BrasileirasPeloMundo.com
França Páscoa Pelo Mundo

Páscoa na França

A primeira coisa que pensamos quando se fala em Páscoa são os ovos de chocolate. Porém o significado da Páscoa vai muito além disso . Em francês Páscoa é Pâques, palavra que vem originalmente do hebreu Pessach, e significa “passagem”.

Aqui na França , considerado um dos países mais católicos na Europa, também se comemora a Páscoa, mas com algumas diferenças do Brasil. No Brasil , por exemplo , a sexta-feira da Paixão é feriado municipal , aqui não, por outro lado na segunda-feira de Páscoa não é feriado no Brasil mas na França sim!

Primeiro ponto diferente  é que na quinta-feira Santa, a que precede a Páscoa, os sinos de todas as igrejas já não tocam e contamos para as crianças que é porque os sinos foram voando até Roma e lá vão ser abençoados pelo Papa, e na volta vem cheios de ovos de Páscoa que vão balançando e deixando pelos jardins, casas e apartamentos por todo o caminho.

 Mas as diferenças não mudam apenas com os países. Na Alsácia , uma região francesa que faz fronteira com a Alemanha , que aliás já mudou de nacionalidade cinco vezes durante toda sua história , ora foi território da França ora da Alemanha ,  eles conservaram alguns costumes alemães como por exemplo quem traz o ovo de Páscoa é o coelho ! Então no sábado de Páscoa , as crianças montam um ninho bem confortável para o coelhinho deixar lá os ovos.

Já no restante da França a criançada vai à caça aos ovinhos escondidos, que foram espalhados pelos sinos das igrejas.

Mas por que ovos ? E coelhos?

Bom coelhos não botam ovos, porém eles estão intimamente ligados com a Páscoa. Uns dizem que os coelhos são associados a fertilidade e à vida, pois se reproduzem muito e rapidamente. Quanto aos ovos , a mesma coisa pois simbolizam a vida . Outros dizem que como durante a quaresma estava proibido de comer ovos , então as pessoas recolhiam, coziam e enfeitavam com desenhos para oferecer mais tarde ovos duros às crianças no dia de Páscoa já que os ovos de chocolate só vieram muito mais tarde , inventados pelos confeiteiros franceses , é claro!!

Peixes de Páscoa

Outro ponto interessante é que no Brasil comemos o famoso bacalhau, aqui a gente come um de-li-ci-o-so pernil de cordeiro (em francês gigot d’agneau).

Porquê ? Por que o cordeiro faz uma alusão a inocência e obediência do animal, assim como o também significa o sacrifício de Cristo pelos pecados do Homem (“Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo…” , aqui um trecho da oração).

3-No supermercado

Apesar de muitos franceses não serem religiosos ,  a Páscoa não deixa de ser comemorada , porém ela ganha outra conotação : a da chegada da Primavera , pois ao final de tantos meses sem luz nem sol, a primavera chega linda , florindo todos os parques, as árvores que antes estavam secas , as varandas ficam todas enfeitadas , é pura alegria!

Então, boa caça aos ovos e o mais importante é esta Passagem da Páscoa (sem querer ser redundante) seja repleta de bons momentos seja em família ou com pessoas queridas!

Related posts

Como pagar por seus estudos na França

Laura Maciel

Voluntária na Copa do Mundo Feminina

Júlia Lainetti

Como solicitar a residência ou residência permanente na França?

Marcella Delfraro

2 comentários

Fernanda Franco Abril 22, 2014 at 12:00 am

Espero que tenha tido uma otima Pascoa, Ana! Bacana o seu texto! xx

Resposta
Irany Abril 1, 2015 at 7:07 pm

Ana, que explicação bacana, obrigada por compartilhar e dar esta aula querida! Que você tenha uma ótima e abençoanda Páscoa!

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação