BrasileirasPeloMundo.com
Dicas para passar o inverno Lituânia

Para entender o clima da Lituânia

Para entender o clima da Lituânia

Depois de passar um ano na Lituânia, agora já conseguimos entender (pelo menos um pouquinho mais) como funciona o clima por aqui. E, para a nossa surpresa e de muitas outras pessoas, faz, sim, calor no país. Por poucos meses, mas faz!

Os desafios do inverno na Lituânia

Quando eu e meu marido chegamos no país era um gélido mês de janeiro. Saímos dos 30 e tantos graus do verão brasileiro e desembarcamos nos -10°C do inverno lituano (um mês depois estava -22°C). Sabe aquelas roupas que a gente acha que vão aguentar o frio? Pois é… elas não aguentam. Mas confesso que estava um dia lindo. Logo que o avião pousou a gente percebeu que estava nevando e lá fora estava tudo branquinho, branquinho!

Já no nosso segundo dia fomos para um shopping para comprar roupas e sapatos apropriados. O bom é que estava tudo em promoção, então, a gente nem precisou gastar muito para não congelarmos. Para vocês terem uma ideia, os casacos custaram cerca de 20 euros, cachecóis de lã (que são MUITO quentinhos) saíram por cerca de 10 euros.

E algumas dicas importantes na hora de escolher as roupas de frio:

  • O casaco precisa ter touca, se tiver aqueles pelinhos ao redor da touca melhor ainda, pois eles são bem úteis quando está nevando para manter a neve longo do rosto.
  • Os casacos também precisam ser compridos, quanto mais comprido, menos frio você vai sentir.
  • Opte por blusas, luvas e meias de lã. Elas o manterão mais quentinhos
  • Sabe aquelas luvas que não têm a separação para os dedos? Elas são as mais indicadas se você sente muito frio nas mãos.
  • Nos dias mais frios será preciso usar mais de uma camada de roupa, portanto, tenha meias-calças e camisetas à mão, sempre.
  • E, lembre-se, dentro de qualquer edifício há aquecimento, ou seja, você não ficará com frio.

O que ficou mais caro na operação “não deixe os brasileiros morrerem de frio” foram as botas. Elas precisam ser impermeáveis, ter solado de borracha grosso o suficiente para não deixar o frio passar. Algumas ainda contam com um forro de lã. Cada uma saiu por 50 euros, mais ou menos.

Outra coisa bastante desafiadora, principalmente no nosso segundo inverno, foi o gelo. Ele se forma quando a temperatura oscila entre poucos graus positivos e poucos graus negativos. Aí, neva. Depois, a neve derrete e a água congela, formando aquela fina camada de gelo sobre as ruas e calçadas.

Dito isto, é essencial tomar bastante cuidado para andar nas ruas nestas condições. Você pode cair sim, e nós vimos várias pessoas caindo por causa disto. Há vários trabalhadores que jogam sal e areia por cima deste gelo, portanto, opte por andar por esses lugares. Afinal, você não vai querer parar no hospital com um braço ou pulso quebrado, certo?

E, por último, mas não menos importante, utilize sempre protetor labial e hidratantes de qualidade. A pele fica muito ressecada durante o inverno por causa das temperaturas baixas e dos banhos quentes.

Quando a primavera chega

Lá para o final de abril, as temperaturas já estarão mais altas, por volta dos 15°C a máxima. O sol aparece mais, os dias vão ficando mais longos, as primeiras flores e folhas verdes voltam a aparecer. Até mesmo a quantidade de pessoas nas ruas aumenta. Conforme a estação avança dá para perceber que as cidades vão ganhando vida.

Por mais que não faça muito frio mais é preciso seguir o conselho de mãe e sempre levar uma blusa quando sair de casa. Isto porque no fim do dia sempre esfria.

Leia também: Custo de vida na Lituânia

Mas, como as temperaturas já estão mais agradáveis, acaba sendo um convite para passeios pelo parque (e em Vilnius são vários). Aproveite para tomar um café, ou uma cerveja, nos vários restaurantes espalhados pela cidade.

E, uma dica importante, se você tem rinite alérgica, ou alergia a pólen este pode ser uma período um pouco crítico. Isto porque há pólen por toda parte e em quantidade enormes. É possível ver aquele pó amarelo se acumulando pelas ruas e na sacada do apartamento. Quando chove, pequenas poças com o tal pó amarelo ficam visíveis. Então, tenha sempre um anti-histamínico em mãos.

Outra característica importante da primavera na Lituânia é a quantidade de insetos voando por todos os lados. Aquelas vespas enormes, besouros e outros tantos. Se você é daqueles que se incomoda com eles, então, pode passar um repelente e problema resolvido.

Aproveite o verão

Para quase todos os lituanos esta é considerada a melhor estação do ano. Isto porque os dias são praticamente intermináveis (em junho amanhece às 4 da manhã e fica claro até as dez e meia da noite) e as temperaturas, um grande convite para aproveitar o dia.

Para quem pensa que só de frio vive o país está bem enganado. Nós vivenciamos dias com temperaturas de 33°C, e, eu garanto, não foram muito agradáveis. Isto porque o país está preparado para o frio, com isolamento térmico e janelas duplas na maioria dos lugares.

Leia também: Permissão de residência na Lituânia

Apesar do sufoco, os dias de calor duram pouco, geralmente dois a três dias, depois a temperatura volta a baixar e a fazer máximas de pouco mais de 20°C. E, mesmo durante os dias mais quentes, à noite a temperatura fica bem agradável.

O verão é a época ideal para visitar as cidades litorâneas de Klaipėda, Nida e Palanga, que, aliás, ficam lotadas até meados de agosto. Ir curtir o lago em Trakai também é um ótimo passeio, bem como ficar às margens do rio Neris em Vilnius. O que não faltam são atividades pelo país inteiro. Há ainda os passeios de balão de ar quente em Vilnius. Quem já fez, garante que é inesquecível.

O colorido do outono

E finalmente chegamos a uma das estações mais bonitas, o outono. É nesta época que as árvores vão ganhando cores amarelas, marrons e laranja. A cidade inteira se veste destes tons para dizer adeus aos dias quentes e avisar que o inverno está chegando.

Os dias vão ficando mais curtos aos poucos, as temperaturas caindo pouco a pouco, mas ainda dá para aproveitar algumas atividades ao ar livre. As mesas dos bares e restaurante vão voltando para dentro do estabelecimento e as coisas vão se acalmando pouco a pouco, até que os primeiros flocos de neve caiam.

Depois de pouco mais de um ano no país, é possível dizer que são pelo menos duas Lituânias, uma no verão e outra no inverno. Tudo se transforma. E quem conheceu a cidade em uma estação, deve voltar em outra para apreciar cada uma das belezas e atrações que elas oferecem!

Espero que vocês tenham gostado! Qualquer dúvida podem deixar nos comentários abaixo que eu sempre respondo. Até a próxima.

Related posts

Como tirar visto para morar na Lituânia

Carolina Romeiro

Atividades de inverno na Holanda

Roberta Veronezi Figueiredo

Dica de turismo: Aráchova, a Mykonos do inverno grego

Marina Lemgruber

2 comentários

Maria Lúcia Romeiro Setembro 1, 2019 at 2:38 pm

Adorei o artigo! A gente mais perto de um lugar tão distante. Pretendo visitar em breve, mas no verão!!

Resposta
Carolina Romeiro Setembro 1, 2019 at 9:24 pm

=)

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação