uma pimentinha como eu, vai adorar o Samudra, um restaurante especializado em comida vegetariana do sul e do norte da Índia, em Jackson Heights, um bairro do Queens. Serve almoço, jantar e uma espécie de comida rápida indiana: o chaat. Na Índia, o chaat é a comida que é servida pelos ambulantes, em carrocinhas. Tem vários tipos, mas a base costuma ser de batata, grão de bico, ervilha e muitas especiarias.

A dica é pedir o thali, um prato grande de metal que contém outras tigelinhas com uma grande variedade de comida. Vem com dal (uma espécie de sopa com lentilhas), samosa, curry de verduras e legumes, molhos, iogurte e rasmalai (uma sobremesa de ricota). No centro, uma panelinha de arroz e um pão, o roti, para acompanhar. Quiabo é um dos poucos legumes que eu não como e acreditem: tinha no thali, estava uma delícia e ainda quis repetir.  

Leia também: Toronto é uma cidade vegana

Mas o que me fez despertar todas as papilas gustativas foi o palak paneer, uma espécie de estrogonofe ou creme incrementado de espinafre e queijo, o tal do paneer. É de comer rezando. Picante, claro, mas sempre há a opção de pedir para dosar a quantidade de pimenta que é colocada. Afinal, no Brasil, a gente não cresce comendo comidas com tantas especiarias. Para beber, um mango lassi, uma bebida feita de iogurte.

Mas não só os vegetarianos têm vez no Samudra, há pratos veganos também que incluem sopas, bolos de arroz e lentilha, ensopados.

O preço também é maravilhoso e convidativo. A decoração é suspeita. Mistura tudo: luz néon, fosforescente, bambu, madeira, foto de montanhas, teto pintado de azul. Mas quem vai ao Samudra para ver decoração?

Endereço: 75-18 37th Ave, Jackson Heights, NY 11372

Fast Food

Se você é vegano e está louco por um hamburgão com batatas fritas, duas dicas: By Chloe e o Superiority Burguer.

No By Chloe, o cardápio é extenso. Há receitas feitas para uma estação do ano específica e pratos fixos no menu. O hambúrguer de beterraba e lentilha é um sucesso. Vem com cogumelos, cebolas e couve. O molho é uma delícia e juro que parece um hambúrguer normal. Tem também o clássico da casa que usa lentilha, chia, nozes, ketchup de beterraba. Também servem sucos, sopas, vitaminas e batatas fritas. Deu fome? Espere até ver todo o menu neste link. No Superiority Burguer tem opções vegetarianas e veganas. É só perguntar que eles guiam a melhor seleção de acordo com a restrição alimentar.

Endereço: 185 Bleecker Street. New York, NY 10012 (By Chloe) e 430 E 9th St, New York, NY 10009 (Superiority Burger)

Comida coreana

O Hangawi é o queridinho para quem gosta de comida coreana. Você pode pedir à la carte ou optar pelo menu degustação do restaurante, que vale US$ 69 dólares. É tudo vegano. Inclui uma sopa de ervilha, massa recheada de abóbora, panqueca, arroz, tofu e kimchi, uma preparação de vegetais fermentados. São várias opções de sobremesa, mas o cheesecake de soja é um dos que fazem sucesso no restaurante. Mas tem também pudim de tofu e marshmallows veganos. Tudo é muito apimentado, mas dá para pedir para equilibrar um pouco o grau de ardência dos pratos. Além dos pratos serem deliciosos, o ambiente é bonito e muito aconchegante.

Endereço: 12 East 32nd Street. New York, NY 10016

Comida japonesa

Gosta de sushi e sashimi, mas não come peixe? Vá ao Beyond Sushi. O sucesso deste restaurante é tanto, que já são cinco lugares em Nova Iorque.

O restaurante combina frutas, vegetais e grãos integrais na preparação dos pratos. Minha opção foi o Spicy Mang, que leva arroz negro, abacate, manga e pepino. Por cima, alguns vegetais apimentados. E o chef Guy Vaknin vai longe na fusão e na criatividade. É comum ver alguns pratos com tahini, uma espécie de pasta de gergelim muito usada na cozinha do Oriente Médio, e jalapeño, clássica pimenta mexicana. Mesmo quem não gosta de comida japonesa se diverte com os sabores.

Foto: Beyond Sushi

Endereço: 229 E 14th St. New York, NY 10003

Food truck

Quer comida de rua vegana? Também tem! É o The Cinnamon Snail. Depois de trabalhar muitos anos em restaurantes veganos, Adam Sobel resolveu abrir o seu próprio carrinho de comida. Ele inaugurou o The Cinnamon Snail em 2010 para atender ao público vegano e para mostrar a todos como pode ser deliciosa uma opção mais saudável. Desde então é um sucesso. Ele mesmo cria as receitas e escreveu até um livro “Street Vegan”, só sobre comida de rua vegana. O The Cinnamon Snail vende hambúrguer, sanduíches, panquecas e rabanadas.

Endereço: 7th Ave & West 33rd Street, New York, NY 10005

Docinhos

O paraíso dos doces veganos é de propriedade de uma brasileira, a Fernanda Capobianco, que já foi entrevistada aqui. A Vegan Divas tem brownies, cupcakes, mousse de chocolate, bolo de aniversário e até de casamento!

A variedade de comida vegana e vegetariana é tanta na cidade que daria para comer todos os dias em um restaurante diferente durante os 365 dias do ano. Até nas escolas públicas há a opção de lanche e almoço vegetarianos.

Se você vem visitar Nova Iorque e é vegano ou vegetariano, aproveite. O seu estômago vai delirar!

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.