BrasileirasPeloMundo.com
Suíça

O custo para montar a sua casa na Suíça

Se você planeja viver no país dos Alpes por tempo indeterminado pois arranjou um emprego por lá, ou vai se casar com um suíço, ou seu marido foi transferido para a terra das vaquinhas leiteiras, montar a casa em um país onde o custo de vida é bem alto é um desafio que exige bons planejamentos.

Se o seu noivo suíço ou residente na Suíça já tem casa montada, ok. Mas se você e o seu marido moram no Brasil ou em qualquer outro país e decidiram se mudar para a Suíça, vale a pena analisar cuidadosamente as possibilidades na hora de montar uma casa.

Praticamente toda a população suíça vive de aluguel (entre 70 e 80%). Comprar um imóvel não é barato. Além disso, muitas pessoas mudam de cidade frequentemente e preferem o aluguel por uma questão de mobilidade, afinal de contas existem muitas lindas opções!

 

100_0391
Lucerna

Muitos residentes na Suíça preferem comprar os móveis na Alemanha ou na França, pois fica muito caro montar uma casa comprando o mobiliário no país dos Alpes. Além de móveis, muitas pessoas compram outros artigos na Alemanha. Uma cidade alemã bem requisitada para fazer compras de roupas e até mesmos de frutas e verduras é Constance (fica a cerca de 2 horas de Zurique para quem vai de carro).

Se você tem uma casa bem montada no Brasil com vários móveis resistentes e bons artigos de decoração, uma ideia é pagar pelo transporte para levar toda mobília mais roupas de cama, mesa e banho, objetos de decoração e utensílios de cozinha. Encontrar móveis de madeira na Europa é raro e caro. Com cerca de 10 mil francos é possível transportar móveis e objetos num espaço de 30 m³. É muito espaço. Mas você pode estar se perguntando, com 30 mil reais eu compro tudo novinho na Europa, muito mais prático, não? Depende do tamanho da sua nova casa, depende dos móveis que você está deixando no Brasil. Cada caso é um caso. Se você tem um mobiliário pequeno no Brasil ou vai se mudar para um apartamento de 50 m² na Suíça, realmente compensa comprar os móveis na Europa, mas se você tem vários móveis bons de madeira maciça, tapetes, quadros, abajures, espelhos, bandejas e boas louças e vai se mudar para uma casa ampla, compensa pagar cerca de 30 mil reais para contratar uma empresa que vai retirar tudo da sua casa brasileira e montar tudo na residência suíça. No país dos Alpes a maioria das pessoas monta seus móveis sozinhas.

Em janeiro deste ano, fiz uma pesquisa no COOP (uma das maiores redes de supermercado da Suíça) para ter uma ideia dos preços de utensílios de cozinha. Vale ressaltar que comprar panelas, copos e pratos e toalhas de banho no COOP fica mais em conta do que em lojas especializadas em artigos domésticos. Só para vocês terem uma ideia eu paguei 210 francos em um jogo americano com seis peças em linho produzido na Bélgica. Fiz a compra em uma loja de nível médio em Baden (pequena cidade a 24 km de Zurique). Nesta mesma loja, vi que uma boa toalha de banho (grande e felpuda) custava entre 35 a 40 francos porque estava com 50% de desconto. Isto é, uma boa toalha de banho custa de 70 a 80 francos em uma loja de nível médio em Baden.

Vamos à lista do COOP?

Jogo com 3 copos de vinho branco: 12 francos.
Jogo com 3 copos de vinho tinto: 15 francos.
Três copos de long drink: 7 francos.
Três copos para água: 8 francos.
Caneca para chá ou leite: 4 francos cada.
Saladeira de vidro: 8 francos.
Jarra para suco (vidro): 7 francos.
Jogo com 3 cumbucas para sobremesa: 7 francos.
Talheres: de 2 a 5 francos cada talher.
Prato raso e fundo: 5,50 francos cada.
Bule de café: 16 francos.
Bule de leite: 11 francos.
Xícaras de café: 4 francos cada.
Pires de café: 4 francos cada.
Colher de pau: 3,20 francos.
Faca de serrinha: de 3 a 4,30 francos cada.
Porta sal e pimenta: 25 francos.
Tábua grande: 20 francos.
Tábua pequena: de 6 a 9 francos.
Garrafa térmica: de 25 a 30 francos.
Pegador de sorvete: de 8,50 a 15 francos.
Forma de bolo: 18 francos
Luvas para cozinha: 10 francos
Frigideiras: de 24 a 54 francos.
Panela grande: 75 francos
Panela média: 60 francos.
Panela pequena: 20 francos.
Tampas de panelas: de 6 a 18 francos.
Escorredor de macarrão: 65 francos.

Em resumo: se você montar uma cozinha modesta, com objetos simples, com seis copos de cada tipo, seis xícaras de café, seis canecas, duas panelas de cada tamanho, duas frigideiras, sem xícaras de chá, bandejas, baixelas, panela de pressão, liquidificador, processador, jogos americanos, porta guardanapo, faca elétrica, você não pagará menos de mil francos, o que representa cerca de 3 mil reais. Entendem o que quero dizer? Três mil representa cerca de 10% do valor do transporte internacional.
Porém, como se diz,“cada cabeça, uma sentença”. Fica a minha sugestão, mas a decisão final é sua!

Related posts

Descobrindo o Brasil que existe na Suíça

Selma Poncini

De profissional a dona de casa na Suíça

Silvia Marques

Eutanásia na Suíça

Fernanda Moura

4 comentários

Ana Rita Scaroni Agosto 23, 2015 at 12:53 pm

COOP?!? Ah não, né… pra isso que existe IKEA ????

Resposta
Elaine Março 7, 2016 at 2:53 am

Puxa, que legal hein.

Resposta
Saulo Junho 23, 2016 at 1:58 pm

Obrigado.

Resposta
mart rois Novembro 29, 2016 at 5:31 pm

q legal… adorei a informação to querendo me mudar mesmo pra suíça

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação