Páscoa no Japão.
A Páscoa simboliza renascimento, um dia muito importante para a igreja. Muito embora aqui, pelos costumes japoneses, seria um dia domingo comum, mesmo porque a religião predominante não é o cristianismo.
O cristianismo foi trazido pelos jesuítas portugueses em 1542. Liderado por São Francisco Xavier, que chegou à ilha de Kyushu com os comerciantes portugueses. Assim convertendo e batizando tantos camponeses como pessoas das classes dominantes bem próximas ao Xogum.
Mais tarde apesar das dificuldades de aceitação com a abertura dos portos para o exterior e fim da era Samurai e o feudalismo, em 1871 implantou- se a liberdade religiosa depois de tantas e tantas lutas e prisões dos fiéis e líderes.
Mesmo assim, ainda hoje o cristianismo cresceu muito pouco, chegando apenas a pouco mais de 1% da população.
Porem não só em Tókio como em todo o Japão existem várias igrejas com missas em vários idiomas e, portanto há sim, celebração da Páscoa em todo o Japão, um pouco mais dentro das comunidades internacionais com maior número de fiéis.
Aqui na nossa comunidade de Kamisu Ibaraki, a maioria são japoneses, seguidos pelos Filipinos e por último poucos brasileiros.
Leia sobre: Dá para morar no Japão sem saber japonês?
A Páscoa para nós simboliza o renascimento, quando cristo ressuscitou… Renasceu da cruz, por isso o ovo.
Domingo celebra-se a Missa de Páscoa, depois de esconder os ovinhos para que as crianças possam procurá-los depois da missa.
E durante a celebração na hora da oferta, a mesa fica ricamente enfeitada de chocolates e flores. Após a Missa, todos se cumprimentam, pois é uma grande festa e um dia muito importante.
Fazemos uma sessão de fotos enquanto as crianças estão procurando os ovos escondidos, depois temos o almoço comunitário com pratos de doces e salgados variados e típicos, já que é uma comunidade internacional.
5 Comments
E’ muito Interessante saber que, o costume europeu de decorar os ovos para dar de presente na Pascoa, imigrou para todos os continentes, inclusive para paises onde o cristianismo nao e’ predominante. Alias esse costume surgiu na Inglaterra, no seculo X, onde o rei da epoca tinha o habito de banhar os ovos em ouro e oferta-los para os amigos. As prenunciacoes da Pascoa por Brasileiras pelo mundo foram fascinantes!
obrigada pelo comentário, bjs.
Emilia, obrigada pelo texto. Eh sempre interessante descobrir que mesmo num pais como o Japao existe uma pequena porcentagem que celebra a Pascoa crista com direito a ovinhos de chocolate e tudo mais. xx
Fernanda na verdade ovos de chocolates são raros, somente entre os brasileiros mesmo e as brincadeiras são feitas geralmente com ovos cozidos decorados. bjs.
Pingback: Páscoa pelo Mundo!