Melbourne oferece milhares de atrações para seus turistas. Além de uma gastronomia multicultural você também pode curtir praias, museus, ou simplesmente desfrutar da arquitetura e arte de rua da cidade, sendo que, a maioria dos programas turísticos podem ser feitos a baixíssimo custo ou de graça.
Hoje vou apresentar 5 passeios imperdíveis para se fazer pelos arredores da capital do estado de Victoria.
- Great Ocean Road
Esse certamente é o passeio mais famoso por aqui! A Great Ocean Road é uma estrada que começa em Torquay e termina em Allansford. A rota cênica margeia o litoral e possui aproximadamente 240 quilômetros de extensão. Durante o caminho você será presenteado por paisagens lindas, animais selvagens que justificam o porque deste programa ser obrigatório quando se está por aqui. O mais legal é que durante todo o trajeto você pode (e deve!) ir parando para conhecer todos os pontos turísticos que abrangem a Great Ocean Road. Os principais são:
– Bells Beach
– Split Ponti Lookout
– Doze Apóstolos
– Loch and Gorge
– London Arch
Dicas para o passeio
– A forma mais vantajosa de conhecer a Great Ocean Road é alugando um carro e saindo bem cedinho. Caso você não consiga ou não possa alugar um, existem milhares de empresas que oferecem esse passeio por aqui, os preços podem variar de $50 até $200 dólares.
– Dê preferencias para agências menores, a probabilidade de ir parando e aproveitando o caminho é maior.
– Tome muito cuidado com os animais na estrada
– Leve lanche para comer no carro, não existem tantas opções de parada e as que existem são bem carinhas
- Grampians National Park
O parque nacional do Grampians está localizado à 260 quilômetros de Melbourne e ocupa uma área com mais de 167 hectares. Você tem a opção de acampar no parque, se hospedar nos hostels ou hotéis pelos arredores ou simplesmente curtir uma day trip.
A maior parte dos sítios aborígenes do estado de Victoria estão localizado no Grampians, dentro do parque é possível ver gravuras rupestres em mais de 60 lugares.
O parque é basicamente composto por montanhas, cavernas, rios e lagos, e claro, cheio de animais selvagens. A melhor forma de aproveitar o local é fazendo trilhas e parando para apreciar as lindas paisagens.
Os principais pontos turísticos no Grampians National Park são:
– Grand Canyon
– Pinnacle
– Mackenzie Falls
– River walk and fish falls
– Reed Lookout
– The Balconies
Dicas para o passeio
– Conheci o Grampians em uma day trip e apesar de achar suficiente posso afirmar que o local merece mais tempo. É um parque lindo, ideal para quem quer fugir da correria do dia a dia gastando pouco. Se tiver oportunidade, fique um final de semana e se hospede por lá
– Você vai andar bastante por lá, opte por tênis e roupas confortáveis
- Wilsons Promontory
Wilsons Promontory é outro parque nacional localizado a 220 quilômetros de Melbourne. Assim como os demais parques australianos, é um lugar super bem conservado, bem sinalizado e ideal para quem gosta de acampar.
Para quem quer ver cangurus, wombats, wallabies, esse é o lugar, o meu favorito! É emocionante ver os cangurus pulando no meio da vegetação, vale muito a pena!
Além dos animais silvestres, o parque tem lindas praias e montanhas com trilhas de tirar o fôlego, não só pelo visual, mas porque são trilhas um pouco longas (pelo menos foi pra mim!).
O principais pontos turísticos em Wilsons Prom são:
– Mt. Oberon
– Sealers Cove
– Norman beach
– Tidal River
– Squeaky beach
– Picnic Bay
– Whisky beach
Dicas para o passeio
– Também fui em uma day trip mas ficaria por lá um final de semana inteiro, tranquilamente!
– Eu não achei as trilhas fáceis, vá com sapatos confortáveis e leve comida e água na mochila
– Sei que fazer trilhas no verão não é algo agradável, porém as praias são tão lindas que é um desperdício ir no frio ( eu fui no frio L ) se puder visitar entre os meses de Novembro à Fevereiro, com certeza aproveitará muito mais.
- Mornington Península
Localizada a apenas 40 quilômetros de Melbourne, Mornington península é o destino favoritos dos melbournianos durante o verão. São 190 quilômetros de costa com tudo que há de bom, praias lindíssimas, montanhas maravilhosas, jardins de conto de fadas e vinhos incríveis, e se quiser, ainda dá pra relaxar em spas com piscinas térmicas no meio da natureza.
Os principais pontos turísticos em Mornington são:
– Dromana beach
– Artur Seat Summit
– Ashcombe Maze e Lavender Gardens
– Flinders
– Cape Schanck
– Sorrento
Dicas para o passeio
– Se hospedar na região tem um custo meio alto se você considerar que fica muito perto de Melbourne, vale a pena se realmente você não tem muito tempo para ir e voltar
– O spa com piscina aquecida se chama Hot Springs, o local conta com parceria de hospedagem aos arredores, mas se você quiser passar apenas o dia, eles também possuem pacotes para day trip
- Yarra Valley
Yarra Valley é uma região de vinícolas localizada a aproximadamente uma hora de Melbourne. Essa opção é a única a qual eu fortemente recomendo que você vá com uma empresa de turismo, afinal, você vai beber e não vai poder voltar dirigindo. As opções de tour variam muito, mas a média é entre $60 e $160.
As vinícolas a serem visitadas variam muito de empresa para empresa. O fato é, você vai degustar pelo menos 5 tipos de vinho por vinícola e vai comer muito também!
Dicas para o passeio
– Uma opção muito legal é incluir um voo de balão pela região
– Sem dúvidas é um passeio para se fazer em uma estação do ano mais amena. Como estamos falando de Melbourne, qualquer época do ano que não seja entre Novembro e Fevereiro.
Bônus Passeio de Inverno – Mt. Buller
Decidi incluir essa opção como bônus pois ela realmente só funciona em uma única estação do ano, mais precisamente de Junho à meados de Setembro.
Mt. Buller é uma das maiores estações de esqui da Austrália, possui mais de 300 hectares de área e atividades para todas as idades e níveis de experiência em esportes de neve.
Mount Buller fica a 231 quilômetros de Melbourne, é possível fazer day trip mas o ideal é ficar pelo menos uma noite, pois é cansativo.
É possível alugar equipamentos de esqui e roupas apropriadas para neve no local. Mas se você não quiser se aventurar com esportes, você pode alugar um tobogã e se divertir apenas escorregando na neve.
Dicas para o passeio
– O parque possui um aplicativo que possui o mapa das rotas das montanhas e mostra todas as atividades disponíveis
– Se você for alugar roupas e equipamentos, não faça isso dentro do parque pois são os mais caros da região. Antes de chegar lá você consegue alugar em lojas pela região por preços muito mais acessíveis
– O local tem praça de alimentação caso você queira comer sua marmitinha e economizar uma graninha
Melbourne possui atividades para atender a todo tipo de público e em todas as estações do ano, tenho certeza que você irá encontrar algo que gosta de fazer, ou assim como eu, vai gostar de fazer tudo!
Te vejo na próxima! Cheers 🙂
1 Comment
200 km?
Querida, uma viagem.. .