BrasileirasPeloMundo.com
Belize

Mudando para Belize

Por uma proposta bastante interessante de trabalho eu acabei aceitando o desafio de me mudar para Belize. Para quem não conhece, Belize é um país da América Central que fica entre a Guatemala e o México. O único país onde se fala inglês na região o que o aproxima bastante também do Caribe inglês. O país todo tem 320 mil habitantes, 15 mil na capital Belmopan e em Belize city, a cidade mais populosa do país, onde eu atualmente mor0.

Belize é destinação certa para os profissionais de mergulho e para mim, que estava acostumada com grandes cidades e uma vida corrida, também é uma oportunidade de apreciar um estilo de vida mais pacato e com um enfoque menos material. O que é um processo de autodescoberta muito interessante do que nós realmente precisamos para viver e ser feliz em um país.

Não existem muitas distrações. Existem dois cinemas em Belize City, onde eu vivo, e um deles está em reforma. Não existem shoppings, metrô e pedir qualquer coisa pela internet está fora de questão. De fato, o maior custo relativo que tivemos desde que nos mudamos pra cá foi internet.

15429914526_c0d40423c0_cEstamos em um apartamento super fofo, mobiliado e em uma excelente localização que já me custa bem menos do que o meu apartamento de Lima. A internet, por sua vez, custa quase metade do aluguel do nosso apartamento. Tudo bem que, porque eu e o meu parceiro definitivamente precisamos de uma internet decente por questões de trabalho, não era algo que valia a pena economizar… Mas mesmo assim, é um choque.

Por falar em aluguel, estrangeiros podem ter problemas conseguindo um bom lugar para morar, com um preço decente, em um local agradável. Também depende muito da sua imobiliária e do seu agente… Existem duas grandes imobiliárias em Belize city: Vista e Buy Belize. Nós marcamos visitas com as duas e o agente da Buy Belize nunca apareceu. Depois de ouvir histórias assustadoras de colegas de trabalho que tiveram que chamar o assessor de segurança da organização para garantir que os direitos deles fossem cumpridos, eu me senti incrivelmente sortuda porque o meu agente imobiliário, Azain, não me deu problema nenhum. De fato, ele conseguiu muito mais coisas pra gente do que se poderia imaginar ou pedir.

Todos os nossos móveis são novos, eles pintaram o apartamento, trocaram fechaduras, consertaram janelas e nos deram televisão, geladeira e fogão novos…

Mais do que qualquer lugar onde eu já vivi, os serviços em Belize dependem muito da pessoa que te está atendendo. Por isso, uma vez que você consegue um bom serviço com alguém, guarda o nome e o telefone dessa pessoa e insiste ou procure só ser atendido por ela.

O meio de transporte que eu escolhi aqui é caminhar ou andar de bicicleta. Eu preferiria caminhar sempre, mas como ninguém caminha aqui depois das 6 por uma sensação coletiva de insegurança… A bicicleta acabou sendo uma alternativa melhor para alguém que não dirige.

15452553072_892aaf38ee_c

Mas importante ressaltar que essa é uma realidade de Belize city, outras cidades do país são ainda mais pacatas ou mais voltadas para o turismo, como San Ignacio, San Pedro e Placencia.

Um fim de semana fomos ao Caye Caulker, que é uma das melhores praias perto da cidade (a 45 minutos de barco) e o clima é totalmente diferente… Bem mais caribenho do que da América Central. É uma ilha linda, todo mundo caminha o tempo todo, o lema do lugar é “Go Slow” e festas próximas do Split, área onde as pessoas mergulham, são uma constante nos fins de semana.

Assim que, por enquanto, minhas aventuras em Belize andam bem. Mudar pra um outro país e se ajustar a uma nova cultura, trabalho, casa… É sempre uma grande adaptação, mas até agora eu estou bem feliz e satisfeita com a minha escolha. Belize it or not!

Related posts

Belize – Os Natais

Natasha Leite

12 comentários

chenaokevara Dezembro 6, 2014 at 5:36 pm

Olá!
Sabe me informar como está o campo de trabalho aí nas cidades maiores?
Em alguns anos me formo em história, sabe se precisam de professores de história? Ou geografia, filosofia e religião que são disciplinas afim, bom, pelo menos aqui no Brasil.

Vlw

Resposta
Suez Santana Junho 8, 2015 at 4:48 am

Parabéns pela postagem e por compartilhar. Na sua visão as pessoas não andam depois das 6:00 por que ai é violento? Obrigado.

Resposta
Ricardo Ximenis Outubro 25, 2015 at 8:37 pm

Podia deixar os valores que tem gasto tanto com aluguel a dita internet 🙂 e alimentação

Resposta
Nubia Janeiro 24, 2016 at 4:57 pm

Hola Natasha mi chamo Nubia e sou de Goiania . Moro na Italia . Eu gostaria de ir para Belize com meu namorado italiano ficar 1ano . E gostaria de saber aonde viver e se vc mi pode conselhar uma boa escola. E quem sabe viver ai em Belize . Te deixo meu contato whastsap e tbm meu email. [email protected] whastsap (+39)3889543092. Um Abraço espero resposta .

Resposta
Cristiane Leme Janeiro 27, 2016 at 6:19 pm

Olá. A Natasha parou de colaborar com o blog.
Edição BPM

Resposta
Om Bijouterias Janeiro 25, 2016 at 9:32 pm

eu tb gostaria de saber qual a sua imobilidaria e quanto de paga de aluguel, como fica a residencia de estrangeiros, se precisa de visto para residir. E se tem casos de violencia, tb fiquei curiosa, pq nao caminham depois das 6?

Resposta
Ana Lúcia Julho 9, 2016 at 11:14 pm

Hola tudo bem? Penso em ir embora para guatemala em 2017, sabe me dizer se é um bom país para se viver, trabalhar..é um país perigoso ou não.

Resposta
Aline Costa Outubro 11, 2017 at 5:10 pm

Hola, Ana Lúcia. Moro na Guatemala. Avise-me se puder ajudar em algo.

Resposta
Liliane Oliveira Outubro 17, 2017 at 12:53 pm

Olá Aline!
A Natasha Leite, infelizmente parou de colaborar conosco.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Nicolas aneli Janeiro 29, 2018 at 5:12 pm

Aline, sou Advogado Brasileiro um cliente meu quer comprar um empresa em Belize preciso de alguém que auxilie nessa intermediação. Obrigado. Meu email: [email protected]

Resposta
Liliane Oliveira Janeiro 30, 2018 at 2:22 pm

Olá Nicolas,
A Natasha Leite parou de colaborar conosco e, infelizmente, não temos outra colunista morando no país.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Angelina Maio 2, 2017 at 2:16 pm

Hola, como está?
Gostaria de saber quanto preciso ganhar para residir em belize e se conseguirei viver tranquila sendo estrangeira?
Quanto sai o aluguel de um apartamento pequeno?
Obrigada
Abraços

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação