BrasileirasPeloMundo.com
Comemorações Pelo Mundo Japão

Páscoa no Japão

Páscoa no Japão.

A Páscoa simboliza renascimento, um dia muito importante para a igreja. Muito embora aqui, pelos costumes japoneses, seria um dia domingo comum, mesmo porque a religião predominante não é o cristianismo.

O cristianismo foi trazido pelos jesuítas portugueses em 1542. Liderado por São Francisco Xavier, que chegou à ilha de Kyushu com os comerciantes portugueses. Assim convertendo e batizando tantos camponeses como pessoas das classes dominantes bem próximas ao Xogum.

Mais tarde apesar das dificuldades de aceitação com a abertura dos portos para o exterior e fim da era Samurai e o feudalismo, em 1871 implantou- se a liberdade religiosa depois de tantas e tantas lutas e prisões dos fiéis e líderes.

Mesmo assim, ainda hoje o cristianismo cresceu muito pouco, chegando apenas a pouco mais de 1% da população.

Porem não só em Tókio como em todo o Japão existem várias igrejas com missas em vários idiomas e, portanto há sim, celebração da Páscoa em todo o Japão, um pouco mais dentro das comunidades internacionais com maior número de fiéis.

Aqui na nossa comunidade de Kamisu Ibaraki, a maioria são japoneses,  seguidos pelos Filipinos e por último poucos brasileiros.

Leia sobre: Dá para morar no Japão sem saber japonês?

A Páscoa para nós simboliza o renascimento, quando cristo ressuscitou… Renasceu da cruz, por isso o ovo.

Domingo celebra-se a Missa de Páscoa, depois de esconder os ovinhos para que as crianças possam procurá-los depois da missa.

535611_3734590889892_1665406306_n

E durante a celebração na hora da oferta, a mesa fica ricamente enfeitada de chocolates e flores. Após a Missa, todos se cumprimentam, pois é uma grande festa e um dia muito importante.

Fazemos uma sessão de fotos enquanto as crianças estão procurando os ovos escondidos, depois temos o almoço comunitário com pratos de doces e salgados variados e típicos, já que é uma comunidade internacional.

Related posts

Brasileiros são como mágica

Juliana Platero

Japão, o país quase perfeito

Alessandra Ozbir

Fastelavn, o carnaval do gato no barril na Dinamarca

Cristiane Leme

5 comentários

Juraci Pike Abril 19, 2014 at 5:13 pm

E’ muito Interessante saber que, o costume europeu de decorar os ovos para dar de presente na Pascoa, imigrou para todos os continentes, inclusive para paises onde o cristianismo nao e’ predominante. Alias esse costume surgiu na Inglaterra, no seculo X, onde o rei da epoca tinha o habito de banhar os ovos em ouro e oferta-los para os amigos. As prenunciacoes da Pascoa por Brasileiras pelo mundo foram fascinantes!

Resposta
Emilia de Paula Hanashiro Abril 23, 2014 at 12:49 pm

obrigada pelo comentário, bjs.

Resposta
Fernanda Franco Abril 21, 2014 at 11:20 pm

Emilia, obrigada pelo texto. Eh sempre interessante descobrir que mesmo num pais como o Japao existe uma pequena porcentagem que celebra a Pascoa crista com direito a ovinhos de chocolate e tudo mais. xx

Resposta
Emilia de Paula Hanashiro Abril 23, 2014 at 12:55 pm

Fernanda na verdade ovos de chocolates são raros, somente entre os brasileiros mesmo e as brincadeiras são feitas geralmente com ovos cozidos decorados. bjs.

Resposta
Páscoa pelo Mundo! Abril 5, 2015 at 2:28 pm

[…] Japão – também é um país não cristão. Esse grupo só representa 1% da população, mas mesmo assim existe a comemoração nessa comunidade e entre os grupos de estrangeiros que vivem no país. […]

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação