BrasileirasPeloMundo.com
Holanda Páscoa Pelo Mundo

Páscoa na Holanda

Uma das coisas que acho mais bacanas aqui é o costume de enfeitar a casa para as mais variadas datas e ocasiões. E, claro, que na Páscoa na Holanda não podia ser diferente. Nessa época as lojas de departamentos vendem não só os famosos coelhinhos, mas também pintinhos e até mesmo patinhos. Portanto, a cor predominante é o amarelo. Guardanapos, copos e pratos descartáveis têm como principal tema esses animaizinhos. É possível também comprar kits de pintura para os ovos, já que é tradição pintar os ovos cozidos de galinha.

Dias antes, tanto na escola quanto em casa, as crianças começam a preparar os ovos e outros enfeites para a Páscoa (Pasen). Muitas famílias fazem a árvore da Páscoa, que é normalmente, uma árvore pequena seca, onde se penduram os coelhos, patos, pintinhos, laços, e o que mais se queira. Velas e flores também fazem parte da decoração.

O costume de se presentear com ovos de chocolates grandes e caros não é comum aqui, até existem, mas para encontra–los só mesmo em lojas especializadas. Nos supermercados e nas lojas de departamento, o que se encontra e é com o que se presenteia, são os pequenos ovinhos de chocolate vendidos em saquinhos, caixas de marshmallows em forma de pintinhos e patinhos, caixas de bombons e coelhos de chocolate. Essas guloseimas, são escondidas pela casa, pelo jardim e já vi até mesmo em parques para que as crianças as descubram no Primeiro Dia de Páscoa (Eerste Paasdag).

Aqui não se comemora a Sexta- feira da Paixão, e existe (como dito acima) o Primeiro Dia de Páscoa (Eerste Paasdag) e o Segundo dia de Páscoa (Tweede Paasdag).

No Primeiro Dia de Páscoa (Eerste Paasdag) geralmente as famílias se reúnem para um brunch composto por ovos, salmão e outros peixes defumados, além dos queijos e o tradicional Pão de Páscoa (Paastol) feito com passas , cerejas e pasta de amêndoas. Outras guloseimas também podem estar presentes. Depois da refeição, as crianças começam a caça aos ovinhos e outros doces e podem levar um tempão na brincadeira.

Já o Segundo dia de Páscoa (Tweede Paasdag) é numa segunda-feira e portanto feriado nacional, nesse dia as pessoas aproveitam para fazer as mais variadas atividades desde passear em parques e praias (se o tempo permitir) até compras nas grandes lojas de departamento e jardinagem. Em algumas cidades há a Fogueira de Páscoa (Paasvuur) e mercados de Páscoa., além de outros festivais.

Termino por aqui desejando Prettige Paasdagen (Feliz Páscoa!)

Leia sobre a Páscoa pelo Mundo!

Related posts

Deixando os Estados Unidos em busca de uma vida melhor

Paula Dalcin Martins

A Semana Santa nas Filipinas

Danyella Proença

Sistema de ensino holandês

Melissa Alfeu

3 comentários

Cristiane leme Abril 15, 2014 at 11:22 am

Amei!!! Tudo tão parecido com as tradições daqui… agora entendo porque minha amiga holandesa se adaptou e se integrou tão rápido!! Vrolijk Pasen !

Resposta
Cintia Abril 15, 2014 at 3:35 pm

Oi Cris, verdade..também achei bem parecida quando li seu artigo…quem será que influenciou quem ?;)

Resposta
Kellen Agosto 24, 2016 at 1:35 pm

Oi Cintia,
Bom dia
Como fasso para entra em contato com vc tenho várias dúvidas
De já agradeco
Kellen

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação