BrasileirasPeloMundo.com
Páscoa Pelo Mundo Suíça

Páscoa na Suíça

Páscoa na Suíça.

No país do chocolate, é fácil pensar em uma Páscoa na Suíça com lojas abarrotadas de ovos dos mais diferentes tipos e tamanhos, certo? Errado. Os “túneis” de ovos – que estamos acostumados a ver nos supermercados do Brasil – por aqui simplesmente não existem.  Na verdade, ovo de Páscoa (nos tamanhos gigantescos) você quase não encontra em solo Suíço. O que existe, e muito, são mini-ovinhos que as principais marcas lançam em edições especiais.

Esses ovinhos são muito usados pelos pais na brincadeira de Caça ao Coelho, no domingo de Páscoa. Eles espalham ovos pela casa, jardins e parques e as crianças tem que seguir a trilha para encontrar o famoso Coelho.

Ele, o Coelho, também é o astro por aqui. Praticamente todas as marcas lançam os cobiçados Coelhos de Chocolate. O mais famoso deles? O saboroso coelhinho dourado da Lindt. E, por falar em Lindt, ela é a marca Suíça que mais se prepara para a Páscoa. Apesar de não ter as “super decorações” dos mercados no Brasil, a Lindt geralmente monta ilhas com coelhos de chocolate em diferentes tamanhos e embalagens.

Leia também: Páscoa na Dinamarca

 

Mas como nem tudo é Chocolate na Páscoa (não?), na Suíça também existem algumas das tradições católicas durante a Semana Santa. Elas variam muito de Cantão (= Estado) para Cantão, mas as missas de Sexta- Feira Santa e Domingo da Ressurreição são as mais comuns. O peixe na Sexta-Feira Santa também é tradição no cardápio suíço.

Porém, a boa notícia mesmo fica por conta do feriado (mais que) prolongado na segunda- feira de Páscoa. Isso mesmo, segunda- feira também é feriado! Os suíços podem “meter o pé na jaca” durante o almoço de domingo e deixar para recuperar o fígado no dia seguinte. O melhor é que em alguns lugares, o feriado começa na quinta- feira ao meio dia! Depois dizem que brasileiro é que gosta de feriado… Muita gente aproveita o super feriadão para viajar e os trens aqui na Europa acabam ficando lotados.

PascoaSuica3

Outra grande novidade que chega junto com Páscoa (e a Primavera) é a variedade de itens para decoração. Eu não lembro se eu já comentei por aqui, mas o Suíço adora enfeitar a casa de acordo com a sazonalidade. Natal, Outono, Carnaval… tudo é motivo pra “dar um tapa” no visual do lar doce lar helvético.

Nessa época entram em cena os mais variados objetos de decoração com temas da Páscoa e Primavera. As cores pastéis e as estampas de bolinhas e florzinha são as mais cobiçadas. Os coelhos também estão lá, cumprindo seu papel de protagonista do momento. Como as temperaturas já começam a subir, é possível encontrar também muitos objetos de decoração de jardim e varanda.

 

Uma tradição no estilo “faça você mesmo” é a de pintar ovos cozidos (ovos mesmo, de galinha), ou somente as cascas vazias, e decorar árvores pequenas ou arranjos. Mais uma diversão para a criançada.

PascoaSuica4 copy

No geral, a Páscoa na Suíça tem muitas semelhanças com a Páscoa brasileira. O início da Primavera e o calorzinho que vão se aproximando deixam essa época ainda mais especial, colorida e feliz por aqui.

Leia sobre a Páscoa pelo Mundo!

Related posts

De Dubai para Zurique

Daniela Mares

Comportamento na Suíça: praxe e inconveniência – Parte 2

Mel Barbieri

Desapegar para mudar

Teca Hungria

2 comentários

Emilia Hanashiro Abril 16, 2014 at 2:31 am

Que legal! bem divertido, e a brincadeira de procurar os ovos, no caso ai o coelho,bem parecido com que fazemos aqui. bjs.

Resposta
Margot Abril 26, 2014 at 6:41 pm

Bem interessante! Vc saberia informar o que ê celebrado na segunda-feira de Páscoa na Suíça?

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação