BrasileirasPeloMundo.com
Estações do Ano pelo Mundo Holanda

O outono na Holanda

O outono na Holanda.

Minha estação favorita na Holanda é o outono. Sim, eu sei, aqui é a terra das flores, e todo mundo ama a primavera. Mas o outono é especial. Vem que vou contar porque.

Primeiro, aqui tem outono de verdade. Durante o verão nos acostumamos com tudo super verdinho, flores por todo lado (chuva por todo lado também, mas faz parte). Aí um dia você acorda e… tudo está vermelho. Ou amarelo. Ou uma mistura linda dos dois, com toques de marrom para combinar. Do dia para noite o mundo muda, e um vento mais gelado corta o ar.

É muito interessante ter as 4 estações do ano tão certinhas assim. Dá para saber o dia quase exato quando tudo muda – noites mais longas, tempo mais frio, chguvinha fina lá fora ou aqueles dias de sol que você jura que está quente até que sai de casa e descobre que está 10 graus.

Leia também: Bolsa de Mestrado: quem paga por voê? A Holanda!

O Outono

O outono é chamado de herfst em holandês, e é uma estação deliciosa. Aqui oficialmente o Outono começa no dia 22 de setembro, dia de equinócio, e vai até 22 de dezembro, dia de solstício (e dia mais curto do ano), quando o inverno começa oficialmente.

Clima no Outono

Claro que existem variações mas geralmente já é bem frio, pelo menos para nós brasileiros. Hora de pegar o casaco mais grosso, de tirar as botas do armário, cachecóis e luvas para poder sair de casa. De começar a preparar a casa para o frio, ligar o aquecimento, nosso herói. Pegar os cobertores de novo, e sentir a passagem do tempo justamente por esses rituais que acabam por se realizar durante o ano.

E chove, como sempre. E a chuva é bem gelada, então hora de pegar aquela capa de chuva mais quentinha. Na Holanda tem disso, não se tem só uma capa de chuva, se tem capas especiais para cada estação. Algumas fininhas para o verão, mais grossas para o outono, e existem algumas que sao quase um casaco que são perfeitas para o inverno. E guarda-chuva sempre na bolsa, mas isso acontece o ano inteiro.

O que fazer no Outono

Engana-se quem acha que é tempo de só ficar em casa. Faça como a holandesada e vá lá pra fora. Caminhar nos bosques daqui no outono é de outro mundo, parece que daqui a pouco uma fadinha vai passar voando por você. Tudo cheio de cor, o ar frio e limpo, dias com aquele solzinho fraco mas luminoso. Aqui existe até um verbo especial para esse tipo de caminhada: wandelen. Caminhar ao ar livre.

Ou ainda pegue sua bicicleta (se mora na Holanda deve ter no mínimo uma magrela, vai) e vá passear por aí. Ver os campos todos mudando de cor, as folhas caindo, nem quente nem tão frio…. perfeito para pedalar por aí.

Leia também: Tudo que você precisa saber para morar na Holanda

Uma dica aqui no sul da Holanda pelo menos é super comum ver pequenas fazendas com abóboras, muitas enormes, para venda nessa época. Adoro comprar legumes e verduras direto dos produtores e é ótimo poder aproveitar produtos sazonais.

Só cuidado com a fiscalização com as luzes das bicicletas, obrigatórias na Holanda, uma branca na frente e uma vermelha atrás, como carros. Depois do verão com os dias super longos esquecemos desse item de segurança e dá multa se te pegarem com a luz apagada. Quando começa a anoitecer às 5 da tarde é fácil esquecer de ligar as luzes da bike, e essas lâmpadas sempre pifam, então é bom se prevenir.

E a paisagem muda especialmente com as folhas, que depois de mudar de cor,  começam a cair, mudando o visual para a chegada do inverno. De repente existe todo um tapete amarelo pelas ruas, fazendo a felicidade dos cachorros e crianças que adoram brincar com as folhas. E sempre existem as pessoas que desafiam o vento constante para fazer montinhos de folhas, super organizados, coisa que nunca entenderei. O holandês tem uma relação muito especial com a natureza, hora se moldando a ela, hora lutando contra ela.

Outono, seja bem-vindo.

Quer saber mais sobre o outono pelo mundo? A Bárbara conta  aqui como é o outono na Irlanda.

Related posts

A Primavera e a febre do feno na Holanda

Regina Oki

Como é o Inverno na Nova Zelândia

Gabriela Nunes

Ano Novo na Holanda

Fernanda Campestrini

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação