BrasileirasPeloMundo.com
Estações do Ano pelo Mundo Macau

O clima em Macau

O clima em Macau.

Um ponto importante e essencial para o nosso dia a dia, mas que muitas vezes não prestamos atenção quando planejamos mudar de cidade, país, etc, é o clima. Ele influenciará toda a sua vida no lugar pretendido.

Como em todo o mundo, o clima em Macau anda muito diferente nestes últimos anos mas, normalmente, as quatro estações são bem divididas. Por estar situada no Hemisfério Norte, o inverno começa em dezembro, ou seja, ao contrário do Brasil, onde estará começando o verão.

O inverno na RAEM:

“Na Ásia, a superfície terrestre está dominada pela crista intensa e fria de alta pressão. Macau localiza-se no extremo sul desta alta pressão, portanto, sempre está influenciada por uma corrente de ar norte ou nordeste. Devido à erupção da corrente de ar frio e deslocação ao sul, uma corrente de ar relativamente frio e intenso do quadrante norte abrange-se acima desta região, ocasionando o tempo frio e pouca pluviosidade. Por isso, no inverno, o clima é frio e seco com o vento predominante do quadrante norte.”(SMG- Mo)

A temperatura média varia em torno de 9 e 14 graus, mas o grande problema é que a cidade não é preparada para temperaturas baixas, a calefação é inexistente. Devido ao concreto, os apartamentos ficam muito frios e o aquecimento é feito por aquecedores elétricos, óleo e ar condicionado.

O ano de 2016 foi bem diferente, pois depois de mais de 60 anos, a temperatura atingiu um recorde ficando abaixo dos 2 graus. Em vários pontos da cidade chegou a cair pequenos flocos de neve. No geral, o mês mais frio é janeiro.

Leia também: Natal em Macau

Primavera:

Quando a tão esperada primavera chega, a cidade fica colorida pelas flores, as árvores bem verdinhas, os parques espalhados pela cidade ficam mais lindos ainda, assim como os canteiros. Tudo parece mais alegre, mas como diz o ditado, nem tudo são flores, pois esta estação é curta e chuvosa também. De acordo com a Direção de Serviços  Meteorológicos e Geofísicos de Macau (SMG), trata-se de um  período de transição; a monção de inverno torna-se monção de verão, sendo muito frequente o intercâmbio de corrente fria e quente, ocasionando temperaturas baixas e chuvas. Eu considero este um dos piores períodos em Macau, pois com a umidade alta, as paredes ainda geladas do inverno e o calor chegando, a água escorre pelos azulejos, as roupas mofam em menos de uma semana e tudo parece molhado. Também podem aparecer tufões e, por isso, iniciam-se também os alertas ou avisos meteorológicos, determinados pelo governo para que a população se prepare.

Alertas mais comuns:

  • chuva Intensa: este sinal é emitido quando há previsão de chuva acima de 50mm, num período de tempo igual ou inferior a duas horas;
  • trovoada: é emitido quando ocorre trovoadas ou quando existe a previsão de células de trovoadas se deslocando para o território.

Não são somente as chuvas que atingem Macau nessa época, há também muito nevoeiro, transformando os dia em noites, fazendo com que seja difícil ver o céu azul – 2016 foi assim!

A previsão do tempo precisa ser sempre checada, pois dependendo do sinal colocado as aulas são suspensas ( leia mais aqui).

Verão:

Este será o paraíso para quem realmente gosta de calor, pois as temperaturas são elevadas, em torno de 28 e 34 graus Célsius, mas com a sensação térmica de 43 graus Célsius. No entanto, as chuvas são intensas e ainda há os tufões, que são muito comuns nessa época.

“O clima está afectado por uma corrente de ar do quadrante sul, adicionando a monção de verão, que se ocasiona do início da estação da chuva. Torna-se também estação de tufão e de chuva intensa. O tempo de Macau apresenta-se com muita chuva e alta temperatura.”(SMG-Mo)

Normalmente a temporada de tufões vai de maio até outubro, mas não se assuste pensando que eles são como os que você vê nos EUA, pois aqui os tufões não formam cones que atingem o chão, mas a depender da intensidade, também podem causar graves estragos. Geralmente o que ocorre são ventos muito fortes seguidos de chuva, mas não há necessidade de se preocupar, basta ficar em casa e não é necessário fazer estoque de comida, pois geralmente os tufões duram apenas algumas horas. A chuva, no entanto, pode durar dias. Apesar de tudo isso, nestes 10 anos nunca vi faltar luz (a fiação é subterrânea) e a cidade é muito bem preparada para essas ocasiões.

Leia também: adaptação em Macau

No caso das chuvas, também há sinais específicos que são usados e suas respectivas precauções (ver aqui). Os sinais de tempestade tropical vão de T1 a T10 e somente a partir de T8, quando o centro da tempestade está se aproximando, é que são interditadas as pontes de ligação entre Macau e as ilhas, só funcionando o túnel. Nesses períodos as aulas são suspensas, os estabelecimentos fechados e recomenda-se que as pessoas permaneçam em casa. Passado o período crítico (algumas horas), a cidade volta à sua normalidade. Para este ano estão previstos de 4 a 6 tufões, sendo que apenas dois têm a previsão de que o sinal T8 seja hasteado.

 

Direção dos Serviços Meteorológicos e Geofíscos de Macau

E por fim, a chegada do outono, que apesar de curta, é a estação mais “limpa”, com pouca chuva e nebulosidade, tornando os dias mais ensolarado, o céu mais azul e a temperatura fresca, variando entre 16 e 22 graus Célsius.

“No outono, o clima no meridional da China , da monção de verão torna-se gradualmente para a monção de inverno, reduzindo a pluviosidade. O tempo sempre está seco e dominado pela corrente de ar do quadrante leste, devido à influência de corrente de ar frio”.(SMG-Mo).

Enfim, para quem quiser fazer turismo ou residir em Macau, é sempre importante checar o clima, pois assim como às outras coisas, você terá que se adaptar.

Até  breve!

Tallenna

Tallenna

Related posts

Dicas para andar na neve

Semida Silveira

O mal da primavera

Farah Serra

Maternidade em Macau

Fernanda Martins

2 comentários

Sandra Outubro 22, 2016 at 7:35 am

Oi Fernanda gostei do seu post, moro em Zhuhai, do lado de Macau temos vários amigos brasileiros em Macau e sempre estamos indo ali pra distrair um pouco e encontrar o pessoal! Quem sabe um dia a gente “esbarra” por lá né!! Abracos

Resposta
Fernanda Martins Outubro 22, 2016 at 1:07 pm

Oi Sandra! Obrigada por gostar do texto, estou sempre aberta a sugestões. Quando vier entre em contato. Abraços.

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação