BrasileirasPeloMundo.com
Inglaterra

Onde morar na Inglaterra: Londres ou interior?

Muita gente, quando pensa em se mudar para a Inglaterra, fica em dúvida de qual a melhor opção: morar em Londres, a capital cosmopolita, ou em uma cidade do interior. Realmente não é uma decisão fácil, e ela vai depender muito das prioridades e interesses de cada um. É sobre isso que vamos falar hoje!

Londres é realmente tudo aquilo que dizem e pensam. Cidade onde tudo acontece! Agito, oportunidades, liberdade! Mas, o interior da Inglaterra também é bem interessante e tem várias opções, desde cidades grandes (com muitas características parecidas às da capital inglesa) a cidadezinhas bem interioranas.

Antes de fazer o relato baseado nas minhas experiências, vale contar que eu moro numa pequena cidade chamada Kettering, situada bem no meio da Inglaterra. As últimas estatísticas mostram que sua população é de quase 68 mil habitantes. Fica a 130 km de Londres, o que significa 1 hora de trem. Esta, para mim, é uma enorme vantagem, já que posso aproveitar os dois lados da moeda: tenho os benefícios de morar no interior e a oportunidade de poder desfrutar de tudo o que Londres tem a oferecer!

Tudo o que você precisa saber para morar na Inglaterra!

Vantagens do interior:

Optar por morar nas cidadezinhas do interior, tem seu charme e suas peculiaridades…

Aprender a falar inglês  Para começar, no interior é onde você mais vai ouvir o idioma inglês, já que em Londres tem uma grande diversidade, várias nacionalidades, várias línguas, vários sotaques, e isso pode atrapalhar o aprendizado do inglês, propriamente dito. Sem contar que a chance de encontrar um brasileiro é bem menor, o que te obriga a tentar se comunicar em inglês.

Preço – Em geral, o custo de vida na capital é maior. O aluguel em Londres é bem caro, pelo preço do aluguel de um flat de 1 quarto lá, você consegue alugar uma casa de 4 quartos (bem localizada!) na minha cidade. Além disso, os preços, de uma forma geral, são bem mais razoáveis no interior. Uma amiga que veio de Londres passar um fim de semana comigo, ficou chocada ao pagar menos de duas libras por uma pint no pub, em Londres ela costuma pagar cinco libras ou mais!

Tranquilidade e educação – Viver no interior, sem duvida, te proporciona uma vida bem mais tranquila, sem aquela correria e barulho típicos de cidade grande. Nas pequenas cidades, a famosa educação britânica fica bem mais evidente, as pessoas têm mais tempo para observarem e serem gentis.

Locomoção – Em cidades pequenas é bem mais fácil fazer as coisas a pé ou sem o estresse do trânsito. Dá para ir ao mercado, hospital, farmácia e escola caminhando ou de carro, mas sem ter que pagar pedágio, sem enfrentar tráfego e sem tanta dificuldade para estacionar. Além disso, as cidades são muito próximas umas das outras, o que facilita você poder fazer um passeio, compras, ou até trabalhar em cidades vizinhas, tranquilamente.

Casas – Nessas cidades do interior raramente se encontra um prédio. Elas são repletas de casas bem típicas da Inglaterra, o que traz todo um clima especial. A maioria das casas é bem antiga, com aquele toque vintage bem britânico. Sem falar nas cottages, extremamente charmosas…

Arquivo pessoal

Vantagens da capital:

“Quando um homem se cansa de Londres, ele está cansado da vida; porque há em Londres tudo que a vida pode trazer.” (Samuel Johnson) – Muitas pessoas usam essa frase para definir o que é viver em Londres!

Diversidade cultural – Ao mesmo tempo que uma diversidade maior pode atrapalhar um pouquinho o aprendizado da língua, por outro lado, tem a grande vantagem de você poder conhecer pessoas do mundo todo, aprender culturas diferentes, ampliar seu conhecimento e suas experiências e, isso tudo, é muito enriquecedor!

Oportunidades de emprego – Londres, por ser uma cidade tão grande e agitada, tem sempre uma grande lista de oportunidades de emprego, de níveis e salários bem variados, o que ajuda muito principalmente quem está chegando. Tem também um número bem maior de escolas de inglês.

Locomoção – Enquanto no interior você tem a facilidade de fazer as coisas a pé ou sem o estresse do trânsito de cidade grande, em Londres você tem um sistema de transporte público extremamente fácil e eficiente. É possível ir a qualquer lugar de ônibus, trem ou metrô, com segurança e tranquilidade.

Lazer e cultura – Em Londres realmente tudo acontece! Nenhuma outra cidade inglesa se compara à Londres no quesito opções de lazer e cultura. E tem para todos os gostos e todos os bolsos. Museus, parques e shows gratuitos. Teatro, baladas, shows e esportes que são pagos, mas, em geral, não têm um preço tão exorbitante. Ou seja, todo mundo pode se divertir muito na cidade, da forma que quiser e puder.

Tolerância – Embora eu nunca tenha sofrido nenhum tipo de discriminação ou xenofobia morando no interior, não se pode deixar de pontuar que Londres é uma cidade bastante receptiva a estrangeiros, a prova disso foi a votação do Brexit, onde a maioria votou para permanecer na União Europeia e, posteriormente, protestou muito pelo resultado.

Vantagem maior ainda: passear e aproveitar os dois lados!

Seja qual for a escolha, morar na Inglaterra é uma experiência única e cada canto deste país tem seus encantos e aprendizados. Portanto, independentemente do local em que se viva, a terra da Rainha tem incontáveis oportunidades e lugares a serem visitados e descobertos. E isso, sem dúvida, é uma das coisas que mais amo fazer na vida: viajar, conhecer e aprender!

Related posts

Veganismo em Londres

Johana Quintana

Um chá de bebê anglo-brasileiro

Juliana Brandão

Custo de vida em Londres: é realmente tudo muito caro?

Nathália Braga Bannister

4 comentários

Jose Marcos Janeiro 8, 2018 at 5:04 pm

Otimo post!
Estou morando em Londres ha cinco meses.
E por conta do idioma e dos alugueis, gostaria de me mudra para o interior.
Mas nao sei por onde comecar a buscar apartamentos/casas/quartos.
Voce poderia indicar algum site para pesquisa.
Grato, Jose.

Resposta
Liliane Oliveira Janeiro 9, 2018 at 2:14 pm

Olá Jose Marcos,
A Luanda Campos Caron parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na Inglaterra que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Danielle Agosto 10, 2018 at 7:37 pm

Gostei muito do post! Estou atrás de uma cidade próxima à Londres para viver onde os preços sejam exatamente mais em conta e a tranquilidade uma prioridade. Gostaria de saber se há bons colégios na cidade, pois, vou om minha filha que está cursando o High School.

Resposta
Liliane Oliveira Agosto 11, 2018 at 11:25 pm

Olá Danielle,
A Luanda Campos Caron parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na Inglaterra que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação