BrasileirasPeloMundo.com
África do Sul Páscoa Pelo Mundo

Páscoa na África do Sul

Abril é um mês muito feliz para mim, primeiro porque é o mês do meu aniversário e segundo porque, normalmente, é o mês da Páscoa. E como é a Páscoa na África do Sul?

Na África do Sul o feriado tem 4 dias (de sexta a segunda) e geralmente as famílias viajam para o litoral para aproveitar o último mês antes do início do inverno. As tradições que envolvem este feriado cristão são bastante parecidas com as brasileiras mas tem uma que é super forte por aqui que me chamou a atenção justamente por não termos no Brasil e vou dividir com vocês:

Hot cross buns: sem eles no café da manhã a Sexta-Feira Santa sul-africana não é a mesma. São pães pequenos, doces, levemente apimentados e muito saborosos que podem ter recheios variados, porém o mais tradicional é o com uva passas; todos têm uma cruz em cima, feita com açúcar de confeiteiro ou creme, que simboliza a crucificação de Cristo. Eles tem “hot” (quente) no nome porque antigamente eram vendidos quentes; hoje em dia, não mais.

hotcrossbuns
Hot cross buns

Diz a superstição que se você dividir um “Hot cross bun“com um amigo, em uma Sexta-Feira Santa, a amizade será eterna. A tradição de ter esses pãezinhos na Páscoa iniciou-se em 1361, quando um monge chamado Thomas Rockcliffe começou a darHot cross bunspara os pobres de St Albans, Inglaterra, na Sexta-Feira Santa, e a partir desta data os pãezinhos marcam presença e fazem história em países como Canadá, Nova Zelândia, Reino Unido e África do Sul. Essa tradição da Páscoa conquistou tanto o paladar do povo sul-africano que agora é possível encontrar “Hot cross buns” nos mercados o ano inteiro. Delícia!

Nos mercados, em Johannesburgo, um pacote com 6 unidades do “Hot cross buns” custa, em média, 4 reais. Para quem interessar, segue aqui a receita tradicional desta delícia, publicada no blog sobre a minha vida na África do Sul.

A mensagem mais profunda que a Páscoa nos traz é a de celebração da vida e o renascimento, a renovação. E é neste lindo cenário que, muito agradecida por tudo que vivi por 2 anos neste país tão especial, eu me despeço da vida sul-africana com um “até breve”.

Hora de aumentar o som e apertar o play para ver o vídeo que fiz, de 30 segundos, da minha feliz e já saudosa experiência morando na África do Sul:

 

Recebi ontem essa imagem da Ilana Friedman, dona da Magical Moments, ONG para a qual trabalhei por 2 anos na África do Sul, tradução: “A vida não é sobre todos os passos que você teve que tomar, ou todos os locais por onde passou, é sobre as pegadas que você deixa para trás”.

Aqui deixo minhas “pegadas” de carinho e amor, para um dia revê-las. É hora de mudar, de renovar, de começar uma nova vida… em Nova Iorque, nos EUA! Deixo vocês na mão de uma grande e querida amiga, feita em terras Waka Waka, que certamente vai contar muito mais sobre a vida na África do Sul. Boa sorte, Mi !!!

DSC_6928
Valeu Waka Waka

E vida que segue…. em breve meu primeiro texto direto de Nova Iorque aqui. Desejo uma Feliz Páscoa a todos, com muita paz, saúde e união, e que independentemente de opção religiosa, os ensinamentos e exemplos de Cristo sirvam para refletirmos e nos tornarmos pessoas sempre melhores.

   Eu vou… e levo tudo e todos, comigo, no meu coração.

     WAKA WAKA, OBRIGADA, THANK YOU, SIYABONGA África do Sul !

IMG_2074
De mudança para Nova York.

Leia sobre a Páscoa pelo Mundo!

Related posts

Páscoa na Bélgica

Bia Noronha

Tradições da Páscoa na Polônia

Gizelli Gliwic

Como é a Páscoa na Suíça?

Janaína Abreu

6 comentários

Jane Abril 2, 2015 at 12:11 pm

Como sempre amei!!!!

Resposta
Debora L. Juneck Abril 6, 2015 at 7:28 pm

😀

Resposta
Páscoa pelo Mundo! Abril 5, 2015 at 2:09 pm

[…] África do Sul – o costume é de as famílias viajarem juntas para alguma praia, na sexta feira tem que ter o Hot Cross Bun (pãozinho doce) e o pintinho é mais popular do que o coelhinho da Páscoa. […]

Resposta
Debora L. Juneck Abril 6, 2015 at 7:28 pm

😀

Resposta
Cintia Abril 6, 2015 at 6:40 am

Lindo texto de despedida Débora. Boa sorte na nova jornada. Abs

Resposta
Debora L. Juneck Abril 6, 2015 at 7:27 pm

Muito obrigada, Cintia.

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação