BrasileirasPeloMundo.com
Austrália

O que beber na Austrália

O que beber na Austrália.

Os australianos são conhecidos por gostarem muito de beber, talvez, por isso seja possível encontrar algumas opções um pouco diferentes de bebidas. Nesse meu quase um ano e meio de Austrália, pude conhecer também esse lado da cultura, os costumes dos australianos em relação à comida e bebida.

Vou passar para vocês uma visão sobre as bebidas mais famosas por aqui, tanto alcoólicas quanto não alcoólicas. Já aproveito também para explicar um pouco sobre os cafés, já que, diferente do Brasil, na Austrália você pode encontrar diversos tipos de cafés com diversos nomes diferentes e se perder um pouco na hora de pedir o que quer.

Um primeiro detalhe que eu não posso deixar passar é que, como em muitos outros países pelo mundo, a água da torneira é potável e de graça. Então se você não fizer questão de tomar água mineral, é só pedir pela famosa tap water em qualquer restaurante ou bar e ser feliz! Bom, vamos falar do restante das bebidas.

Bebidas não alcoólicas

Ginger beer
Eu não poderia começar essa lista com outra bebida, a “cerveja de gengibre” é muito popular e, inclusive, há uma marca australiana famosa, especializada nesse produto e nas suas variações, a Bundaberg. Agora, a pergunta é: por que ela está dentro das bebidas não alcóolicas? A ginger beer tem um teor alcoólico muito baixo, normalmente menos de 0,5%, então não é considerada uma bebida alcoólica e você pode encontrá-la em qualquer mercado ou restaurante. O nome vem do processo de fabricação, que é o mesmo da cerveja, a fermentação. Existe também a ginger beer alcoólica, não tão famosa, encontrada em bares e lojas de bebidas alcoólicas.

Lemon lime bitters
Traduzindo ao pé da letra, essa bebida se chamaria “lima limão amargo”. Parece meio esquisito, não? Pois é, essa é uma das bebidas mais famosas aqui também. Sua receita é: refrigerante de limão, um concentrado doce de limão e Angostura, uma bebida alcoólica concentrada e amarga. Assim como a ginger beer, o percentual alcoólico da lemon lime bitters é muito baixo, então ela não é considerada como uma bebida alcoólica pela maioria dos estabelecimentos. Essa bebida é encontrada tanto em bares e restaurantes, feita na hora, quanto em mercados, industrializada e embalada em garrafas.

Leia também: Gastronomia Australiana

Bebidas alcóolicas

• Cider
Ela é parecida com a nossa famosa sidra, um fermentado de maçã, mas em terra australiana é encontrada em diversos sabores, variadas marcas e em garrafas menores. Ela é muito popular no verão, por ser doce e fácil de beber gelada.

Goon wine
Esse vinho é uma invenção australiana e muito popular, principalmente entre as pessoas mais jovens e os mochileiros: ele é um vinho que vem em uma bolsa laminada com um bico dosador e embalado em uma caixa de papelão. Sim, ele é nada mais nada menos que um vinho de caixinha! Essa foi sem dúvidas a bebida mais inusitada que eu encontrei por aqui. Você pode encontrá-lo em muitas variações de vinho branco ou tinto, mas a qualidade e o preço são normalmente um pouco inferiores aos dos vinhos em garrafa, por isso ele é tão famoso por quem quer beber e ainda assim economizar.

Pre-mixed
Os drinks previamente misturados são aqueles feitos da mistura de refrigerantes e destilados, como rum, vodka ou whisky. Por esses lados, são muito comuns e encontrados em latinhas ou garrafas, sendo que o mais famoso é o rum com Coca-Cola.

Cafés

Espresso/short black
Ele é o nosso cafezinho preto: uma dose de café puro, servido em uma xícara pequena.

Long black
Esse tem uma dose de café e é completado com água, servido em uma xícara grande.

• Macchiato
É servido em um copo pequeno, com uma dose de café e espuma de leite.

Doppio/double espresso
Duas doses de café em uma xícara pequena, é o mais forte por ser um duplo.

• Cappuccino
Leva uma dose de café, leite fervido, espuma do leite e chocolate em pó, no topo. Ele é servido normalmente em uma xícara grande.

Babyccino
Não, não é um cappuccino pequeno. Ele é voltado para as crianças, feito sem cafeína, com leite fervido e espuma do leite, pode ser colocado canela ou café descafeinado para dar um sabor.

• Flat White
É o nosso café com leite, leva uma dose de café e leite fervido. Ele é servido normalmente em um copo.

Latte
Bem parecido com o flat white com uma dose de café e leite fervido, mas com espuma do leite no topo. Nesse café, normalmente são feitos os desenhos chamados de latte art, servido geralmente em uma xícara grande.

Piccolo latte
Nada mais é que um pequeno latte, mais concentrado e servido em uma xícara menor.

Mocha
Composto por uma dose de café, leite fervido e chocolate quente. Pode ser servido em uma xícara ou copo grande.

Hot chocolate
O conhecido chocolate quente, mistura de leite fervido e chocolate em pó. Em muitos lugares você pode adicionar marshmallows, fica uma delícia!

No caso dos cafés, podem haver algumas variações, dependendo do tipo de cafeteria que você vai, mas, no geral, é isso que se encontra ao pedir um café na Austrália.

Deu para perceber que aqui tem bebidas para todos os gostos, né? É só experimentar, escolher sua favorita e aproveitar!

Related posts

Minha jornada até Brisbane

Tasla La Pastina Worth

Cultura Aborígene

Aline Arruda

Natal em Julho na Austrália

Aline Arruda

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação