BrasileirasPeloMundo.com
Arizona Chicago Comemorações Pelo Mundo EUA Havaí Missouri Nova Iorque Seattle Texas

O dia de ação de graças e o futebol americano

O Feriado do Dia de Ação de Graças nos EUA, ou Thanksgiving, como é chamado por aqui, possui muitas tradições. No entanto, uma delas está diretamente relacionada com uma das paixões norte-americanas, o futebol americano. Além do banquete, da decoração, e da família reunida, assim como ocorre no Natal, uma das coisas que não podem faltar são os jogos de futebol americano, que tem sua temporada aberta no famoso Dia de Ação de Graças.

Durante toda a última quinta feira do mês de novembro, ao mesmo tempo em que a ceia está sendo preparada, o peru já está no forno e a louça especial é limpa e posta à mesa, pessoas ao redor de todo o país ligam suas TVs para assistirem ao início dos jogos da NFL e da Conference Championship da NCAA, a liga profissional e a liga universitária, chamados por aqui de “bowl games”.

Vale ressaltar que a liga universitária tem sua abertura no começo de setembro durante o feriado do Dia do Trabalho, e o Thanksgiving marca seu fim. No entanto, os jogos especiais das chamadas Conferências ocorrem entre o Dia de Ação de Graças e o Ano Novo, sendo estes jogos grandes eventos que causam enormes rivalidades entre universidades americanas de todo o país e levando milhares de alunos, ex-alunos e familiares aos estádios e gerando rendas anuais de milhões de dólares todos os anos.

Tal tradição começou em 1829, na cidade da Philadelphia, Pennsylvania. No dia 17 de novembro daquele ano, o jornal Evening Telegraph publicou o seguinte anúncio: “Futebol: Um jogo entre 22 atletas do Young America Cricket Club e o Germantown Cricket Club ocorrerá no Dia de Ação de Graças, às 12:30, no Germantown Club”. E assim, as partidas de futebol no dia do Thanksgiving tornaram-se algo organizado com o passar dos anos, quando a Associação de Futebol Americano de Intercolegiais foi criada e determinou a realização de um campeonato anual em Nova Iorque entre as duas equipes principais da Associação durante todo o dia de Thanksgiving, sendo naquela época as universidades de Yale e Princeton, ambas referências no país até os dias de hoje.

As Ligas Amadoras

Como durante o Dia de Ação de Graças os norte-americanos têm o costume de comer peru, chamado por aqui de turkey, as ligas amadoras foram carinhosamente apelidadas de Turkey Bowl. Os jogos dos Turkey Bowls ocorrem geralmente entre ligas amadoras locais de adultos, crianças e adolescentes e apesar de serem levados à sério por alguns de seus jogadores, não geram grandes lucros ou transmissão televisiva.

As Ligas do Ensino Médio

A rivalidade de algumas escolas americanas já dura mais de 100 anos. Alunos dos ensinos fundamental e médio jogam todos os anos, mantendo-as. Em algumas cidades, principalmente as da Costa Leste e Meio-Oeste, os jogos são extremamente tradicionais e são transmitidos até mesmo nos canais de TV locais, assim como os jogos das ligas universitárias e profissionais. Normalmente, tais jogos ocorrem no período da manhã, dando a chance de ambos jogadores e familiares terem tempo de se prepararem para a reunião familiar à noite.

A NCAA ou Liga Universitária

Também conhecida como NCAA, a liga universitária tem seu encerramento no Thanksgiving e marca o início da Conference Championship, uma espécie de campeonato especial que perdura durante todo o mês de dezembro, sendo estendido até o início do mês de janeiro do ano seguinte.

Os jogos desta liga são uma grande oportunidade para os jogadores universitários que pretendem se tornar jogadores profissionais. Assim como no Brasil nossos jogadores de futebol são ídolos de muitas crianças e adultos, aqui nos EUA os jogadores de futebol americano também são, e já nas universidades americanas são verdadeiras estrelas locais.

Existe grande rivalidade entre algumas universidades americanas: as Universidades do Michigan e de Ohio, as Universidades do Missouri e do Kansas, dentre muitas outras.

A NFL, Liga Profissional

Times profissionais de futebol americano deram início a esta tradição do Dia de Ação de Graças desde 1919 . Tudo começou em quando dois membros do New York Pro Football League decidiram realizar um campeonato durante a data, junto à Ohio League. No ano seguinte, a NFL foi fundada e tem sido responsável pelas partidas da liga profissional desde então.

Crédito da Foto: CBS Network
Crédito da Foto: CBS Network

Os times Detroit Lions e Dallas Cowboys jogaram anualmente no Thanksgiving durantes entre os anos de 1934 e 1966, em uma série que se tornou mais do que tradição na NFL e no feriado de Ação de Graças dos norte-americanos. Em 2006, a NFL acrescentou um terceiro jogo na noite de Ação de Graças com uma equipe que é esolhida todo ano através de um sistema de rotação.

O fim da temporada da NFL culmina, todos os anos no mês de fevereiro, com o famoso Super Bowl, final do campeonato de futebol americano que é considerado como uma final de Copa do Mundo, aqui. Os ingressos valem milhares de dólares e esgotam com meses de antecedência; as empresas pagam milhões de dólares para terem seus comerciais transmitidos por alguns segundos no canal de transmissão; família e amigos mais uma vez se reúnem e os artistas escolhidos para entreterem o público nos intervalos do jogo se consideram extremamente honrados.

Ficou interessado e quer saber mais sobre a ligação do Dia de Ação de Graças e o Futebol Americano? Continue acompanhando o BPM porque vem muito mais informação por aí!

Related posts

Formulário 1095: A relação do “ObamaCare” com o Imposto de Renda

Lorrane Sengheiser

Como fazer pós-graduação em Berkeley, São Francisco

Fernanda Fell

Estados Unidos – De Nova York para Houston

Ann Moeller

2 comentários

Bruno Agosto 28, 2016 at 8:09 pm

Muito bom.

Resposta
Lorrane Sengheiser Agosto 29, 2016 at 12:07 am

Obrigada, Bruno!!

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação