BrasileirasPeloMundo.com
Irlanda

Outono na Irlanda

outono irlanda

Ah o outono na Irlanda! O outono sempre foi minha estação favorita, principalmente porque não gosto de passar calor. Ainda que no Brasil as temperaturas não caiam tanto, já dá pra usar mangas longas, um cachecol de vez em quando e botas, claro! Sempre me senti mais elegante nessa época do ano e tinha muita curiosidade pra passar um outono no hemisfério norte e ver as folhas ficarem alaranjadas e caírem das árvores. No Brasil, a diferença entre as estações não é assim tão clara – pelo menos em São Paulo, de onde eu venho, no outono faz mais frio do que na primavera e no verão, mas não se vêem folhas caindo como nos filmes, não é?

Essa mudança marcada das estações era uma dos motivos que mais me animava quando eu pensava em vir pra Irlanda, mas é engraçado pensar no quão enganada eu estava. Escolhi vir em março, por exemplo, pois achava que as temperaturas já estariam mais amenas (seria primavera). No entanto, dei de cara com sensação térmica de -3, árvores totalmente secas e até mesmo neve!

As estações no hemisfério norte costumam ser o contrário das estações no hemisfério sul: enquanto é verão em um, é inverno no outro, certo? De acordo com o serviço meteorológico nacional irlandês, o Met Éirann, os meses de outono são setembro, outubro e novembro. No entanto, de acordo com o calendário irlandês, que é baseado em antigas tradições gaélicas que provavelmente se baseiam em antigos calendários celtas, o outono começa em agosto e vai até outubro, possivelmente uns dias de novembro também. Em irlandês, a estação outono é chamada de fómhar, que significa colheita.

outono irlanda
Início de Outono. Fonte: arquivo pessoal.

Este ano vivencio o meu quarto outono irlandês e ainda fico indecisa na hora de descrevê-lo, principalmente quando se fala de temperatura. Em 2014, por exemplo, lembro de ter feito 21 graus num ou outro dia em outubro. Pode parecer pouco, mas 21 graus na Irlanda é bem quente (por causa da umidade) e temperatura característica de verão! No geral, as temperaturas  registradas nessa época do ano ficam entre 13 e 17 graus, o que é bastante agradável e temperado.

Uma outra mudança visível nessa época do ano é a luz do dia. No verão os dias são claros até 10 ou mesmo 11 da noite, mas a escuridão chega cada vez mais cedo, principalmente após o mês de julho. Em setembro, por exemplo, o sol se põe por volta das 6 e meia da noite e após o Halloween, no fim de outubro, o inverno praticamente inicia, já que o horário de verão acaba e começa a escurecer muito mais cedo.

Agora, o que eu mais gosto no outono irlandês é sem dúvida, ver a paisagem mudar diante dos meus olhos. Pode parecer bobagem, mas eu ainda fico admirada com a beleza das folhas amarelas e alaranjadas caindo das árvores e dando um clima super romântico aos parques e ruas. É muito lindo! Pra quem gosta de fotografia, é um prato cheio e uma ótima oportunidade de lindas fotos serem tiradas.

outono irlanda
Jardins da Kylemore Abbey, interior da Irlanda. Fonte: arquivo pessoal.

Além disso, uma outra atividade perfeita pra essa época do ano é fazer caminhas pelas montanhas e parques. A paisagem é inspiradora, o clima é ameno e são tantas opções de lugares pelo país inteiro que fica difícil escolher! Uma ótima pedida é ir para algum dos parques nacionais, como Wicklow Montains ou o Killarney National Park. A flora e fauna dos parques já é vasta e única, mas com o outono, ganha tons de verde, vermelho, dourado, marrom e laranja, não há nada mais lindo.

Todo ano eu tento fazer algo do tipo e registrar a natureza nessa época, as lindas folhas infelizmente não duram por todo o outono, já que aqui venta muito e elas caem das árvores em poucas semanas. Além disso, as folhas caídas só são bonitas quando secas, e como já sabemos que chove muito na Irlanda, as folhas acabam grudando umas nas outras e ficando meio esquisitas. E falando em chuva, é válido lembrar que outubro, fim do outono, é um dos meses mais chuvosos do ano. Numa rápida pesquisa no Met Éirann, é possível observar que a média de chuva dos últimos quatro anos é de 79,0 milímetros pra esse mês, em comparação com 59,5 em setembro ou 56,0 em julho. Outubro pode ser o mês mais chuvoso do ano, seguido de agosto (73,3), novembro (72,9) e dezembro (72,7).

outono irlanda
A mudança das cores no outono. Fonte: arquivo pessoal.

Outra coisa bastante comum no outono são os festivais e eventos esportivos – festivais de música, comida e atrações acontecem no país inteiro – com destaque para os festivais de colheita, que existem desde os tempos pagãos como forma de gratidão e celebração entre família e comunidade. Em Waterford há o festival Waterford Harvest Festival que foca nos alimentos e como ele chega até os nosso pratos desde a fazenda.

Numa outra cidade irlandesa, Rosscahill (no condado de Galway), há um evento chamado Samhain Winter Garden que destaca a beleza de jardins com folhagem únicas e celebrações com banquetes feitos com os alimentos da colheita dos jardins. No fim de outubro também dá pra participar do Bram Stoker Festival, que celebra o autor de Drácula, que é irlandês. Há eventos literários, concertos de música gótica, peças de teatro, performances e tours noturnos.

O outono é uma linda e charmosa estação e vale muito a pena visitar a Irlanda nessa época do ano, mesmo enfrentando chuva. A temperatura equilibrada (nem muito alta nem muito baixa), as lindas paisagens e folhagem das árvores faz valer a pena!

Related posts

Bicicletas em Dublin

Bárbara Hernandes

Posso votar na Irlanda?

Karina Macmullan

O desafio de trabalhar como autônomo ou freelancer na Irlanda

Luciana Damasceno

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação