BrasileirasPeloMundo.com
Áustria

Outono na Áustria

Outono na Áustria.

Os dias ficam mais curtos e mais frios, as roupas de verão já foram guardadas para serem usadas novamente só no próximo ano (ou na próxima viagem ao Brasil, no meu caso), e aquele sentimento de saudade das férias começa. O inverno aqui no Tirol é longo, e precisamos estar preparados física- e psicologicamente para quando ele chega. O horário de verão acabou no final de outubro (esse ano no dia 26), e com ele se vão as chances de ver o sol depois do trabalho. E isso é o outono na Áustria: essa fase de transição.

Aqui no Tirol o sol se põe (ou se esconde) atrás das montanhas. No fim da tarde, apesar de ainda termos luz, não temos mais o calorzinho dos raios do astro rei. O fim da tarde também é relativo, uma vez que o sol se põe as 21:15 no dia mais longo do ano (solstício de verão) e as 16:25 no dia mais curto (solstício de inverno). A cada dia, entre o solstício de verão e o de inverno, o sol se põe 2 minutos mais cedo.

Leia também: Tudo que você precisa saber para morar na Áustria

O outono aqui tem suas tradições, começando pelas comidas. É a hora de voltar a preparar sopas, e aproveitando a época das abóboras, a tradicional sopa de abóbora não pode ficar de fora. Ah, e as castanhas… quem nunca comeu sopa de castanha, não sabe o que está perdendo! Além da sopa, a castanha assada ou cozida também é uma delícia, e é prato obrigatório nessa época.

ID-10023114Outra tradição de outono aqui da região do Tirol é o Törggelen, que é uma janta com diversos pratos de comida típica, originário da parte do Tirol que hoje pertence a Itália (Südtirol ou Alto Ádige). Essa janta pode levar horas até todos os pratos serem servidos, e é bem comum grupos de amigos ou do trabalho se reunirem para isso. Apesar de ser mais tradicional no Südtirol, aqui em Innsbruck vários restaurantes também servem Törggellen.

10723118_833410276692194_2133037653_nA estação com o melhor clima aqui no Tirol é sem dúvida o outono. O sol aparece com mais frequência, apesar de não esquentar mais tanto, e o clima é ótimo para fazer o que o pessoal adora: as trilhas. As cores e os sabores do outono são encantadores, e preciso confessar que gosto muito dessa época do ano.

Já os tiroleses amam o inverno, e não vêem a hora de poder colocar os esquis nos pés novamente. Na verdade, eles praticamente nascem com os esquis nos pés, eu diria. Para eles, o outono é a época de comprar os novos equipamentos, as novas roupas de inverno e se preparar para (a que para eles é) a melhor estação do ano.

Cada um aproveita a estação do seu jeito, mas uma coisa é certa, o outono aqui no Tirol arrasa!

Related posts

Transporte Público em Viena

Kely Martins

Hábitos adquiridos e perdidos na Áustria

Fernanda Stortecky

O Começo da minha vida na Áustria

Mariana Gonçalves

3 comentários

Mah Grando Novembro 11, 2014 at 1:28 pm

Linda as fotos Mari!
pena nao poder conhecer o tirol nessa epoca,
mas, o visual das montanhas completas de neve em um dia ensolarado de inverno é simplesmente magnifico. Voltaria todos os invernos!!!!!!!!!! Vai que rola? auhauahuhau!! beijos

Resposta
ackolb Novembro 12, 2014 at 8:08 pm

Eu moro na Suiça e aqui também é bem parecido, eu AMO principalmente as cores do outono, parece um quadro todas as cores e a luz deste céu entre inverno e verao! Degustaçao de vinho é uma das minhas fraquezas e sobre o Törggelen conta mais pra gente do que consiste esta janta de Törgellen! Vi googlando kkkk que consite de salsichas, bacon, diversas castanhas….. kkkk mas noa entendi exatamente, hum parece delicia, deu agua na boca! Adorei o texto! Parabens! 🙂

Resposta
Mariana Gonçalves Novembro 13, 2014 at 8:44 am

Oi Ana!
Sim, as cores do outono sao realmente lindas né!
Olha só, eu fiz um texto no meu blog pessoal contando tudo sobre o Törgellen, dá uma passada lá para conferir: http://tiroleando.com/2014/10/torggelen-sudtirol/
É realmente uma delícia, super recomendo! 🙂
Beijo!

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação