BrasileirasPeloMundo.com
EUA Los Angeles Universidades pelo Mundo

O que visitar e como estudar na UCLA

O que visitar e como estudar na UCLA.

Pense em um lugar perfeito, onde tudo é bonito, organizado, limpo, e calmo. Aquele lugar que só se vê nos filmes. Ele existe! É o campus da UCLA – Universidade da Califórnia de Los Angeles.

O prefixo UC (University of California) é usado por todas as universidades estaduais na Califórnia, e cada campus carrega o nome da cidade onde está localizado, por exemplo: Santa Barbara – UCSB, San Diego – UCSD, Irvine – UCI, e Berkeley – CAL. O campus de Los Angeles é um dos mais tradicionais da Califórnia.

A UCLA é uma universidade pública muito famosa pela qualidade no ensino. Só pra você ter uma ideia, a internet nasceu neste campus. Além disso, conta com inúmeros alumni* premiados, astros da NBA, NFL e Hollywood.

Recomendo o passeio se você também sempre sonhou em estudar em um campus com prédios de tijolinhos à vista e parques com estilo bem americano.

Segue uma lista do que fazer no campus da UCLA. Caso você não tenha muito tempo, priorize a biblioteca, o Royce Hall e a estátua do Bruin Bear.

Biblioteca

The Powell Library é uma biblioteca renomada fundada em 1883. Então se você tiver a oportunidade de entrar e conhecer um pouquinho, vai perceber o quanto de história existe neste lugar.

Royce Hall

É o maior espaço de entretenimento da Universidade, é aqui onde acontecem os eventos mais marcantes como shows e peças de teatro. Localizado em frente à biblioteca, não há desculpas para não visitá-lo.

The Bruin Bear Statue 

É o mascote da associação atlética da universidade, carinhosamente apelidado de Bruin. A estátua foi um presente ao campus pela comemoração dos 50 anos da fundação da UCLA Alumni Association.

Leia também: Visto par morar nos EUA

Parque das Esculturas 

Essa é uma das minhas áreas favoritas pois sempre que estou lá não tenho vontade de ir embora. Eu gosto muito de levar um livro, sentar na grama e curtir uma boa leitura. As esculturas são parte do acervo do museu da UCLA – o Hammer e estão espalhadas pelo jardim, sendo facilmente visualizadas conforme se aproxima do parque.

Loja da UCLA 

Essa loja é enorme e tem de tudo, desde livros e papelaria a artigos esportivos da UCLA. Está localizada na mesma praça da escultura do mascote Bruin.

Peças de teatro interpretadas por alunos

Se você gosta de teatro mas não quer gastar muito, vale a penar checar a programação. Já vi peças realmente boas de graça ou por apenas trinta dólares. Apesar dos artistas ainda serem alunos a qualidade é muito boa e geralmente são peças de Shakespeare e Chekhov.

Diddy Reese 

Esse é o melhor sanduíche de cookie da cidade! A sorveteria não nenhuma relação com o campus, mas é super famoso e fila longa até mesmo às dez horas da noite. O único contraponto é que eles não aceitam cartão, então não se esqueça de levar dinheiro.

Leia também: Onde morar em Los Angeles

Para complementar, 3 curiosidades sobre o ensino superior nos Estados Unidos:

O ensino superior não é gratuito

Todas a Universidades, sejam públicas ou privadas, cobram mensalidade (aqui chamadas de tuition e são anuais). Sendo assim, as escolas públicas são apenas mais baratas que as privadas. Porém, para que alunos de baixa renda tenham oportunidade de cursar ensino superior, há Universidades que oferecem bolsa de estudo para alunos de famílias com baixa renda e para atletas.

Diferença entre College e Universiversity

Ambas são escolas de graduação, sendo os Colleges para títulos de licenciatura e bacharelado e as Universidades para cursos mais avançados e de pós-graduação.

Isso importa para um aluno que pretende ser advogado, por exemplo, pois ele terá que estudar por 4 anos para conseguir o título de bacharel (em um College ou Universidade) e depois mais 3 anos de mestrado na escola de Direito. No entanto, se o objetivo for ingressar no mercado de trabalho, em curto prazo, então o aluno precisará apenas da licenciatura que são 2 anos de curso.

A principal diferença entre Colleges e Universidades é a variedade de cursos. As Universidades possuem maior número de cursos pois concentram todas as escolas dentro do mesmo campus. Além disso, em regra, somente as Universidades oferecem cursos de pós-graduação (mestrado e doutorado).

Mais de 60% da população americana não possui curso superior

Assim como o Brasil, os Estados Unidos também possuem muitos problemas, inclusive na área da Educação. Ainda hoje, a grande maioria não possui ensino superior. E essa não é a única semelhança com o Brasil. A discrepância de números se estende para o baixo número de afro-descendentes e latinos nas universidades.

Os Estados Unidos vêm trabalhando ano a ano para diminuir o número de cidadãos sem ensino superior. Há um projeto do governo, realizado junto às universidades, que busca diminuir essa diferença em 10% até  2025.

Minha história e dicas para estudar na UCLA

A UCLA é um lugar muito fascinante devido à sua história, estrutura e qualidade de ensino. O sonho de estudar em um lugar assim pode parecer distante, porém se houver dedicação e disposição para enfrentar muitas dificuldades, esse sonho é perfeitamente possível de realizar.

Minhas dicas são para quem já possui ensino superior e quer ter uma experiência** fora do Brasil. A forma como eu consegui foi através da UCLA Extension. A maioria dos cursos do catálogo oferece o visto de estudante e possibilidade de estágios. Depois do término do curso, o aluno tem direito a 1 ano de visto de trabalho (chamado OPT) para trabalhar onde quiser, desde que relacionado à área do curso.

Leia também: Vistos nos Estados Unidos

O curso que escolhi (Produção de Filme e TV) tinha duração de 1 ano, durante esse tempo eu pude fazer estágios – remunerados ou não. O suporte que a Universidade dá nessa fase realmente faz a diferença devido a um tipo de convênio que eles possuem com diversas empresas em Los Angeles que têm preferências por alunos da UCLA e por isso oferecem vagas de estágio.

Conheço várias pessoas que começaram um estágio logo no início do curso e foram contratadas, outras mudaram de estágios várias vezes até serem contratadas, outras não conseguiram trabalho ou visto. A minha estória também não foi diferente, fiz alguns estágios antes de ser chamada para trabalhar em um estúdio de motion graphics.

Não há como afirmar que conseguir trabalho é garantido, nem fácil. Mas, sem dúvida, seu trabalho será reconhecido se feito com profissionalismo e dedicação.

Portanto, se seu sonho é estudar e trabalhar em Los Angeles, procure pelos cursos de extensão que oferecem: 1) Visto para estudantes internacionais e 2) OPT, que é a chance de poder trabalhar sem precisar de um Visto de trabalho. Esse procedimento é válido em todas as Universidades do país, bem como para cursos de mestrado.

_____
*O que significa ser Alumni – é o aluno formado naquela universidade. Cada universidade possui a associação de ex-formandos e eles se organizam para manter contato de também beneficiar a universidade em que se formaram.

** Há outras formas de se chegar a uma Universidade Americana, cursando o ensino médio em uma escola americana, fazendo mestrado, intercâmbio, essa é a minha estória e experiência na UCLA.

Related posts

Meu final de ano em Montana

Flávya Siqueira

Transporte Público em Los Angeles

Raiane Rosenthal

A dificuldade de manter amigos no Brasil e fazer novas amizades no exterior

Liliane Oliveira

11 comentários

Anna Louisa Janeiro 6, 2019 at 3:16 pm

Eu juro que estou chorando ao ler esse texto maravilhoso! Obrigada por compartilhar a sua experiência, é um sonho morar na Califórnia e estudar na UCLA, mesmo que muitas pessoas digam que eu não vou conseguir, ou até mesmo que as adversidades que a vida traz, desmotiva muito. Não vou desistir do meu sonho, e me serviu como uma motivação!

Resposta
Natália Baldochi Janeiro 10, 2019 at 12:21 am

Que linda! Você está certa tem que buscar seus sonhos independente da opinião alheia ou dos problemas da vida. Conte comigo para conversar, esclarecer dúvidas, ou o que precisar.

Resposta
Monique Peixoto Janeiro 12, 2019 at 11:35 pm

Natália,

Você não faz ideia da loucura que, para mim, foi ler seu perfil ao final do post. Em maio me formo em Direito (próximo domingo tenho a segunda fase da OAB) mas, embora eu goste bastante da profissão e da área que escolhi dentro dela (Comercial e bancário), o coração bate mesmo é pelo Music Business – inclusive já tenho uma “formação” na área por um curso que fiz aqui no Brasil mesmo.
Ganhei bolsa de 50% para um LL.M. em International Commercial Law and Arbitration na Pepperdine, mas em dezembro de 2017, visitando LA pela segunda vez, quando pisei na UCLA enlouqueci! hahahahahaha Tenho desde então travado uma batalha interna pela escolha entre o LL.M. e a extensão em music business da UCLA.

Me fez um bem danado, muito obrigada!
Monique.

Resposta
Natália Baldochi Janeiro 17, 2019 at 8:42 pm

Oi Monique,

Que gostoso receber uma mensagem assim. Fico feliz de saber que a minha trajetória te ajudou.
Realmente é um impasse abandonar ou não a carreira como advogada por algo tão concorrido e incerto. O que posso dizer é que ter formação base em direito ajuda muito. Eu era sempre muito bem recebida quando as pessoas descobriam que eu era advogada no Brasil. Essa formação tem um peso enorme aqui.

Boa sorte nos seus próximos passos, tenho certeza que você terá muito sucesso em qualquer carreira que decidir seguir.

Resposta
Yasmin Leal Janeiro 31, 2019 at 12:25 am

Olá Natália, tudo bem?
Natália lí suas postagens e quando você falou sobre sua historia e responder todos comentários senti uma oportunidade singular e de certa forma uma alegria muito grande. Gostaria de pedia á você uma orientação e direcionamento nesse caminho. Já enviei e-mail para a UCLA, estou no aguardo da resposta e orientações que pedi para eles. Meu sonho e meta é ter uma oportunidade de estudar e ter a experiência de cursar pelo tempo completo ou nem que seja um período de intercambio na UCLA em medicina. Quero poder ter a oportunidade de te contar a minha história, e apesar de vir de uma família humilde, não queria deixar esse sonho morrer nunca e sim faze-lo acontecer. Se você puder responder esse comentário para trocarmos conversas e ideias e me dar um Norte com sua experiência ou sua forma de ter informações aí, eu serei eternamente grata. Moro em um dos interiores do Brasil o que dificulta um pouco eu ter aqui principalmente pessoas que tenham conhecimento aqui e possam me ajudar nessa caminhada. Vou deixar meu e-mail, se você quiser meu numero de celular também, espero que você me responda e possa me ajudar nessa caminhada. Desde já muito obrigada e fique com Deus

Resposta
Natália Baldochi Fevereiro 3, 2019 at 3:45 am

Olá Yasmin,

Adoro conhecer pessoas e suas histórias. Vamos sim conversar mais. Vou te mandar um e-mail.
Obrigada, por entrar em contato!

Um beijo!

Resposta
Fernanda Galera Soler Março 6, 2019 at 4:15 am

Olá Natália,
Obrigada por compartilhar a sua experiência, também sou advogada e gostaria de conversar com você sobre alguns na detalhes da sua vivência na UCLA, pois eu estou quase me inscrevendo para uma das extensões deles.
Se você tiver alguma disponibilidade ou preferir outra forma de contato, eu estou a sua disposição para conversarmos.
Abraços,

Resposta
Natália Baldochi Março 6, 2019 at 10:41 pm

Oi Fernanda,

Eu é quem agradeço por ler meu texto.
Vamos conversar sim! Vou te mandar um e-mail 🙂

Abraços

Resposta
Brenda Março 9, 2019 at 7:13 pm

Olá Natália, obrigada por compartilhar sua experiência e vivência na UCLA ela sem dúvidas nos motiva a acreditar nesse sonho.
A minha história é de fato simples igual de muitos que devem ter entrado em contato com você, já estava em mente em fazer minha graduação de psicologia na Califórnia, só não sabia aonde pesquisando sobre a sua universidades me deparei com a UCLA que é um sonho de universidade. Gostaria MUITO de umabajuda sua, como funciona as bolsas para brasileiros que pretendem estudar lá, moradia dos dormitórios da universidade… são tantas dúvidas, se pudéssemos ter uma conversa sobre iria me ajudar muito, desde já agradeço sua atenção.

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação