BrasileirasPeloMundo.com
Colômbia

Opções de esporte em Medellín

Medellín é uma cidade muito boa para a prática esportiva. Conhecida como a cidade da eterna primavera, seu clima agradável propicia e impulsiona a atividade física ao ar livre.

Medellín conta com uma vasta oferta esportiva que vai muito além do futebol. A ideia deste texto é mostrar onde e como é possível praticar desde esportes de alto rendimento, até simples atividades ao ar livre durante os fins de semana.

Para falar sobre a oferta esportiva em Medellín, é importante começar explicando sobre o INDER. O Instituto de Deportes y Recreación de Medellín é um equipamento da prefeitura de Medellín encarregado de fomentar o esporte, a atividade física e a recreação. Além de ser um agente de formação de cultura cidadã e transformação social. O INDER é um líder em desenvolvimento dos esportes, altamente eficiente e principal referência em projeção, construção e administração de infraestrutura esportiva. Com uma enorme gama de oferta de programas, o instituto visa sempre trabalhar por uma cidade equitativa e includente, respeitando e melhorando a vida dos habitantes da cidade.

Leia também: A surpreendente Medellín 

O Inder está por toda a cidade. O órgão conta com 351 placas esportivas (basquete, vôlei, poliesportivas), 144 quadras multifuncionais (futebol, tênis, squash, vôlei de praia, badminton, hóquei), 26 piscinas (olímpicas, subaquáticas, nado sincronizado, infantis), 126 academias (street workout, zona de barras, ao ar livre), 23 zonas ao ar livre (parede de escalada, fontes, parques infantis), 38 pistas (corrida, ciclismo, skate, patinação), 29 olímpicos (karatê, judô, hapkido, ginástica olímpica, taekwondo, esgrima), 26 ludotecas e 10 núcleos recreativos. Todos esses esportes estão ofertados para crianças e adultos. Além disso, a cidade conta com um programa de atividades e consultas para idosos. Desde fisioterapia, terapias em grupo, hidroginástica, jogos de mesa, entre outros. Existe também um programa para mulheres grávidas. O INDER oferece acompanhamento nutricional, aulas de yoga, aulas de dança, estimulação infantil e acompanhamento psicológico.

Algo que faz parte da infraestrutura do INDER, são as Unidades Deportivas. Esses espaços são centros onde se concentram as atividades esportivas disponíveis para a comunidade. Com 18 centros espalhados pelos bairros da cidade, esses espaços são administrados pelo INDER e neles você pode praticar desde uma simples sequência na academia ao ar livre, até um duelo de esgrima, ou apenas caminhar pela pista de corrida.

Unidad Deportiva Atanasio Girardot. Complexo de piscinas. Foto: Arquivo pessoal.

A maior e principal delas é a Unidad Deportiva  Atanasio Girardot. O complexo conta com mais de 30 disciplinas atléticas. Dentre elas, basquete, ciclismo, patinação, beisebol, rúgbi, karatê, vôlei de praia, academia ao ar livre, entre outros. O espaço começou a ser construído nos anos 40, começando pelo Diamante de Beisebol, a quadra de basquete e o estádio de futebol. O estádio é a grande referência do lugar. Ele recebe os jogos importantes da cidade, principalmente dos dois times mais famosos, Atlético Nacional e Medellín. Durante mais de 60 anos de história também recebeu importantes eventos, como a visita do Papa Juan Pablo II em 1986, a The Mrs. Carter Show World Tour – 2013 e a emocionante homenagem às vítimas da tragédia com o avião de Chapecó em 2016.

Leia também: Transporte público em Medellín

O melhor desse lugar, é que ele está bem localizado, próximo a uma estação de metrô. E além de tudo isso que ele oferece, você pode apenas caminhar, ou patinar pelo seu entorno, aproveitando o dia e desfrutando de uma atividade ao ar livre, gratuita.

Uma das atividades física mais estimulada é o ciclismo. Além de todo o incentivo da prefeitura ao uso da bicicleta como meio de transporte, uma das atletas colombianas mais famosa é a ciclista Mariana Pajon.  A ciclista conseguiu duas vezes a medalha de ouro olímpica em ciclismo BMX feminino, em Londres 2012 e na Rio 2016. Além de ser bicampeã olímpica, Mariana tem sido várias vezes campeã mundial, latino-americana e pan-americana. Ela é exemplo para crianças e adultos. Existe inclusive uma pista de ciclismo com seu nome em uma das unidades desportivas. Mas é possível usar a bicicleta apenas para diversão. Medellín conta com ciclofaixas que vão desde bairros menos favorecidos, até zonas mais abastadas. Aos domingos e feriados, algumas vias da cidade são transformadas em espaço para correr, pedalar, patinar ou apenas caminhar. Tudo isso em vários pontos da cidade e também organizados pelo INDER.

Como em muitos países do mundo, o futebol tem seu reinado, crianças e adultos vibram quando acontecem os jogos Atlético Nacional e Medellín. Mas aqui eu conheci outros esportes como por exemplo o ultimate. Um esporte em grupo onde se joga com um disco e que possui regras bem rígidas. La liga de Natación também é muito desenvolvida, com atletas reconhecidos e diversas modalidades. Assim como La liga de Patinaje que atrai muitas crianças às suas aulas. Durante um passeio pelo complexo do estádio, o mais interessante é ver tantas crianças realizando diferentes esportes. Os cidadãos têm orgulho e desfrutam muito de todo o incentivo à atividade física promovido pela cidade.

É importante lembrar que a grande maioria da oferta esportiva é gratuita e aberta a todos os interessados.

Related posts

Festas infantis na Colômbia

Thaís Lima Galetti

Mês do Amor e da Amizade na Colômbia

Lívia Maioli Soares

Desigualdade social na Colômbia

Thaís Lima Galetti

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação