BrasileirasPeloMundo.com
China

Onde se hospedar em Dongguan

Anualmente nós recebemos aqui nessa região uma movimentação maior de brasileiros vindo para visitar a Canton Fair, a maior feira de importação e exportação do mundo. Essa feira acontece duas vezes por ano na cidade de Guangzhou: a primeira nos meses de abril-maio e a segunda no mês de outubro.

Guangzhou fica a aproximadamente uma hora e meia de Dongguan. Alguns visitantes se hospedam em Guangzhou, mesmo, pela proximidade com a feira. Outros, já preferem se hospedar em Dongguan, não só por causa das empresas que representam terem escritórios por aqui, mas pelo conforto e mais acessibilidade a restaurantes e atividades que, digamos assim, combinem com nosso gosto.

Já recebi algumas vezes e-mails de amigos e conhecidos pedindo direções e indicações de onde se hospedar e o que fazer enquanto estiverem por aqui para a feira. Alguns já me enviavam o nome do hotel que estavam olhando. E não se enganem: achavam que estavam bem localizados e assessorados, mas não estavam! Estavam longe da feira e longe do point de Dongguan.

Dongguan é uma cidade muito grande e é subdividade em regiões. A região em que moramos chama-se Dongcheng, e é nela que se encontram a maioria dos estrangeiros, bem como bares, restaurantes e outras atividades que possam nos interessar.

Para quem vem de fora, é muito importante se informar antes de vir sobre que tipo de ajuda terá. Muitos hotéis, mesmo colocando no site que falam inglês revelam uma surpresa, e quando você chega por aqui pode estar encrencado: eles até falam inglês, mas não entendem você! Sabe aquele tipo de frase pronta?  Então. Por isso é importante que em sua viagem se programe bem, e se possível, tenha alguém daqui para lhe assessorar.

Onde se hospedar

Pensando nas diversas vezes que já ajudei amigos a encontrar sua hospedagem aqui, resolvi fazer este artigo com indicações de hotéis aqui na região e uma breve descrição de cada um deles, lembrando que existem vários outros hotéis. Apenas sugiro aqui os que são mais utilizados por estrangeiros e, logo, estão mais preparados.

South China Internacional Hotel – Também conhecido como Dongcheng International Hotel, é o hotel mais usado pelos viajantes a trabalho. Um dos motivos pode ser o fato de deste hotel sair um ônibus diariamente a caminho da Canton Fair. Não espere encontrar um super café da manhã, mas este já melhorou com o passar dos anos. A localização dele é ótima, podendo ir ate mesmo a pé para os mais movimentados pubs e restaurantes da região. É possível encontrar funcionários com um inglês razoável para lhe auxiliar no que for necessário.

Pullman Dongcheng – A rede de hotéis Pullman já é internacionalmente conhecida. Este, por sua vez, não poderia deixar de ser um ótimo hotel. Ali se encontram funcionários falando inglês e treinados para lhe atender. No Pullman Dongcheng há um restaurante comandado por um chef italiano. Neste hotel também se oferece a melhor massagem nos pés da região, o que pode ser útil após um dia de muita caminhada em uma feira grande. Outros serviços incluem auxílio com motoristas e cartões em chinês e inglês com endereço para táxis. Está igualmente bem localizado, próximo ao mercado público local, porém é preciso ir de táxi para bares e restaurantes. Por ser um hotel muito bem conhecido, não há problemas quanto a isso: taxistas conhecem o local. O café da manhã é completo.

Tangla Hotel – Anteriormente chamado de Royal Laggon Sofitel, esta rede possui dois hotéis em Dongcheng: um deles é o Golf Hotel e o outro, o Tangla Hotel. Recomendo o último. É dentro do Tangla Hotel que fica o BB Restaurat, uma churrascaria comandada por um chef brasileiro. Neste hotel, além do nosso delicioso churrasco há funcionários que falam inglês e oferecem acessoria completa com táxis e carros alugados com motorista, bem como um completo café da manhã. Este hotel fica dentro de um parque, o que garante o sossego e silencio para uma noite de sono, e a 5 minutos de carro dos restaurantes e bares. Aos que gostam de caminhada ao ar livre, a entrada para a ciclovia do parque encontra-se a poucos passos do hotel.

Wanda Hotel – Um dos mais novos da cidade, o Wanda se encontra junto a um complexo de shopping com o mesmo nome. Também bem localizado, este hotel fica a 5 minutos a pé do South China International hotel, necessitando, talvez, de carro para a rua dos bares e restaurantes. No shopping, é possível encontrar marcas conhecidas como Starbucks, Haagen Dasz e Pizza Hut. Como no Pullman, o café da manhã no Wanda também é completo e há funcionários falando inglês para lhe auxiliar.

Vale lembrar que não é necessário estar hospedado no South China Hotel para utilizar o serviço de ônibus para a feira: basta comprar a passagem. É recomendado comprar com no mínimo um dia de antecedência para garantir seu lugar.

Estes são só alguns hotéis da região, geralmente os mais utilizados e sem dúvida os mais indicados para estrangeiros. Muitos hotéis não estão preparados com funcionários falando inglês para atender os laowais (estrangeiros), por isso é importante tomar este pequeno cuidado para não ter grandes problemas por aqui.

Vale também ter alguém que more aqui para lhe ajudar, e manter o número dessa pessoa sempre em mãos.

Espero que vocês tenham gostado das dicas e que elas possam ser úteis na sua próxima viagem de negócios para a China. No próximo artigo darei mais dicas, dessa vez, de alguns restaurantes da região.

Bons negócios!

Related posts

Como é fazer pós-graduação em Pequim?

Júlia Rosa

China – Expatriado – O que é Diferente?

Christine Marote

China – Com Pompa, Circunstância… e $$

Christine Marote

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação