BrasileirasPeloMundo.com
Áustria Turismo Pelo Mundo

Ópera de Viena, um lugar para incluir no seu roteiro

Viena, além de ser a capital da Áustria, também é considerada a capital da música clássica. Diversos ícones como Wolfgang Amadeus Mozart, Joseph Haydn, Ludwig van Beethoven, entre outros trabalharam na capital austríaca. A cidade, sem dúvida, respira música clássica.

E quando você vier à cidade, inclua no seu roteiro uma apresentação na Ópera de Viena. Para mim é, sem dúvida, o melhor espaço daqui para se assistir a qualquer concerto ou manifestação artística. É, também, o monumento mais lindo de Viena, por dentro é magnífico e cheio de detalhes, que você não se cansa de admirar. Foi inaugurado em 25 de maio de 1869, com a ópera Don Giovanni, de Wolfgang Amadeus Mozart. Já imaginou o quão grandioso isso deve ter sido? Outra coisa fascinante é ver a orquestra ao vivo tocando junto com o balé, uma experiência memorável.

Para quem não sabe, eu sou uma amante do balé e de operetas, e consagradas óperas também conquistaram meu coração. Em novembro do ano passado, assisti a THOSS/WHEELDON/ROBBIENS, um Ballet incrivelmente inspirador. Vale muito a pena ver esse espetáculo ou qualquer outro na ópera de Viena.

Leia também: Tudo que você precisa saber para morar na Áustria

Para muitas pessoas, balé ou ópera podem ser considerados arte melancólica e enfadonha, mas é possível mudar a sua forma de pensar e assistir ás obras apresentadas com um outro olhar.  Se você observar, a dança clássica é uma arte extremamente sexy, sob essa perspectiva, procure perceber que, através dos movimentos do corpo, podemos contar muitas histórias referentes aos sentimentos humanos, expressando os dramas da humanidade, como amor, ódio, paixão e leveza.

Muitas vezes assistimos a algumas apresentações artísticas sem saber previamente do que se trata, e talvez esse seja o motivo pelo o qual se perde o interesse por elas. Para facilitar o entendimento sobre uma apresentação de balé ou ópera, é preciso saber de antemão a história que será contada. Isso facilitará seu envolvimento com espetáculo e dará mais significado à obra apresentada. E de uma coisa você pode ter certeza, saber sobre o assunto anteriormente não tirará o elemento surpresa da apresentação, muito pelo contrário, seu olhar se tornará mais atento aos detalhes e você poderá ver as coisas com muito mais brilho e entusiasmo.

Agora vou dar algumas informações importantes que você precisa saber:

Filmar e fotografar

Você pode fotografar a ópera por dentro, enquanto não estiver acontecendo espetáculo. Quando as cortinas se abrem é estritamente proibido fotografia e filmagem no ambiente. Se quiser levar alguma recordação do espetáculo, aconselho comprar os livros que são vendidos durante o intervalo dos atos apresentados.

Ingressos – Como, quando comprar e quanto custa?

Ingressos precisam ser comprados com antecedência para que não haja nenhuma frustração. Vale ressaltar que os tickets estão disponíveis com 60 dias de antecedência no site da ópera. Os preços são acessíveis e cabem em qualquer orçamento, desde os tickets para assistir ao espetáculo em pé, até em lugares mais sofisticados.

Trajes – O que vestir?

Uma dúvida muito comum é sobre o que usar quando se vai assistir a um espetáculo na Ópera de Viena. E a resposta é muito simples, não se preocupe muito com os trajes. Nada de longo ou coisas pomposas, se arrume como fosse jantar num restaurante mais arrumadinho. Assim você estará vestido adequadamente para o ambiente da ópera e, até mesmo depois, estará confortável para ir a outro lugar. Você não será barrado na porta por conta de suas vestimentas, até porque tem muita gente que vai de tênis e calça jeans. Afinal, a ópera, apesar de ser pomposa, não é como se você estivesse indo para um baile.

Visita Guiada (Tour)- Conhecendo a Ópera por dentro

Agora, se você não puder assistir a um espetáculo, saiba que é possível fazer uma visita guiada, que dura aproximadamente 40 minutos, em inglês, alemão, espanhol, francês, italiano, espanhol, russo, japonês e chinês.

O valor do “tour” é de € 7,50

Recomendo que, mesmo quem for ao espetáculo e tenha interesse em ver outros ambientes em detalhes, vale a pena fazer o programa.

Ópera de Viena no verão

Se você gosta de Ballet ou Ópera, e não tem condições de investir em um ingresso, saiba que, no verão, o espetáculo é disponibilizado do lado de fora, precisamente ao lado da ópera, através de um telão enorme que transmite ao vivo o que acontece na ópera. É uma delícia assistir ao espetáculo ao ar livre. E há quem curta tanto, que leva taças e vinho para degustar durante a apresentação. A programação acontece em abril, maio, junho e setembro. A programação geral você também pode acessar no site da ópera de Viena

Serviço:

Como chegar:

– Linhas de metrô: U1, U2, U4 (Estação Karlsplatz ou Oper).

– Bonde: 1, 2, D, J, 62, 65.

– Ônibus: 59A

Informações adicionais: Site da Ópera de Viena

Como se diz em alemão, “Viel Spaß!”, bom divertimento!

Related posts

Puebla de Sanabria e suas feiras medievais

Thais Maciel Gomes

Haiti – Praias e mergulho no Haiti

Ana Maria Pereira

Quando ir a Dubai?

Juliana Perim

1 comentário

Ópera de Viena um lugar para incluir no seu roteiro - Kely pelo Mundo Março 20, 2017 at 9:22 am

[…] post foi publicado na minha coluna no site http://www.brasileiraspelomundo.com Um site incrível feito por mulheres expatriadas em diversos […]

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação