BrasileirasPeloMundo.com
Bélgica Páscoa Pelo Mundo

Páscoa na Bélgica

A Bélgica, assim como o Brasil teve em sua história uma grande influência católica e por isso a Páscoa é também celebrada, no entanto com algumas diferenças e particularidades.

O significado dessa data por aqui ainda é bem ligado a toda a história de Cristo, porém ao longo do tempo o país foi perdendo suas ligações com a Igreja católica, sendo hoje em dia um Estado laico com sua população tendo uma grande diversidade religiosa, então pra muitos o significado religioso se perdeu, se transformando simplesmente em mais um feriado ao longo do ano. Por isso, no país do chocolate, a Páscoa acaba virando pra muitos mais um bom motivo para se entupir do mesmo!

No entanto por aqui o conhecido coelhinho que vem nos visitar no Brasil não tem assim tanta importância, quem trás os ovos para os belgas são os sinos! Sim, os sinos da igreja são os responsáveis por trazer e espalhar os ovinhos de chocolate pelo país e depois temos que procurá­-los.

A história segundo a tradição é que durante os dois dias antes da ressurreição que os sinos da igreja não tocam eles vão até Roma e no domingo, quando voltam, eles tocam e espalham ovinhos de chocolates por toda a cidade! Por isso uma das tradições por aqui é a caça aos ovos, não é raro no domingo de Páscoa se encontrar crianças nos jardins, parques, até nas ruas, à procura dos seus ovinhos escondidos. Estes aqui, ao contrário do Brasil, são normalmente bem pequenos, mais ou menos do tamanho de ovos de codornas.

Leia também: Páscoa na Espanha

Outro que também é um grande protagonista nessa época substituindo o coelho é o pintinho, pelas lojas e objetos de decoração encontramos vários desenhos, estátuas, pelúcias do filho da galinha. O simbolismo é mais ou menos o mesmo do ovo, ligado a idéia de nascimento, à ressurreição. Isso tudo não impede que devido as influências estrangeiras o coelho tenha chegado também por essas bandas, então no final temos uma mistura de pintinhos, coelhos e ainda, a história dos sinos!

A Páscoa é também época de férias para os estudantes, durante duas semanas as escolas dão uma pausa, então muitos aproveitam para viajar, ou estão em casa estudando para a semana de provas que começa normalmente no fim do mês de maio. Mesmo para aqueles que trabalham, existe a chance de aproveitar um pouco o feriado, apesar do dia de folga aqui ser o domingo ao invés da sexta­-feira, nós temos por aqui um bom hábito: Quando os feriados caem num domingo a segunda­-feira acaba sendo um dia de recuperação do feriado, possibilitando pelo menos um longo final de semana para todo mundo!

Leia também: Páscoa na Bulgária

Eu, como estudante, ainda estou um pouco afundada em trabalhos e estudos, porém vou certamente aproveitar o período para dar uma descansada, me afundar nos maravilhosos chocolates nacionais, ver meus amigos e família! Assim eu espero que todo mundo possa aproveitar a data para seu descanso, sua gulodice, sua celebração religiosa (se tiver) e seus entes queridos!

Boa Páscoa para vocês!

Related posts

Curiosidades sobre o verão na Bélgica

Bia Noronha

Páscoa na Lituânia: conheça as tradições

Carolina Romeiro

O que deixo e o que levo da Bélgica

Marcela Bueno

5 comentários

Ana Cristina Kolb Abril 19, 2014 at 1:48 am

Otima pascoa pra voce querida BIA!!!!!! Bjus 🙂

Resposta
Fernanda Franco Abril 21, 2014 at 11:51 pm

Espero que tenha tido uma otima Pascoa, Bia! Chocolate….hummm delicia! Pra mim, todo dia eh dia de chocolate! Hehe xx

Resposta
Ana Paula Janeiro 27, 2015 at 9:14 pm

Estou pretendo viajar pra Belgica na semana de Pascoa, moro na Noruega e aqui e feriado quase a semana toda. Potanto gostaria q vc me informasse quais sao os dias de feriado dai, e se vale a pena viajar durante essa semana, ja que tudo pode estar fechado. Obrigada por me responder!

Resposta
Bia de Noronha Janeiro 30, 2015 at 5:33 pm

Olá Ana Paula!

Desculpe a demora…
Eu estou agora morando em Lisboa, porém, pelo que sei esse ano o feriado mesmo é dia 6 de abril.
O que pode acontecer é que a cidade esteja mais vazia, pois é época de férias, mas se você estiver aproveitando como turista terá com certeza muitas coisas legais pra se fazer, sem problemas! 🙂

Resposta
Páscoa pelo Mundo! Abril 5, 2015 at 2:14 pm

[…] Bélgica – por ser um estado laico, mas que teve o cristianismo na sua história, a Páscoa existe, mas hoje é vista mais como um feriado escolar e longo. As escolas costumam parar por duas semanas. O chocolate na forma de ovos, coelhos ou galinhas é a atração entre as crianças. Mas quem traz os ovos são os sinos das igrejas e não os coelhinhos! […]

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação