BrasileirasPeloMundo.com
Estações do Ano pelo Mundo Noruega

O que fazer no inverno na Noruega

O que fazer no inverno na Noruega.

Durante o inverno boa parte da Noruega se encontra escura e coberta por neve, embora na costa sul e oeste a neve seja menos comum do que no norte e nas montanhas do país. Vale lembrar que no norte há grande incidência de auroras boreais nesta época do ano.

Engana-se quem pensa que o inverno na Noruega é sinonimo de ficar em casa. A escuridão e a neve chegam, mas a vida continua!

Os noruegueses aprendem a lidar com o frio e estar nele desde crianças, quando estão no jardim de infância e são levados para brincar na parte externa da creche, todos os dias, ou saem em passeios pelos parques da cidade.  Também é muito comum ver mães passeando com carrinhos de bebê no frio – claro, sempre muito bem agasalhados. O segredo para aproveitar bem o inverno ao ar livre é usar roupas adequadas, nunca se esquecendo de proteger bem as extremidades do corpo: pés, mãos e cabeça. Sabia que 30% do calor corporal é desprendido pela cabeça? Pois bem, proteja-se, não há nada pior do que ficar com pés ou mãos congelados, e isso pode acabar com seu momento de divertimento.

6d057a59-a787-4f3d-9f5f-7011b46dd9fe

Optimized-diminuir3

Os noruegueses adoram praticar esportes, estar ao ar livre e curtir a natureza. Assim que a neve chega as famílias tiram seus esquis e equipamentos de inverno do armário e vão aproveitar a estação. Quando as paisagens comecam a ficar branquinhas os primeiros bonecos de neve são vistos pelas ruas e a lutas de bola de neve também são uma diversão entre as criancas.

Nos fins de semana é comum ver familias passeando de esqui pelas ruas em direção a um parque para se divertir. Alguns clubes de golfe ficam cobertos com a neve e permanecem abertos para todos; com isso, viram um grande ponto de encontro para brincadeiras. As crianças, e os adultos também, adoram descer os morros de trenó e escorregar com pranchas ou bóias, e é mesmo muito divertido !  As famílias aproveitam o dia nestes locais até o pôr do sol, jogam um toalhão na neve e fazem um piquenique por ali, num momento de descanso enquanto aproveitam para se aquecer com bebidas quentes (chás ou sucos quentes são muito comuns). Numa comparação inversamente proporcional com o Brasil, seria como estar num dia na praia.

01

Outra prática comun são as caminhadas de esqui, ou esqui de fundo, que é praticado em locais de pouco declive ou mesmo plano. Nesta modalidade os esquis são mais finos e compridos e os bastões são utilizados para ajudar a deslizar. É como se fosse uma trilha ou um passeio por um bosque ou florestas, só que de esquis. É muito similar ao passeio de raquete; neste caso, nos pés vai uma espécie de raquete ou prancha vazada que serve para não deixar afundar na neve.

Outra atividade é patinar sobre o gelo ou jogar hóquei sobre lagos congelados, mas é importante ficar atento às placas de permissão, pois alguns lagos não estão liberados para patinar ou mesmo andar em cima por risco de o gelo se romper.

Assim como no Brasil algumas famílias têm casa de praia ou veraneio, por aqui algumas famílias têm casas ou cabanas, como são normalmente chamadas, nas montanhas. Às vezes ficam perto de alguma estação de esqui onde praticam esqui e snowboarding. Entretanto, quem não tem uma cabana na montanha para passar o fim de semana pode ir para uma estação de esqui próxima da sua cidade; por causa da proximidade é muito comum irem passar todo o dia e voltarem ao entardecer. Outra modalidade típica nas estacões de esqui é o Skijöring, que basicamente é quando uma pessoa com esquis ou no trenó é puxada por cães.

Além de se divertir ao ar livre também existem os esportes indoor, como o hóquei, patinação artística, patinação de velocidade, curling… São muitos os esportes de inverno praticados por aqui, e diversão é o que não falta. Vista-se com suas camadas de roupa e aproveite essa estacão também com alegria!

Related posts

Mitos e verdades sobre o inverno russo

Renata Rossi

Noruega – Made in Brazil

Denise Assis

O que fazer no verão em Bucareste

Cristina Hélcias

1 comentário

Jurandir Cordeiro Novembro 26, 2016 at 7:33 am

Eu conheci hoje o seu blog e estou amando. Tenho amigos na Noruega e pretendo e aí logo em breve! Beijos ????

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação