BrasileirasPeloMundo.com
França Turismo Pelo Mundo

O que fazer em um final de semana em Lille

Lille é uma cidade encantadora como já falei um pouco aqui. Mas e como programar um fim de semana na cidade? Lille é considerada a “Londres francesa” e pode se ter a possibilidade de estar frio e/ou chuvoso. Essa é a principal característica desta região e isso não mudará em nada no seu passeio.

Para iniciar, temos uma navette (um ônibus) que nos leva para conhecer Lille em um passeio pela cidade.  O ponto deste ônibus é na Place Rihour (ao lado do mêtro Rihour), na frente da Office de Tourisme et Congres de Lille. O passeio é de aproximadamente 1 hora mas se você preferir, pode-se fazer tudo andando.

Os principais pontos turísticos de Lille são:

  1. Vieux Lille: Conhecida por Velho Lille, o centro histórico da cidade tem ruas pequenas e charmosas lembrando dos séc XV a XVII, onde você acabará se sentindo em um livro de história; a região apresenta construções exóticas e bem conservadas.

2. A Place aux Oignons: É pequena e delicada. A localização é agradavél e situam-se restaurantes charmosos com varandas e flores.

3. A Place Général de Gaulle: Rebatizada após a segunda guerra mundial também conhecida como Grand’ Place, tem-se A coluna Deusa monumento que se localiza na fonte de água que ocupa o centro da praça desde 1845 para comemorar a resistência da cidade ao cerco austríaco de 1792.

4. Vieille Bourse: É o monumento mais bonito de Lille. O pátio tem um mercado de pulgas sensacional e ao lado de fora, há restaurantes, bares, e lojinhas de souvenir.

La Vieelle Bourse (Acervo pessoal)

5. Opéra de Lille: O Grand Teatre é o teatro municipal onde aconteciam os consertos após o incêndio em 1903 e a Chambre de Commerce (Câmera do Comércio e indústria) de 1715, com seu famoso beffroi ou torre do relógio;

6. Pâtisserie Méert: A casa de doces mais antiga de Lille fica na Rue Esquermoise. É meio que um ponto turístico, independente de gostar de doces ou não a vitrine é encantadora. De um lado da loja há vários doces e do outro lado, um espaço dedicado somente aos chocolates. Você pode saber mais por aqui.

7. Museum de Hospice Comtesse: Esse museu é uma surpresa! O prédio foi construído originalmente em 1237 e já passou por muitas reformas. Há um grande acervo de arte bastante eclética, que engloba peças de cerâmica, quadros, objetos e mobiliário.
32 Rue de la Monnaie, 59800 Lille

8. Bois de Boulogne e Citadelle: É a principal área verde da cidade. Dentro funciona o zoológico, mas a principal atração do parque é a Citadelle, uma construção de 1670, que é uma espécie de forte que ainda hoje abriga o exército. Para saber mais clique aqui. 
Avenue Mathias Delobel, 59800, Lille

9. Repúblic square:  Ou Praça da República é um marco fora do coração do Viex Lille, onde fica a prefeitura do departamento do Nord. Há um museu com espaço aberto, uma fonte para harmonizar e para agradar as pessoas

10. Le palais des beaux artes: Segundo maior museu da França em coleção de quadros, perdendo apenas para o Museu do Louvre (para se ter uma idéia da grandiosidade)! Tem obras do Renascimento até as mais modernas do século XX, sem falar do belíssimo salão de esculturas e das cerâmicas.

11. Porte de Paris ou Portal de Paris: Merece se visitado! É um pequeno jardim em um lugar diferenciado, onde é possível encontrar o encanto da época medieval nos dias atuais.
Place Simon vollant, Lille

12. Monument equestre du General Fadherbe: Este monumento se refere ao Genereal Louis Leon Cesar Faidherbe nascido em 03/06/1818 em Lille morreu 28/09/1889 em Paris, um militar, um administrador colonial, politico francês o mesmo coordenou o exército do Norte durante a Guerra 1870 – 1871, em seguida foi eleito senador do Norte em 1871;
Square Richebe

13. Les fusillés lillois: Memorial da Guerra homenagem ao movimento de resistência na Segunda Guerra, erguido em 1929. A imagem mostra cinco homens de um grupo de oposição, quatro estão aguardando sua execução e um executado. Durante a segunda guerra novamente os alemães destruíram o monumento que em 1960 foi reconstruído.
Square Doubeton, 59800 Lille

14. Monument aux pigeons voyageurs: Monumento sobre os pombos. Estes foram de grande importância na comunicação da primeira guerra.
Avenue mathias Delobel, 59800 Lille

15. Monument au Maréchal Foch: Monumento à memória de Marechal Ferdinand Foch, principal general da primeira Guerra Mundial, o mesmo também permaneceu no exército para a assinatura do tratado de paz.
13 square Foch, 59800

16. Le boulevard de liberté: Um dos mais antigos boulevards, arborizado, impõe sua elegância e autenticidade.
Rue da Liberté, 59000 -Lille

17. Le theatre sebastopol: O teatro foi arquitetado e construído em quatro meses e inaugurado em 30/11/1903. É um teatro de auditório de 1350 lugares, abriga espetáculos, concertos, peças de teatros e é palco para os mais famosos artistas franceses.
Place sebastopol, 59000 – Rue Solférino – Lille

18. L´Eglise saint Michel: Construída de 1869 a 1874, estilo romântico bizantino, São Miguel é uma igreja inspirada nas grandes basílicas romanas.
Place Philippe – Rue fleurus – Lille

19. Le monument Louis Pasteur: Louis Pasteur foi cientista francês, nome renomado na história da química e medicina, e notavelmente lembrado por descobertas e prevenção de doenças; Monumento inaugurado em 9 de abril de 1899, depois da praça em 1970 restaurada em 2005.
Place Phillipe Lebon, Rue Solférino – Lille

20. La synagogue Lille: A primeira sinagoga construída no Norte logo depois da imigração.
5 Rue auguste angellier- Lille

21. Église du Sacré-Cœur: A erguida nas últimas décadas do XIX século, conjunto de janelas diferenciados, estilo renascentista.
57 Rue Solferino com Rue Nationale – Lille

22. Notre Dame de La treille Cathédrale: Principal igreja de Lille, teve início das construções em 1854, mas a fachada foi concluída em 1999, por isso você irá percerber um estilo diferente.
Place Gilleson, Lille

23. Église saint Maurice:  A igreja é bela,  estilosa e  gótica, com vitrais decorados, no interior, telas de pintores de Lille do século XVII e XVIII. Vale a pena conferir!
Rue de Paris 59800, Lille

24. Église Saint Pierre saint Paul: Grande, ambiente agradável, liturgia contemporânea com um órgão notável;
Place de la nouvelle aventure, Lille (Wazzemmes)

25. Marche de wazzemmes:Um dos maiores mercados da França, ambiente colorido, diversificado e muito animado. E tem um mercado de pulgas com antiguidades e completo.
Place Nouvelle Aventure, Lille

26. Maison Natale Charles de Gaulle: O local de nascimento de Charles de Gaule (1890), anteriormente era casa do avôs maternos do mesmo. Monumento histórico desde 1989, faz parte das casas ilustres. Desde 2013 muito interessante para quem gosta de história.
9 Rue Princesse, 59000 Lille

27. Rue de Gand: O grande Portal da entrada da cidade velha e conhecida pela rua dos restaurantes com diversas opções para todos os gostos.

Entreé de Viex Lille (Acervo pessoal)

Viajar é como alimentar a alma, construir pensamentos, preencher o coração de novidades, sensação de liberdade, com frescor de novo ar, despoluindo nossas mentes, acrescentando uma bagagem cultural sempre!

E você já passou um final de semana em Lille? Deixe seu comentário!

Related posts

5 dicas para aproveitar o inverno e olhá-lo de forma positiva

Júlia Lainetti

Eleição presidencial na França

Amy-Carole Diene

Dez pratos típicos franceses

Marcella Delfraro

6 comentários

Fernando Porto Ricardo Outubro 6, 2017 at 1:41 pm

Vale a pena colocar também o Musée de la Pisicne em Roubaix, não? 🙂

Resposta
Regiane Legras Outubro 8, 2017 at 8:47 pm

Ola, Fernando!

Então falei sobre ele na minha primeira matéria esse é mais um roteirinho para fazer sobre o centro mas obrigado pela atenção§

Abraços,
Regiane

Resposta
Angela Preis Outubro 8, 2017 at 6:15 pm

Conheço Lille,uma cidade adorável.
Irei visitar alguns destes lugares que ainda não fui.Meu filho mora lá e pretendo ir mais vezes.Adorei as dicas.

Resposta
Regiane Legras Outubro 8, 2017 at 8:48 pm

Ola, Angela

Realmente é uma cidade encantadora venha sim e se precisar de mais informações estou a disposição!

Abraços,
Regiane

Resposta
Erlane Outubro 8, 2017 at 7:20 pm

Amei amiga vc é esplendidamente cheia de vida

Resposta
Regiane Legras Outubro 8, 2017 at 8:49 pm

Minha querida,

Venha conhecer vou mostrar te tudo!

Obrigado,

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação