Abril é um mês muito feliz para mim, primeiro porque é o mês do meu aniversário e segundo porque, normalmente, é o mês da Páscoa. E como é a Páscoa na África do Sul?
Na África do Sul o feriado tem 4 dias (de sexta a segunda) e geralmente as famílias viajam para o litoral para aproveitar o último mês antes do início do inverno. As tradições que envolvem este feriado cristão são bastante parecidas com as brasileiras mas tem uma que é super forte por aqui que me chamou a atenção justamente por não termos no Brasil e vou dividir com vocês:
“Hot cross buns“: sem eles no café da manhã a Sexta-Feira Santa sul-africana não é a mesma. São pães pequenos, doces, levemente apimentados e muito saborosos que podem ter recheios variados, porém o mais tradicional é o com uva passas; todos têm uma cruz em cima, feita com açúcar de confeiteiro ou creme, que simboliza a crucificação de Cristo. Eles tem “hot” (quente) no nome porque antigamente eram vendidos quentes; hoje em dia, não mais.
Diz a superstição que se você dividir um “Hot cross bun“com um amigo, em uma Sexta-Feira Santa, a amizade será eterna. A tradição de ter esses pãezinhos na Páscoa iniciou-se em 1361, quando um monge chamado Thomas Rockcliffe começou a dar “Hot cross buns” para os pobres de St Albans, Inglaterra, na Sexta-Feira Santa, e a partir desta data os pãezinhos marcam presença e fazem história em países como Canadá, Nova Zelândia, Reino Unido e África do Sul. Essa tradição da Páscoa conquistou tanto o paladar do povo sul-africano que agora é possível encontrar “Hot cross buns” nos mercados o ano inteiro. Delícia!
Nos mercados, em Johannesburgo, um pacote com 6 unidades do “Hot cross buns” custa, em média, 4 reais. Para quem interessar, segue aqui a receita tradicional desta delícia, publicada no blog sobre a minha vida na África do Sul.
A mensagem mais profunda que a Páscoa nos traz é a de celebração da vida e o renascimento, a renovação. E é neste lindo cenário que, muito agradecida por tudo que vivi por 2 anos neste país tão especial, eu me despeço da vida sul-africana com um “até breve”.
Hora de aumentar o som e apertar o play para ver o vídeo que fiz, de 30 segundos, da minha feliz e já saudosa experiência morando na África do Sul:
Aqui deixo minhas “pegadas” de carinho e amor, para um dia revê-las. É hora de mudar, de renovar, de começar uma nova vida… em Nova Iorque, nos EUA! Deixo vocês na mão de uma grande e querida amiga, feita em terras Waka Waka, que certamente vai contar muito mais sobre a vida na África do Sul. Boa sorte, Mi !!!
E vida que segue…. em breve meu primeiro texto direto de Nova Iorque aqui. Desejo uma Feliz Páscoa a todos, com muita paz, saúde e união, e que independentemente de opção religiosa, os ensinamentos e exemplos de Cristo sirvam para refletirmos e nos tornarmos pessoas sempre melhores.
Eu vou… e levo tudo e todos, comigo, no meu coração.
WAKA WAKA, OBRIGADA, THANK YOU, SIYABONGA África do Sul !
Leia sobre a Páscoa pelo Mundo!
6 Comments
Como sempre amei!!!!
😀
Pingback: Páscoa pelo Mundo!
😀
Lindo texto de despedida Débora. Boa sorte na nova jornada. Abs
Muito obrigada, Cintia.