BrasileirasPeloMundo.com
Canadá

Perguntas e respostas sobre Vancouver

Decidi escrever esse texto no formato “Perguntas & Respostas”, pois recebo muitas mensagens de pessoas que estão no Brasil ou em outros países, e que pretendem vir estudar, morar ou apenas passear em Vancouver e não fazem ideia de como as coisas funcionam por aqui. Vocês irão perceber que as perguntas são bem diversificadas. Fiz um mix delas e selecionei algumas para postar no blog. Vamos lá!

Você gosta de morar aí? Foi fácil se adaptar?

Gosto sim de morar aqui, mas no começo foi um pouco difícil para eu me adaptar. É claro que é tudo muito diferente do que eu conhecia e estava acostumada. Passei pelo choque cultural e pela adaptação orgânica ao clima. Tudo isso leva um tempo, que é relativo para cada pessoa.

 Como os estrangeiros são tratados pelos canadenses?

A maioria dos canadenses são extremamente educados. Eles respeitam a diversidade cultural e convivem bem com os estrangeiros.

 Como é o inverno em Vancouver?

O inverno é geralmente chuvoso, apesar de ter sido totalmente diferente esse ano, tendo chovido muito pouco. As temperaturas abaixo de zero são raras e o frio é suportável. Temos poucos e as vezes intensos dias de neve.

 Qual o formato das tomadas por aí?

Os modelos de tomadas por aqui são diferentes das do Brasil e de alguns lugares da Europa. Então é preciso comprar adaptadores que são facilmente encontrados em qualquer loja a preços bem baratos.

  Qual o formato de currículo no Canadá?

Por aqui os currículos são feitos em formato totalmente diferente do que estamos acostumados no Brasil. Não colocamos fotos e nem informações pessoais (idade, estado civil, religião, etc), e para cada vaga que você aplicar, será preciso um currículo novo com informações detalhadas para o cargo pretendido, assim como é necessário uma “cover letter” – que é uma carta de apresentação, que também tem um modelo especifico.

Quais documentos eu preciso para abrir uma conta bancária no Canadá?

Abrir conta é bem simples. Você precisará dos documentos do Brasil (caso não tenha documentos daqui) e um comprovante de residência.  É só ir direto ao banco que deseja abrir uma conta e pedir informações. Eles vão lhe orientar e marcar um horário com você para a sua abertura de conta.

 Como funcionam os meios de transporte público?

As opções de transporte são: skytrain, ônibus e o seabus. Para cada bairro ou cidade que você deseja se locomover, existem zonas e valores diferenciados. O ticket que você compra pode ser usado durante o período de uma hora e meia em qualquer um dos transportes citados.

 Existe um meio de transporte direto do aeroporto até o centro de Vancouver?

Sim, no aeroporto pode-se pegar o skytrain que percorre toda a cidade até o centro. O ticket saindo do aeroporto tem um valor diferenciado ($7), que pode ser pago com dinheiro ou cartão de crédito internacional.

 Quem vai estudar no Canadá precisa ter seguro saúde?

O “Medical Services Plan (MSP) é o serviço de saúde em B.C. Qualquer um que vier para a provincia de B.C. (incluindo estudantes internacionais) por pelo menos seis meses, devem ter o plano de saúde. Essa é uma exigência do governo canadense.

Quanto custa o plano de saúde – MSP?

MSP custo: $69.25 por mês para uma pessoa; $125.50 por mês para uma família de duas pessoas e $138.50 por mês para uma família de três pessoas ou mais.

 Indo morar no Canada, vale a pena levar moveis e utensílios do Brasil?

Pode-se comprar tudo aqui por preços acessíveis.  Deve-se sempre fazer um cálculo comparativo de quanto se gasta para trazer coisas em containers ou comprar aqui.

 Qual o custo de vida em Vancouver?

O custo de vida em Vancouver é alto, um dos maiores da América do Norte. O preço de aluguel varia dependendo do bairro que desejar morar; e a compra de um imóvel sai na média de um milhão de dólares ou mais.

 É fácil abrir uma conta numa operadora de celular?

Sim, é bem simples e fácil. Não existem muitas opções, mas todas tornam acessível o serviço aos residentes ou não.

 Como faço para estudar inglês no Canadá?

Se você está vindo morar no Canadá como “permanente residente”, você poderá estudar a língua local em escolas do governo e não precisará pagar pelos mesmos. Eles estão disponíveis em órgãos como o VCC, BCIT, ELSA e outros. Caso não seja residente permanente, terá que procurar por escolas particulares ou entrar em contato com agências de intercâmbio.

 Como matricular as crianças em escolas públicas?

O procedimento é bem simples. Você só precisa levar na escola os documentos que comprovem seu status e das crianças no Canadá, comprovante de residência e outros poucos documentos solicitados por cada escola.

 Posso escolher a escola pública que meus filhos vão estudar?

Sim, mas tem um detalhe: a escola deve ser a mais próxima da sua casa; por isso é sempre bom decidir primeiro em qual escola eles vão estudar para depois procurar o imóvel que vai alugar ou comprar.

 Existem escolas particulares no Canadá?

Sim, muitas.

Related posts

Três ótimas razões para voltar ao Brasil

Ana Carolina Sommer

Sistema de ensino no Canadá

Carla Ortiz

A imagem da mulher Québécoise: Parte 1

Ana Carolina Sommer

6 comentários

Emilia Hanashiro Abril 4, 2014 at 9:27 am

Gostei dessa ideia de perguntas e respostas, bem informativo, bjs.

Resposta
Canadá – Habilidades Necessárias Maio 8, 2014 at 10:10 am

[…] Leia mais sobre o Canadá! […]

Resposta
Anne Fevereiro 22, 2015 at 6:55 am

Olá! Parabéns pelo blog e obrigada pelas informações, pois foram de grande utilidade para nós. Tenho uma dúvida que persiste. Li à respeito de matricular crianças no ensino fundamental e percebi que isso não é possível para aquelas cujos pais não possuem visto permanente. Isso procede?
Obrigada.

Resposta
Marcia Julho 23, 2015 at 5:53 pm

Oi Lila! Ótimo post. Estou indo no ano que vem morar em Vancouver com 3 filhos. Você sabe me informar onde pesquiso a escola por bairro? Pretendemos ficar em North Vancouver. Alguma indicação? Ficaremos muito gratos pela sua atenção. Abçs, Marcia

Resposta
EURIDES Setembro 3, 2015 at 3:40 pm

interessante, mas uma pessoa não pode com visto de estudante estudar em escola publica?
meu fillho ficou um mês estudando inglês, gastei cinco meses de trablho para ele ficar um mês.
Ele quer voltar, mas só posso de encontrar uma escola publica para fazer o terceiro ano colegial

Resposta
andre athaides Junho 18, 2016 at 7:45 pm

ola boa tarde e verdade q eles pagam para q as pessoas morem no extremo norte do canada para popular a região ? ou e so outro mito

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação