BrasileirasPeloMundo.com
EUA

O sonho de morar em Los Angeles

Morar em Los Angeles sempre foi um sonho meu. Lembro perfeitamente do dia da minha mudança: duas malas gigantes, aperto no coração por ficar longe da família e a promessa de que buscaria meu cachorro, Xandy, assim que estivesse estabelecida na cidade.

As 15 horas de viagem, com uma parada em Miami, não foram suficientes para acalmar minha ansiedade. Cheguei com visto de estudante para uma faculdade de cinema, e mesmo com todos os documentos certinhos, lembro do nervosismo ao passar pela imigração. A verdade é que se você estiver com tudo direitinho, não tem com que se preocupar.

Os primeiros anos em LA são intensamente maravilhosos. Muitos passeios e muita coisa para ver. É muito fácil apaixonar-se pelo Sul da Califórnia. Suas praias são lindíssimas e o clima é de verão o ano inteiro, mas tudo tem seu preço e, literalmente, porque Los Angeles é uma das cidades mais caras dos Estados Unidos. Um apartamento de um quarto custa cerca de $1,600 (mais ou menos uns R$5,000 por mês). E qualquer coisa muito diferente disso provavelmente é em uma área não muito segura.

4d336767-b1d3-4b33-b559-ee8be1c1efa3

Muitos me perguntam como é a vida por aqui. Eu sempre digo que como toda cidade grande, é uma mistura de amor e ódio. Tem dias que dá vontade de largar tudo e tentar a vida em um outro lugar, mas aí vem o pôr-do-sol dourado e brilhante da Califórnia e apaga qualquer pensamento negativo, e aquela noite calma e segura te faz lembrar o quanto é maravilhosa.

A diversidade é uma de suas maiores qualidades. Você acha qualquer tipo de comida e todo tipo de gente. Eu sempre gostei da mistura de cores, almas e religiões. E o legal é que aprendemos um pouco de cada cultura e adaptamos ao nosso dia-a-dia. Você descobre que os produtos Koshers são de melhor qualidade, o grão de bico árabe é sem comparação, os indianos têm os melhores temperos e os americanos realmente entendem de hambúrguer.

E por falar em hambúrguer, a grande atração por aqui é uma rede de fast food chamada In-n-out que tem um cardápio simples, mas preferido da população. É muito comum ter filas gigantescas na porta de qualquer loja dessa rede. Mas não se engane, muitos Angelenos, como são chamadas as pessoas de Los Angeles, são bem rigorosos com a alimentação e saúde. É tão comum encontrar pessoas com restrições alimentares que os restaurantes e supermercados tiveram que adaptar seus produtos e cardápios para agradar todos os públicos. Até mesmo alguns fast food servem seus sanduíches em versão gluten free (livre de gluten).

dee18523-0321-4f63-8b3d-b63e4b148f64

A busca da saúde e corpo perfeito faz parte da vida diária de Los Angeles. Muitos de seus moradores vieram de todos os cantos do mundo, com aquele velho sonho eternizado por Lulu Santos: ser artista de cinema e ser star.

Mas o caminho até Hollywood é longo, doloroso e a busca por esse sonho impossível torna as pessoas extremamente competitivas e focadas na aparência, e com isso, fazer amizades pode ser um pouquinho difícil. Lembro que no início tive muita dificuldade em me adaptar. As pessoas estavam sempre ocupadas com suas aulas de yoga, canto e festas para fazer network. Eu não entendia nada isso. Cresci em condomínio fechado cercado de gente, não estava acostumada com esse negócio de ficar muito tempo sem contato com ninguém, ou fazer coisas sozinha como sair para jantar ou tomar um drinque em um bar do bairro. Hoje vejo o quanto mudei. Sou bem mais independente, mesmo com noivo e família em LA, ainda me pego tomando um café sozinha por aí. Você acostuma, faz parte da cultura.

Um conselho que eu daria para quem pensa em morar em Los Angeles é entender como ela funciona. A indústria do Cinema é o maior foco da cidade. Tudo gira em torno de Hollywood. Entender o layout da cidade também ajuda muito, principalmente se tiver que dirigir. Aprenda o nome das autoestradas, Freeways (405,101,10), e para onde vão. Saiba também que dirigir nos horários de pico requer muita paciência. E lembre-se, essa é uma das maiores cidades do mundo com um dos piores trânsitos dos EUA e seu transporte público ainda está “em construção”, e por isso, é importante aprender as manhas do trânsito.

e379f7a7-6168-46c1-b622-f40669c55919

Leia todos as placas principalmente as de estacionamento, estacionar seu carro em local ou horário proibido, mesmo que por cinco minutos, pode resultar numa baita multa. No mais é só mesmo aproveitar a Cidade dos Anjos e seus interessantes moradores.

Esses dez anos passaram muito rápido. O conteúdo daquelas duas malas pesadas já foi substituído, a saudade da família diminuiu bastante com o Facebook e as vindas anuais da minha mãe. Quanto ao meu cachorro, eu nunca cumpri a promessa de trazê-lo para cá. Eu levei dez anos para me estabelecer do jeito que eu queria, e infelizmente nada é eterno,  ele foi embora no ano passado.

Eu diria que o maior desafio para quem mora fora, longe da família e amigos é que a gente perde muitos momentos, casamentos, nascimentos e infelizmente o adeus… mas no dia seguinte o sol nasce, a cidade brilha de novo e fica tudo bem novamente.

Related posts

EUA – A Vida no Deserto

Cleo Vassiliou

10 dicas de compras baratas em Los Angeles

Andrea Yagui

Vida de doutoranda nos Estados Unidos

Paula Dalcin Martins

24 comentários

José carlos Frota Maio 4, 2016 at 12:35 am

Muito bom.parabens,estou indo.kkkk

Resposta
Raiane Maio 21, 2016 at 2:47 pm

Boa sorte!

Resposta
Elisa Brenner Borges Maio 7, 2016 at 1:25 am

Oii Raiane,
Adorei as dicas! Ainda não conheço Los Angeles mas pretendo visitar em breve.
Também moro longe da família e entendo.. Esse sentimento de nostalgia que vem sem avisar! Mas a gente se acostuma e aprende a assistir às crianças crescerem pelo Skype, a dar e receber o “feliz aniversário” por e-mail e acaba virando ‘blogueira’ para tentar contar tudo e postar todas as fotos!
Fiquei triste pelo seu cachorro ???? Mas bem feliz por saber que você já encheu a casa com dois gatinhos haha
Beijoooos

Resposta
Raiane Maio 21, 2016 at 2:47 pm

Obrigada Elisa!!! É difícil, né? Mas faz parte. Vale a pena.

Resposta
Heitor Aires Abril 3, 2017 at 5:33 pm

muito boas as suas dicas raiane , eu tenho 17 anos e ja quero morar em los angeles !!

Resposta
Raiane Rosenthal Abril 5, 2017 at 6:38 pm

Obrigada Heitor. Não desista desse sonho. Vale a pena. 🙂

Resposta
Rodrigo Maio 7, 2017 at 7:57 pm

Oi Raiane,

Primeiramente parabéns!!! Muito legal seu post.
Me mudo para LA semana que vem?
Alguma dica de onde procurar alguém para dividir um ap?
Obrigado.

Resposta
Raiane Rosenthal Maio 8, 2017 at 10:16 pm

Oi Rodrigo,

Obrigada !!

Olha, existem diversos sites para procurar ap pra dividir. Tem o http://www.roommates.com, Craigslist.com (tenha um pouco de cuidado com esse pq tem muito scam), etc.

Tem um mercadinho Brasileiro em Culver City chamado Mercado Brasil que tem um painel de avisos com diversos contatos de pessoas procurando gente para dividir ap. Fique ligado que eh super comum oferecerem a sala, ou dividir quarto.

Boa Sorte.

– Raiane

Resposta
Temistocles Santana Agosto 29, 2017 at 5:54 pm

E então…
Você conseguiu dividir AP?

Resposta
Gabriela Junho 1, 2017 at 3:48 pm

A faculdade de cinema dá bons resultados na sua vida?

Resposta
Raiane Rosenthal Junho 2, 2017 at 4:44 pm

Oi Gabriela,

Tudo bem?

Eu vejo todo aprendizado como bons resultados. 🙂

Aprendi muito na faculdade de cinema, tem gente que acha que para trabalhar nessa area nao precisa ir pra faculdade de Cinema, eu ja acho o contrario. Voce aprende um pouco de cada parte da montagem de um filme, e com isso escolhe o que mais voce se identifica. No meu caso foi producao financeira. Se eu nao tivesse aprendido um pouco de cada eu nao teria seguido esse caminho. Amo meu trabalho, mas antes da faculdade, eu nem pensava nessa parte da producao de um filme, aprendi e gostei muito e acabei me especializando.

Espero que tenha respondido sua pergunta. 🙂

Beijos,
RR.

P.S Desculpa pela falta de acentos. Meu teclado aqui nao tem os acentos.

Resposta
Larissa Junho 12, 2017 at 1:28 am

Oii Rayane curti muito o seu post. Queria muito sair do Brasil e trabalhar em um local que valorizassem mais meu trabalho.Sei que o grande boom de Los Angeles é a área de cinema mas como você disse que as pessoas se importam muito com a saúde você sabe me dizer se nutricionistas são bem requisitados? Penso em depois que eu terminar a faculdade fazer uma pós e estar com um inglês fluente e se der já ficar por ai se valer a pena.

Resposta
Raiane Rosenthal Junho 12, 2017 at 5:39 pm

Oi Larissa. Obrigada. Que bom que gostou do post.

Olha, acredite, a area de saude (ou fitness) aqui tambem e bastante valorizada.

O unico problema e que , eu acho, que voce teria que se especializar aqui para conseguir trabalhar na area. Ou participar de programas que trazem profissionais para ca. Isso eu sei que existe, pode ser que tenha para nutricionista tambem. Procure se informar melhor sobre trabalhar aqui com diploma brasileiro. Acho que tem um post sobre isso aqui no blog.

Boa sorte.

Beijos,

RR

P.S Desculpa pela falta de acentos. Meu teclado aqui nao tem os acentos.

Resposta
Otávio Rikelme Setembro 4, 2017 at 9:30 pm

Olá,tenho 13 anos,e desde ontem comecei a sonhar em se tornar ator, com inspiração na Millie Bobby Brown(Eleven de Stranger Things), eu preciso de dicas e de muitas respostas sobre ser ator e ir para Los Angeles, poderia por favor me chamar no Whatsapp? No momento não tenho ninguém para me ajudar com isso,por favor me ajude com isso, 11 97466-0816.

Resposta
Anne Setembro 10, 2017 at 5:01 am

Olá, sonho em fazer artes cênicas em LA, mas não sei como faço pra conseguir um intercambio pra lá, como foi pra você? Demorou muito? Foi caro? Enfim, conta tudo, obg <3

Resposta
Raiane Rosenthal Setembro 11, 2017 at 11:37 pm

Oi Anne, tudo bem?

Tem muito curso legal de atuacao aqui. A escola de cinema que estudei tem. Da uma olhada no site dele, eles tem uma versao em portugues. https://www.nyfa.edu/escola-de-cinema
O preco depende de muita coisa: tempo de duracao, cidade, etc.

Boa sorte.

Bjs,

– RR

Resposta
Nathália Brós Dezembro 11, 2017 at 2:42 pm

Olá Raiane,

Estou adorando as dicas.
Não sei se consegue me ajudar, mas se souber, poderia indicar sites para pesquisa de empregos e para pesquisa de casas/apt para alugar/comprar?
Estou procurando, mas está complicado. O de casa/apt para alugar/comprar é bem mais difícil achar.

Obrigada,

Resposta
diego granadeiro Janeiro 2, 2018 at 12:58 am

ola Raiane
poderia indicar sites de pesquisa de empregos e para apt para alugar ou para dividir com outros brasileiros
pois quero me mudar pra los angeles mais ainda nao tenho contato nenhum estou procurando e pesquisando para saber mais como faço para conseguir um emprego ou fazer um curso de ingles e tentar um emprego .
o que voce poderia me indicar ou me ajudar nessa questao

obrigado

Resposta
Raiane Rosenthal Janeiro 2, 2018 at 5:44 pm

Oi Diego,

Por favor veja as respostas abaixo com as dicas.

Obrigada,
Raiane

Resposta
Fabiana Rodrigues Janeiro 23, 2018 at 10:44 pm

Oi Raiane. Td bem!

Nossa muito legal seu post! Parabéns!!

Tenho um sonho em morar em LA. Mas está mt longe disso… não saberia nem por onde começar rs. Trabalho com designer de unhas. E não sei se essa profissão teria por aí…

Bjs

Resposta
Raiane Rosenthal Janeiro 25, 2018 at 9:21 pm

Oi Fabiana, tudo bem?

sim, essa profissao existe por aqui, mas fica um pouco dificil conseguir visto de trabalho por empresas desse ramo ja que a maioria das designers sao por contratos independentes.

Resposta
Ingrid Carvalho Março 17, 2018 at 8:06 pm

Nossa, esse seu texto fez crescer ainda mais minha vontade de ir morar aí em Los Angeles, e o sonho de um dia compartilhar do trabalho dentro do cinema!!! Sei que é difícil mas não impossível! E seja o que Deus quiser🙌🏽

Resposta
Raiane Rosenthal Março 21, 2018 at 11:55 pm

Boa sorte 🙂

Resposta
Denize gomes hemer Abril 8, 2018 at 7:31 am

Oi meu nome e Denize moro em Manaus…estou doida pra ir embora pra outro Pais ,tralhar estudar mas preciso fazer amigos porai!!!

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação