BrasileirasPeloMundo.com
Inglaterra

Playlists e Podcasts brasileiros

Quando me mudei para a Inglaterra, me lembro de ter passado as primeiras semanas com muita dor de cabeça. Era o esforço mental de, de repente, falar e ouvir inglês o dia todo. Meus amigos “estrangeiros” reclamavam do mesmo. Com o tempo você vai se acostumando, e em algum momento a nova língua já está enraizada em você. Costumo dizer que você sabe que virou a chave quando passa a sonhar em inglês.

Após alguns meses, passei a sentir falta do português. Nem tanto de falar, pois quando encontro amigos brasileiros as conversas acabam virando uma mistura das línguas, mas de ouvir. Nunca fui muito fã de música brasileira, sempre admirei as bandinhas inglesas e seus pop-rocks, mas foi morando fora que passei a ouvir Bossa Nova e MPB. O ritmo é lento, gostoso, como diz meu namorado inglês. Trilha ideal para se ouvir em um sábado de manhã enquanto se toma um café da manhã saboroso.

Leia também: Música para ampliar a playlist

Além disso, tem vezes que sinto falta mesmo é de ouvir uma conversa dos outros. Sabe quando você está no ônibus e alguém do lado está contando algo interessante? Às vezes, dá vontade de nem descer no seu ponto para poder ouvir o final. Isso pra mim é o podcast. Escuto durante o transporte público, e ao invés de ouvir um mix de dez diferentes nacionalidades no metrô em Londres, ouço meu português divertido e que exige quase nada do meu cérebro para ser absorvido. Perfeito depois de um longo dia de trabalho.

Decidi aqui então, indicar para vocês minhas playlists / podcasts favoritos para momentos em que a saudade bater, ou que a cabeça doer.

Podcast – Mundo Interno

Simplesmente obrigatório caso você pense em ou já está morando fora do Brasil. Como a Vanessa mesmo diz, trata das questões psicológicas do expatriado. Ela, psicóloga, entrevista um brasileiro sobre temas específicos de quem se mudou: Expatriar depois dos 30; Dificuldade financeira; O Brasil já não é meu lar; Ter filho no exterior; Natal longe da família; Ansiedade; Fazer amigos no exterior; entre outros. Eu já ouvi mais de uma vez todos os episódios, e sempre volto, caso sinto que preciso escutar um assunto novamente. Super recomendo mesmo! Tem até episódios para quem acabou voltando para o Brasil, e como lidar psicologicamente com essa mudança.

Podcast – Chá com Rapadura

Cinco cearences morando na Inglaterra e contando as notícias mais irrelevantes do Brasil e do mundo, no podcast mais engraçado que eu já ouvi. Prepare-se para dar risada alta no meio da rua e ter pessoas olhando para você como se fosse uma louca. Apesar de morarem na Inglaterra, elas focam bastante em questões do Ceará e do Brasil, e mesmo eu nunca tendo ido para essa região do país, consigo entender quase todas as referências e me divertir muito. Elas também têm alguns episódios temáticos como: Liseira na Inglaterra, Família Real e Brexit.

Podcast – Áudios do Zap – Dilemas da Ivana 

Algumas pessoas podem conhecer o Dilemas da Ivana pelas tirinhas do Instagram. Esse podcast trata de temas muito interessantes, feministas e profundos, mas com tom de comédia. Ela mora atualmente nos EUA, então parte dos assuntos casam com os sentimentos de quem também se mudou do Brasil. Não consigo classificar esse podcast em nenhuma categoria, mas confie em mim e escute. Não irá se arrepender.

Leia também: Tudo que você precisa fazer para morar na Inglaterra

Spotify – Cafezinho

Essa playlist é uma mistura de MPB, Bossa Nova e sertanejos mais lentinhos. Relembre Tribalistas, Paralamas do Sucesso e Djavan, mas curta também Tiago Iorc e Ana Vitoria. A lista está sendo sempre atualizada e traz novos e velhos sucessos.

Spotify – Pagode das Antigas

Para mim, essa playlist resume a minha infância nos anos 90. Clássicos do karaokê. Impossível não saber pelo menos metade das letras dessas músicas. Dança da Vassoura, Inaraí, Marrom Bombom, Me Apaixonei Pela Pessoa Errada e por aí vai. O único problema dessa seleção é que você vai ver o quão machistas e simplesmente imorais eram as letras de alguns desses sucessos. Mas se conseguir deixar a nostalgia tomar conta, vai se divertir assim como eu.

Spotify – Ô novinha eu quero te ver contente

Não gosto de funk. Mas tem horas que para dar uma animada (sabe música pra fazer faxina?) precisamos de um batidão. Essa foi a playlist que encontrei porque digitei o nome dessa música, e não conheço muitas outras opções. Mas cumpre o papel de funk antigo / diversão.

Acredito que mais do que isso, passar a valorizar a nossa cultura e nossos produtores de conteúdo é super importante, mesmo morando em outro país. Gostaria muito de receber novas indicações de playlists e podcasts para minha lista de favoritos! Deixe nos comentários, se você tiver recomendações.

Related posts

O que aprendi em cinco anos de Londres

Nathália Braga Bannister

Minha chegada em Cambridge

Amanda Meneguetti

Emprego em Londres: por onde começar a procurar

Nathália Braga Bannister

3 comentários

Raphael Maio 12, 2019 at 7:58 am

Café Brasil

Resposta
Kamila Bianchi Maio 13, 2019 at 7:41 am

Boa!! Vou colocar na minha lista! Obrigada!

Resposta
Larissa Rinaldi Maio 31, 2019 at 3:32 am

Vou anotar alguns para começar a ouvir e indicar o meu.

“Tudo Sobre Coisa Nenhuma”

Falo com uma co-host que está no Brasil e temos entrevistadas que moram lá e aqui.

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação