BrasileirasPeloMundo.com
Suíça Turismo Pelo Mundo

O fascinante Caumasee na Suíça

Ah! A Suíça e suas paisagens! Quem nunca se encantou ao ver, mesmo que por imagens, as deslumbrantes paisagens suíças com suas montanhas, rios ou lagos?

Para os apreciadores de passeios ao ar livre, em qualquer estação do ano, a natureza dá um show de beleza por estas bandas e, os lagos, são um espetáculo à parte.

Com aproximadamente 4% da sua superfície ocupada por rios e lagos, a Suíça possui em torno de 6% das reservas de água doce da Europa, sendo assim conhecida como o “reservatório da Europa”. Entre naturais e artificiais, acessíveis ou não, são cerca de 1.500 lagos espalhados pelo país, um mais bonito que o outro.

E de todos os lagos que conheci até agora, o Lago Cauma, ou Caumasee em alemão, é o meu preferido. Com sua coloração azul turquesa e verde esmeralda, parece uma pintura! E tanto a pequena ilha no meio como a floresta ao redor, dão um toque especial, tornado este lugar um verdadeiro encanto!

Caumasee. Foto: Arquivo pessoal.
Caumasee. Foto: Arquivo pessoal.

Formado sobre depósitos do deslizamento de rochas alpinas pré-históricas, o Caumasee possui uma superfície de 10 hectares, e sua água cristalina é proveniente de mananciais subterrâneos que a renovam constantemente.

Durante o verão, é permitido nadar; o lago torna-se um tipo de estância balneária, conhecida como Strandbad, muito comum em rios e lagos alemães, austríacos e suíços.
Neste período, de alta temporada, o acesso é pago:

  • Adultos: CHF 9,50
  • Crianças: CHF 5,00

Além de uma boa infraestrutura com banheiros, vestiários, guarda-volumes e restaurante com terraço ao ar livre, é possível alugar cadeiras (CHF 7,00/dia), boias de braços e guarda-sóis (CHF 20,00/dia).

A temperatura da água no verão fica entre 20 e 24°C. Para desfrutar, as pessoas podem nadar, alugar pedalinhos (CHF 15,00/h), barcos e pranchas de stand-up paddle. Neste último verão, presenciamos também a prática de waterline – andar e fazer manobras sobre uma fita elástica.

Ademais, a área de lazer conta com um campo de vôlei de praia e um parque infantil com escorregador, balanços, gira-gira e espaço de brincadeiras com água. Em torno ao lago, podemos tomar sol, fazer piquenique, ler ou simplesmente descansar, fazendo jus ao significado do seu nome “Lago da Sesta”!

Alta temporada no Caumasee. Foto: Arquivo pessoal.
Alta temporada no Caumasee. Foto: Arquivo pessoal.

Com uma extensa área verde à sua volta, nada mais relaxante que sentar e admirar este cartão-postal da natureza! Mas, também é possível explorar, a pé ou de bicicleta, as diversas trilhas no meio da floresta que o cercam e, inclusive chegar a outro agradável lago, o Crestasee, e à plataforma panorâmica do Cânion suíço, o incrível Ruinalta.

E apesar de ser mais agradável na alta temporada, mesmo nas outras estações, que o Strandbad não funciona, vale a pena visitar o Lago Cauma! No outono, algumas árvores o molduram com seus tons de amarelo e laranja, enquanto no inverno (veja aqui!) a neve faz parecer um conto de fadas!

Baixa temporada no Caumasee. Foto: Arquivo pessoal.
Baixa temporada no Caumasee. Foto: Arquivo pessoal.

Como chegar

O Caumasee encontra-se em um vale ao sul da cidade de Flims, no Cantão Graubünden, há 25 minutos de Chur (Coira em português); o modo mais fácil e rápido de chegar é de carro. Partindo de Zurique, por exemplo, são cerca de 1h30 até o estacionamento.

Com transporte público, deve-se pegar um trem até a estação de Chur e, de lá, o Postautobus (ônibus amarelo dos Correios) em direção à Flims, com parada em Flims Waldhaus, após aproximadamente 40 minutos.

Tanto do estacionamento como da parada de ônibus, é preciso fazer uma pequena caminhada de uns 10 minutos até o ponto onde é possível avistar o lago de cima. Então, pode-se escolher descer com o funicular (grátis, mas só funciona de maio a outubro) ou caminhar por mais 10 minutos em uma trilha de fácil acesso, inclusive com carrinho de bebê e cadeira de rodas, para chegar à beira do lago.

Cada vez mais conhecido, o Caumasee tem recebido muitos turistas durante o verão, portanto para quem for de carro nesta época, é aconselhável chegar cedo para conseguir vaga no estacionamento que é público e custa CHF 6,00/dia.

Curiosidades

  • O nível da água pode variar de 4 a 5 metros, dependendo da variação do fluxo de água subterrânea ao longo do ano. O lago atinge seu nível máximo em meados de julho e, às vezes, em agosto devido às chuvas de verão;
  • A baía ocidental do Caumasee não congela no inverno, provavelmente por ter um fluxo de água maior nesta área;
  • O Cantão Graubünden, é o Cantão suíço de maior extensão territorial; nele, o principal idioma é o Romanche, um dos 4 idiomas oficiais do país, mas falado por apenas 1% da população;
  • Em Romanche, o Caumasee é conhecido como Lag la Cauma ou Lai da Cauma;
  • No início do século 19, acreditava-se que as águas do Caumasee podiam curar doenças oftalmológicas e de pele.
Caumasee. Foto: Arquivo pessoal.
Como não se encantar? Foto: Arquivo pessoal.

Funcionamento

  • Restaurante: de meados de maio a outubro, das 8h às 17h. Em julho e agosto, se o tempo estiver bom, pode permanecer aberto até às 22h.
  • Strandbad: junho a setembro.
  • Funicular: maio a outubro.

Nota

Durante a alta temporada, os cães não são permitidos na área de banho, mas podem entrar no restaurante desde que estejam com coleiras.

Contato

Caumasee: Tel. +41 (0)81 911 11 33

Flims Laax Falera Tourismus: Tel. +41 (0)81 920 92 00

Quer conhecer outro lago suíço? A Teca Hungria descreve aqui os encantos do Lago Genebra!

Related posts

Emprego e desemprego na Suíça

Teca Hungria

Tiong Bahru: o bairro tradicional e descolado de Cingapura

Fernanda Froimtchuk

Pirineus: Andorra & Val d’Aran

Juliana Marra

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação