BrasileirasPeloMundo.com
Chile Turismo Pelo Mundo

Os encantos do Valle del Elqui no norte do Chile

Os encantos do Valle del Elqui no norte do Chile.

Ao norte de Santiago, na IV região (como denominam-se os estado chilenos), encontra-se um lugar belíssimo, desértico e místico com um clima agradável durante todo o ano, chamado Valle del Elqui.

Nessa região com várias vilas, podemos citar nesse post as principais para visitar em uma escapada de 4 a 5 dias na famosa Ruta de las Estrellas, que são: Cochiguaz, Pisco Elqui, Vicuña e Monte Grande.

Para chegar nessa região desde Santiago, existem duas formas: primeiro deverá ir a La Serena, que em ônibus a duração da viagem é de aproximadamente 06 horas, ou de avião que a duração da viagem é de aproximadamente 1 hora.

A partir de La Serena existem vários ônibus saindo do terminal rodoviário com destino a essas cidades, a mais próxima é Vicuña que está a 1 hora de viagem e a mais distante é Pisco Elqui que está aproximadamente 3 horas de viagem.

O lugar é totalmente místico, as vilas estão rodeadas pelas cordilheiras e entre as vilas algumas fazendas que se dedicam ao cultivo das uvas para fabricar o famoso pisco.

Atividades outdoor não faltam independente do horário, já que o céu nessa região é bem limpo e os tours astronômicos levam as pessoas para uma experiência maravilhosa, acompanhados sempre com uma boa taça de pisco sour.

Leia também: No Chile se fala chileno

Deixo um breve detalhe sobre essas charmosas vilas da Ruta de las Estrellas:

1 – Vicuña

Famosa pela arquitetura de adobe, entrega ao visitante não somente o ar pitoresco de uma vila parada no tempo, mas também um pouco de história da famosa escritora Gabriela Mistral em seu museu e biblioteca ou museu entomológico e da história natural, mas para os mais boêmios, é possível visitar a Industria de Pisco Capel e a Pisquera Alba ambas com degustações, e para os aptos as cervejas, não se preocupem pois não ficarão desconsolados, já que a cervejaria artesanal Guayacan também oferece visitas com degustações – e a cerveja típica é com sabor a papaia.

Além dessas atrações, nessa vila também tem um ótimo espaço para os vegetarianos e veganos, pois existe a opção de visitar o Eco Truly, um templo Hare Krishna que oferece um menu típico vegetariano com um toque indiano a um preço bem acessível, o local tem um mirador maravilhoso com vista para a cordilheira e também tem um templo no local, para aqueles que desejam fazer uma pausa para estar consigo mesmo.

Por está localizada em um vale entre as cordilheiras, é possível fazer trekking por alguns montes. Pela noite o espetáculo fica por conta das estrelas, onde é possível fazer vários tours astronômicos, entre eles o mais famoso que está no Cerro Mamalluca.

 Monte Grande

Vizinha de Vicuña – 30 quilômetros de distância – foi o berço da escritora Gabriela Mistral e onde seus restos mortais estão enterrados atualmente. A arquitetura é semelhante à cidade vizinha, com casas de adobes e o ar de que o tempo realmente não existe nesse lugar, onde toda a harmonia da natureza está sincronizada sem pressa para nada, apenas para contemplar as paisagens naturais.

3 – Cochiguaz

Está vilinha charmosa está localizada perto de Pisco Elqui entre montes e rios, perfeita para quem gosta de estar em contato com a natureza 100%, já que existem vários refúgios para campings. Devido a toda essa região estar em uma altura de quase 1500m sobre o nível do mar, e também graças à falta de poluição, o céu todas as noites derruba sobre as cabeças dos moradores um mar de estrelas.

Leia também: As quatro estações do ano no Chile

4 – Pisco Elqui 

A vila mais conhecida e mais turística da região, talvez pelo seu próprio nome remeter à famosa bebida nacional do país, e também por encontrar plantações e produções do pisco.

Os visitantes poderão conhecer a Pisqueira 3R, uma das principais da região, a visita inclui degustação. No centro da vila estão vários restaurantes e bares para a diversão noturna, e claro que não poderia faltar um observatório para fazer um tour astronômico, para conhecer a ciência das estrelas e planetas, e claro que o visitante estará aprendendo tudo com uma taça de pisco na mão.

Toda essa região oferece rotas para os amantes de trekking, mas também é possível conhecer a região sobre duas rodas, já que existem várias agências de viagens que alugam bicicletas e oferecem diversos serviços como: alugar bicicleta por um dia, alugar bicicleta + serviço em carro (metade do tour é operado em carro e a outra metade em bicicletas) e alugar bicicletas por mais de um dia.

Essa seria uma opção rápida e um pouco econômica para quem está visitando Santiago e dispõe de um tempo extra para explorar mais as terras chilenas e se encantar com o norte do pais que oferece além das paisagens maravilhosas uma atmosfera sensacional, vale a pena conhecer!

Related posts

Dicas de turismo perto de Düsseldorf

Maíra Nogueira

Destino de turismo nos EUA fora da rota tradicional do turista brasileiro

Lorrane Sengheiser

Museus do Vaticano

Raquel Gonçalves

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação