BrasileirasPeloMundo.com
Polônia

Passeios em Varsóvia com crianças

Estamos no fim do verão, então resolvi contar para vocês sobre alguns passeios que podemos fazer com crianças em Varsóvia. No mês de agosto, a Vivian falou de alguns eventos e festivais que temos no verão, você pode ler sobre eles aqui.

A Cidade Velha de Varsóvia é passeio obrigatório para qualquer pessoa de qualquer idade, mesmo as crianças aproveitam muito. É um excelente lugar para passear e respirar história. Quem não gosta de saber sobre reis, rainhas, príncipes e princesas? Além disso, temos também as lendas que são muito presentes na história da cidade e do país. Na Cidade Velha, por exemplo, temos a Sereia que é o símbolo de Varsóvia, ela está lá para proteger a cidade toda de qualquer problema. A Cidade Velha, principalmente no verão, é muito animada, com muitos artistas de rua, balões por todos os lados, bolhas de sabão gigantes… É sem dúvida um passeio que pode ser feito várias vezes.

Multimedialny Park Fontann é um complexo composto por 4 fontes, que foi inaugurado em 2011. Entre maio e setembro, todos os dias as fontes funcionam das 8 da manhã até às 10 da noite, mas é nas noites de sexta e sábado, às 21:00 ou 21:30 horas, que acontece uma apresentação multimídia com luzes e música. A cada ano o tema da apresentação é diferente; esse ano o tema foi “Sereias de Varsóvia”, com músicas do compositor francês Jean Michel Jarre. Além de assistirmos a apresentação, durante o dia o local é sempre cheio de pessoas que sentam para conversar, aproveitar o tempo bom e dar uma refrescada. As crianças adoram, pois tem uma fonte especialmente para elas poderem brincar, por isso, é comum nos dias mais quentes, encontrarmos famílias inteiras fazendo piqueniques e as crianças correndo por todos os lados vestindo maiôs.

Centro de Ciências Copérnico (Centrum Nauki Kopernik) desde 2011, Varsóvia conta com um museu dedicado à divulgação da ciência para todos os públicos. O nome é uma homenagem ao astrônomo e matemático polonês Nicolau Copérnico. O museu conta com muitas atividades interativas das quais todos podem participar. Podemos, por exemplo, experimentar a sensação que Neil Armstrong teve quando pisou na Lua, ou ainda saber como é estar em um terremoto. No telhado do museu existe um jardim lindo de onde podemos ter uma vista privilegiada do Rio Vístula, do Estádio Nacional, o bairro de Praga e outras partes da cidade. Além do museu, ali também se encontra o Niebo Kopernika, um dos mais modernos planetários do mundo, com filmes para adultos e crianças. Nele, as pessoas realmente se sentem no espaço sideral, no fundo do mar ou no centro de um vulcão. Rodeando o centro temos o “Parque dos Descobridores”, onde existem várias atrações ao ar livre. Com certeza é um passeio imperdível para se fazer com crianças.

Palácio da Cultura e Ciência, todo mundo sabe que o Palácio da Cultura é um dos símbolos de Varsóvia, mas muita gente não sabe que ali são promovidas várias atividades, especialmente nas férias escolares. Esse ano, por exemplo, foi montada uma praia aos pés do Palácio da Cultura, com 1000 toneladas de areia, campos de futebol de areia, vôlei, badmington, espaço para relaxar e área livre para atividades. Depois de passar um dia na “praia”, você pode subir até o 30°andar e ver Varsóvia do ponto mais alto da cidade, ou conhecer a história desse símbolo visitando suas galerias. O Palácio da Cultura também conta com inúmeras exposições para todos os públicos.

Optimized-13996121_1343844392300334_5454773724112023638_o
Fonte Multimídia durante o dia. Arquivo Pessoal.

Museu do Exército: esse é um dos lugares preferidos dos meninos. O museu, desde 1920, tem um dos maiores acervos de equipamentos militares. Na parte de fora, o que faz mais sucesso são os aviões, tanques, helicópteros e lançadores de foguetes. Na parte de dentro, conhecemos toda a história do exército polonês.

O Hangar 646 é um parque de trampolins para quem estiver com vontade de gastar a energia pulando, crianças ou adultos, a diversão aqui é garantida. O parque é dividido em várias áreas com mais de 50 trampolins de vários tipos, área de acrobacia, para jogar basquete, piscina de espuma, rampa para descer de skate, bicicleta, patins e mergulhar em colchões de ar gigantes. O local conta com vestiários, restaurante e até uma sala para eventos.

O Dom Zagadek faz parte desse novo conceito de  “Jogos de Escape” (Escape Room), onde o grupo precisa se unir para resolver enigmas, quebra-cabeças, usando a criatividade e a inteligência em 60 minutos. Só que no caso da Dom Zagadek, as crianças são muito bem-vindas e tudo foi pensado para ser um lugar agradável para elas, então, não temos que solucionar casos macabros em quartos escuros e assustadores. Crianças a partir de 12 anos podem entrar sozinhas, as menores precisam estar acompanhadas de um responsável. O jogo é pensado para que todos consigam resolver o enigma, desde os pequenos até os mais velhinhos. É uma ótima opção para dias de chuva.

O Fun Climb é um lugar que lhe permitirá subir até as alturas, conhecer suas habilidades e vencer a gravidade. Um espaço cheio de paredes de escalada para toda a família, onde todos poderão passar pelos 20 tipos de obstáculos e, no fim, fazer um salto de 8 metros de altura para se agarrar na banana gigante que fica pendurada no teto. Cada sessão dura 60 minutos, 15 minutos de treinamento e 45 minutos de diversão. No Fun Climb você precisa fazer reserva antecipadamente.

O Zoológico é sempre uma boa opção de passeio com crianças. O Zoo de Varsóvia conta com mais de 500 espécies de animais, entre eles tubarão, hipopótamos, camelos, elefantes, girafas. A estrela do momento é o filhote de girafa que nasceu faz pouco tempo e foi “adotado” por Marcin Gortat, jogador de basquete da seleção polonesa e o único polonês que joga na NBA.  Por causa disso, a girafinha, que é um menino, recebeu o nome de Gortat. Outra atração tem sido a distribuição de brinquedos doados pela população para os animais. Toda terça-feira os animais recebem brinquedos novos.

Piqueniques pela cidade: em todos os fins de semana dos meses de junho, julho e agosto existem diversos piqueniques espalhados pela cidade e sempre há atividades para os pequenos. Muitas vezes são piqueniques temáticos, como por exemplo:

Dia dos Animais com exames veterinários gratuitos, exposição de animais para doação, desfile de cachorros exóticos.
Dias das Crianças com várias atrações gratuitas, desde brinquedos infláveis, pintura no rosto, karaokê, até passeio de pôneis.
Piqueniques Históricos com direito a vilas montadas e pessoas vestidas como antigamente, demonstração de batalhas, desfile de cavalos e aves.
Piquenique com baile para a terceira idade com DJs conhecidos por todos: aqui a diversão rola solta e a pista ferve lotada de crianças, jovens e idosos.

Optimized-13939585_1343849802299793_6654033302250498175_n
Piquenique com bailinho para terceira idade no bairro Ursynów. Arquivo Pessoal.

Falei de algumas coisas que podemos fazer em Varsóvia nas férias e que valem muito à pena. Varsóvia é uma cidade onde sempre há alguma coisa acontecendo e a gente não consegue ficar parado.
Espero que vocês tenham gostado. Até a próxima!

Para saber mais sobre os passeios:

Related posts

O que não fazer na Polônia

Simone Pereira

Como tirar a carteira de motorista na Polônia

Gizelli Gliwic

O desafio de aprender polonês

Vivian Kulpa

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação