BrasileirasPeloMundo.com
França Páscoa Pelo Mundo

Páscoa na França

A primeira coisa que pensamos quando se fala em Páscoa são os ovos de chocolate. Porém o significado da Páscoa vai muito além disso . Em francês Páscoa é Pâques, palavra que vem originalmente do hebreu Pessach, e significa “passagem”.

Aqui na França , considerado um dos países mais católicos na Europa, também se comemora a Páscoa, mas com algumas diferenças do Brasil. No Brasil , por exemplo , a sexta-feira da Paixão é feriado municipal , aqui não, por outro lado na segunda-feira de Páscoa não é feriado no Brasil mas na França sim!

Primeiro ponto diferente  é que na quinta-feira Santa, a que precede a Páscoa, os sinos de todas as igrejas já não tocam e contamos para as crianças que é porque os sinos foram voando até Roma e lá vão ser abençoados pelo Papa, e na volta vem cheios de ovos de Páscoa que vão balançando e deixando pelos jardins, casas e apartamentos por todo o caminho.

 Mas as diferenças não mudam apenas com os países. Na Alsácia , uma região francesa que faz fronteira com a Alemanha , que aliás já mudou de nacionalidade cinco vezes durante toda sua história , ora foi território da França ora da Alemanha ,  eles conservaram alguns costumes alemães como por exemplo quem traz o ovo de Páscoa é o coelho ! Então no sábado de Páscoa , as crianças montam um ninho bem confortável para o coelhinho deixar lá os ovos.

Já no restante da França a criançada vai à caça aos ovinhos escondidos, que foram espalhados pelos sinos das igrejas.

Mas por que ovos ? E coelhos?

Bom coelhos não botam ovos, porém eles estão intimamente ligados com a Páscoa. Uns dizem que os coelhos são associados a fertilidade e à vida, pois se reproduzem muito e rapidamente. Quanto aos ovos , a mesma coisa pois simbolizam a vida . Outros dizem que como durante a quaresma estava proibido de comer ovos , então as pessoas recolhiam, coziam e enfeitavam com desenhos para oferecer mais tarde ovos duros às crianças no dia de Páscoa já que os ovos de chocolate só vieram muito mais tarde , inventados pelos confeiteiros franceses , é claro!!

Peixes de Páscoa

Outro ponto interessante é que no Brasil comemos o famoso bacalhau, aqui a gente come um de-li-ci-o-so pernil de cordeiro (em francês gigot d’agneau).

Porquê ? Por que o cordeiro faz uma alusão a inocência e obediência do animal, assim como o também significa o sacrifício de Cristo pelos pecados do Homem (“Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo…” , aqui um trecho da oração).

3-No supermercado

Apesar de muitos franceses não serem religiosos ,  a Páscoa não deixa de ser comemorada , porém ela ganha outra conotação : a da chegada da Primavera , pois ao final de tantos meses sem luz nem sol, a primavera chega linda , florindo todos os parques, as árvores que antes estavam secas , as varandas ficam todas enfeitadas , é pura alegria!

Então, boa caça aos ovos e o mais importante é esta Passagem da Páscoa (sem querer ser redundante) seja repleta de bons momentos seja em família ou com pessoas queridas!

Related posts

Entrevista com a Chef Alessandra Montagne da França

Ana Lozon

O mês da Galete de Reis na França

Lilian Moritz

Vivendo e viajando em paz com a comida

Júlia Lainetti

2 comentários

Fernanda Franco Abril 22, 2014 at 12:00 am

Espero que tenha tido uma otima Pascoa, Ana! Bacana o seu texto! xx

Resposta
Irany Abril 1, 2015 at 7:07 pm

Ana, que explicação bacana, obrigada por compartilhar e dar esta aula querida! Que você tenha uma ótima e abençoanda Páscoa!

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação