Obtenção de visto de trabalho na Arábia Saudita e IQAMA

1
1288
Fonte: acervo pessoal
Advertisement

Esse mês trago um pouco de como é o processo para vir trabalhar e morar na Arábia Saudita. Então você ou seu marido/esposa, namorado(a) recebe uma proposta de trabalho, depois de analisarem e aceitarem o que vem a seguir?

O processo desde a assinatura do contrato de trabalho até a mudança efetiva para o país pode levar de 3 a 6 meses, depende de vários fatores. Somente após o trabalhador chegar na Arábia então ele pode requerer o visto para seus familiares (esposa/marido e filhos) virem na sequência, e isso toma mais uns 3 meses até que os familiares pisem em solo saudita. Vale lembrar que para casais, é necessário estarem oficialmente casados para conseguirem o visto de família.

No meu caso, quando meu marido recebeu a proposta, ainda éramos namorados. No meio tempo entre o aceite e a partida, casamos e então pudemos usufruir do visto de família.

Também é importante pontuar que o visto de residência só abrange o cônjuge e filhos de até 18 anos de idade. Irmãos, mãe, pai, tios, não podem ser incluídos nesse tipo de visto. Porém os filhos acima de 18 anos e pais dos residentes podem conseguir um visto de visita.

Geralmente toda a assistência na obtenção da documentação e exames necessários após a chegada é dada pelos recursos humanos da empresa contratante. E o processo pode mudar um pouco de uma empresa para outra. Por isso nesse texto vou mostrar como foi o processo com a gente pela empresa do meu marido quando chegamos em 2015.

Assim como o Brasil, a Arábia Saudita é um país bem burocrático, então as questões de prazos levam tempo. É importante ser paciente.

1. Visto de trabalho, entrada única.

Você pode solicitar o visto de trabalho através da embaixada da Arábia Saudita em Brasilia, ou através de uma agência.

Um pouco mais custoso através da agência, porém muito menos trabalhoso. Nós utilizamos a Mundi Assessoria Internacional para o processo.

Será solicitado uma série de documentos como certidão de casamento, diplomas, todos originais e com cópias traduzidas para o árabe. A assessoria fez inclusive o trabalho de traduzir para a gente, o que tornou muito mais fácil o processo, pois não são muitos os tradutores juramentados de árabe.

Além dos documentos, vacinas e um lista bem extensa de exames médicos são requisitados. Quando você for dar a entrada na solicitação do visto, peça a lista de documentos e exames atualizada. A que utilizamos em 2014 pode ter sofrido alguma alteração.

Esse processo de exames, envio de documentos, traduções, enviar passaporte e aguardar o processamento do visto, pode levar 2, 3 até 6 meses. Então tenha paciência.

Após a obtenção do visto, você tem 3 meses para entrar na Arábia Saudita. Depois de entrar no país, você só pode sair com visto de saída definitiva ou o visto de múltipla entrada.

Para tirar os dois vistos acima é necessário possuir o IQAMA, que é o documento que o residente deve carregar consigo sempre. É a sua identidade na Arábia Saudita e deve ser solicitado logo após a sua chegada no país.

Os valores gastos com esses procedimentos podem ou não ser reembolsados pela empresa à qual você irá trabalhar. Se informe quanto à isso para não sair no prejuízo. Geralmente a empresa arca com os custos da obtenção de visto tanto sua quanto dos seus familiares, mas é sempre bom esclarecer esse ponto antes.

Após conseguir seu visto de trabalho, é necessário trazer junto consigo para a Arábia:

  • Certidão de Casamento original e cópia traduzida e carimbada pela embaixada
  • Diploma(s) original(is) (graduação, pós, mestrado, doutorado) e cópias traduzidas e carimbadas pela embaixada. 

2. IQAMA

Tempo de processamento: 1 a 4 semanas

  • É importante ter uma cópia impressa do seu nome em Árabe para anexar com os documentos. Pode-se usar o Google tradutor, mas é sempre bom conferir com alguém que saiba. Não é raro trocarem letras, principalmente as vogais “e” e “o”, em alguns casos o documento pode vir com erros grotescos como nome e sobrenome duplicados, inversão do nome composto com o primeiro nome. Já aconteceu conosco e com amigos e isso pode dar problemas no futuro.
  • A profissão também é um dado que aparece na sua documentação. É importante verificar junto ao RH qual a melhor nomenclatura para o seu caso e verificar a questão do visto de família, pois algumas profissões não são elegíveis para obtenção desse tipo de visto.
  • Também é necessário fazer uma série de exames aqui na Arábia Saudita para a obtenção do IQAMA. O RH da sua empresa vai fornecer uma lista atualizada com os exames necessários.

3. SIM CARD

Com o IQAMA em mãos, o próximo passo é obter um SIM card, pois todos os bancos e sistemas do governo enviam SMS por questões de segurança para fazer transações.

Algumas opções de companhias são: STC, Mobily, Zain, Virgin.

É sempre bom conversar com colegas e verificar quais planos de telefonia são mais interessantes para suas necessidades.

Só é possível obter o SIM card portando o IQAMA (no caso dos expatriados) e para planos pré pagos o limite atual é de dois números por IQAMA. Também é pedido sua digital no ato do registro.

4. MOI – Ministry of Interior

O sistema que a Arábia utiliza é muito moderno e conveniente, todos os nossos dados estão on-line e no momento que você finaliza todos os passos e está com documentos em mãos, você pode verificar todas as informações relevantes a sua estadia pelo website. Dados como multas de trânsito, status dos dependentes, validade de vistos bem como a solicitação e renovação de visto pode ser feita por você mesmo através do website (https://www.moi.gov.sa/).

  • Registro de novo usuário: : http://ow.ly/Nq9YP
  • Após é preciso ir a um terminal de ativação MOI (é como um caixa eletrônico e fica em locais públicos, como o shopping por exemplo), informar seu IQAMA e mais alguns dados, sua digital e uma foto é tirada pelo próprio terminal.
  • Fazer o login pelo link : http://ow.ly/Nq9YP.

5. Visto de Multipla entrada

Após ter o acesso ao sistema MOI, você pode solicitar seu visto de multipla entrada, que permite a sua saída e volta para o país.

Atualmente a taxa custa 500 reais sauditas (saudi ryal) e o visto tem validade de 3 meses.

DICA: mantenha uma cópia do visto de multipla entrada e IQAMA junto ao seu passaporte. Isso vai facilitar muito quando você for sair de viagem.

6. Visto de família

Com o IQAMA, você já pode solicitar o visto de família (se a profissão permitir). Nesse momento os seus familiares irão proceder junto à embaixada da Arábia no Brasil aos passos citados no item 1.  

Na Arábia você vai solicitar junto ao Government Relations (pode ser online ou manual, peça ajuda ao RH) pelo visto de família e obter o “yellow slip”.

O “yellow slip” deve ser enviado aos seus familiares e este deve ser anexado junto à documentação a ser entregue na embaixada para o encaminhamento do visto de família.

Em média depois de 3 meses sua família poderá estar embarcando para a Arábia Saudita. Chegando aqui, devem proceder os passos seguintes: obtenção do IQAMA e o visto de múltipla entrada caso queiram sair do país para viajar e voltar.

O IQAMA deve ser renovado anualmente, algumas exceções concedem prazo maior ou menor, é o caso de algumas universidades e empresas.

Todos esses processos foram descritos de forma muito simplificada somente para dar uma visão geral de quais os passos que devem ser tomados. Sempre procure o RH ou setor responsável pela documentação dos expatriados da sua empresa para informações mais atualizadas quanto à documentos, processo e valores (que tendem a mudar com frequência).

A rede de contato entre brasileiros trabalhando aqui é uma boa fonte para sanar dúvidas e compartilhar experiências com esses processos. O conselho de cidadãos Brasileiros na Árabia Saudita é bastante ativo e pode auxiliar nas dúvidas relativas à chegada e primeiros procedimentos no país. Você pode entrar em contato pela comunidade do Facebook: https://www.facebook.com/brasileirosna.arabiasaudita 

1 COMENTÁRIO

  1. Oi Gabriela,

    Muito bom ler o seu relato!
    Saberia me informar se exame de blind color (daltonismo) faz parte dos exames solicitados para a obtenção do Visto de trabalho e Iqama?
    Obrigada!
    Helena

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.