BrasileirasPeloMundo.com
Dicas de planejamento para imigrar Itália

O que fazer antes de mudar de país

Mudar de país é com certeza uma grande aventura, muitas expectativas, medos, mas principalmente muitas coisas para organizar e pensar. Começando uma vida nova, passando por vários tipos de adaptações, acredite, você não terá tempo para pendências no Brasil, qualquer trâmite necessário acaba sendo muito mais difícil, custoso e estressante. Sendo assim, é muito importante saber o que fazer antes de mudar de país.

Hoje vou deixar algumas dicas úteis para você que está no processo de mudança e que, com certeza, irão evitar problemas futuramente.

Primeira tarefa básica

Anote em papel tudo que você for lembrando que precisa resolver, assim fica mais fácil de não deixar passar nada em branco, e você visualiza o que já fez e o que falta.

Agora vamos às dicas:

1. Pague todas as suas dívidas e cancele contas

Isso pode parecer óbvio, mas não é. Pague seu cartão de crédito, empréstimos, boletos, etc. Encerre contas extras, deixe apenas uma conta em um banco que já é mais que o suficiente. Contas paradas geram juros, e você não vai querer pagar taxas desnecessárias ou tomar um susto recebendo uma mensagem do seu banco no Brasil.

Resolva as questões relacionadas ao seu aluguel, e caso tenha casa própria, pague todo o IPTU do ano. Quite as parcelas do carro, caso seja necessário, venda-o, quite o IPVA, multas de trânsito, questões relacionadas ao seguro, e certifique-se de que não ficou nada pendente.

Cancele chips pós-pagos, assinaturas de revistas, tevê, produtos que recebe mensalmente e bilhete único. E por último, e não menos importante, pague seus amigos, quite a conta do mercadinho, devolva coisas emprestadas, roupas, livros, etc. Isso tudo porque ficará muito mais difícil e exaustivo resolver essas coisas quando você estiver longe.

Leia também: Como se preparar para morar no exterior

2. Doe ou venda tudo que você não for levar

Você só poderá levar duas malas, ou seja, muita coisa terá que ficar para trás. Nesse caso, doe ou faça um bazar para os amigos mais próximos, assim você não cai na tentação de ficar guardando caixas de roupas em casa de parentes ou amigos para buscar um dia, e ainda ganha um dinheiro ou faz os amigos felizes com suas blusinhas.

Não fique apegado, é muito legal deixar as pessoas que gostamos com algo nosso, e ainda sobra espaço na mala para levar algo que você goste muito e que deixe sua casa nova com cara de lar.

3. Animais de estimação

Caso você tenha um animal de estimação, decida se ele vai ou não nessa mudança com você. Tenha alguém de confiança caso precise de um apoio, mas não se esqueça de deixá-lo com as vacinas em dia. Já se for levá-lo, verifique todos os procedimentos e documentos necessários com bastante antecedência.

4. Documentos

Atualize todos os seus documentos, corrija nomes, caso seja necessário, confira a validade do seu passaporte, da carteira de habilitação e vacinas. Informe-se sobre quais documentos precisarão de tradução e apostilamento. Na Itália, por exemplo, não é possível fazer essas traduções, então traga tudo pronto para evitar gastos e problemas futuros.

Faça também uma pasta com outros documentos pessoais, que não são necessário a princípio, mas que podem ser úteis futuramente (certificados, diplomas, recibos, contratos), e deixe com alguém de confiança que poderá enviar para você, caso seja necessário.

Leia também: 10 dicas para quem quer mudar de país

5. Faça um check-up médico

Certifique-se de que está tudo bem com a sua saúde para evitar surpresas. Faça todos os exames básicos, pegue receita dos medicamentos mais frequentes e traga na mala o necessário para os primeiros três meses. Vá ao dentista e ao oculista, esses serviços são bem mais baratos no Brasil do que na Europa.

Por último, uma dica que me ajudou muito, caso tenha uma pessoa de extrema confiança, e se achar necessário, faça uma procuração registrada em cartório, dando a essa pessoa o poder de substituir você em alguma situação não esperada. Deixe claro o que a pessoa pode ou não fazer em seu nome, pois com a procuração essa pessoa poderá assinar documentos por você e te substituir fisicamente em algum lugar.

E agora é só se preparar para as novas experiências, as novas aventuras. Tenha em mente que estamos sempre sujeitos a qualquer mudança de plano no meio no caminho, mas esteja preparado para nada atrapalhar sua mudança de vida.

Boa viagem!

Related posts

Obrigações na Itália que não temos no Brasil

Thaís Baldini

Balanço de um ano morando na Itália

Ana Paula Ganzarolli

Licença maternidade pelo mundo

Ann Moeller

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação