BrasileirasPeloMundo.com
Comemorações Pelo Mundo Polônia

JMJ/Cracóvia 2016

A Jornada Mundial da Juventude também conhecida como JMJ, é um  evento religioso que foi instituído pelo Papa João Paulo II (que era polonês) em 1985, e reúne milhares de jovens católicos de diversos países do mundo para uma grande evangelização estabelecendo uma união entre diferentes povos e culturas, e durante a jornada acontecem shows, palestras, missas, adorações e momentos de oração.

O Brasil foi sede da Jornada Mundial no ano de 2013 no Rio de Janeiro, e teve a primeira participação do atual Papa Francisco no evento. Estima-se que mais de 3,5 milhões de jovens se reuniram na edição da JMJ no Brasil e foi considerado o maior evento cristão do país pelo RankBrasil.

O país sede é sempre escolhido pelo Papa, e em 2013 na missa de Envio no Brasil, o Papa Francisco anunciou que a próxima edição da Jornada Mundial da Juventude seria em Cracóvia na Polônia no ano de 2016 e não será a primeira vez que a Polônia será o país sede da JMJ, no ano de 1991 aproximadamente 1,5 milhão de pessoas participaram da Jornada no santuário de Nossa Senhora da cidade de Częstochowa com a presença do Papa João Paulo II.

De acordo com o comitê organizacional, são esperadas mais de 2 milhões de fiéis para a edição desse ano que acontecerá em julho, e ainda de acordo com o comitê, são esperados peregrinos das Ilhas de Páscoa, Ilhas Samoa e Arábia Saudita, até agora, peregrinos de 169 países se inscreveram para participar do encontro com o Papa Francisco na Polônia.

Em cada edição é escolhido um tema, para esse ano o tema será a misericórdia, cujo lema escolhido foi: “Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia”. (Mateus 5:7)

Cracóvia

Foto: Valéria Oliveira Szewczyk
Foto: Valéria Oliveira Szewczyk

A encantadora cidade de Cracóvia (em polonês Kraków) está localizada no sul da Polônia, é segunda maior cidade polaca (depois da capital – Varsóvia), é uma das cidades mais antigas do país, com muitos objetos arquitetônicos valiosos e estabelecimentos culturais acumulando monumentos de valor inestimável, e em 1978 o centro histórico da cidade foi considerado pela UNESCO como Patrimônio Mundial.

Cracóvia é um exemplo clássico de um centro acadêmico com uma longa tradição, de aproximadamente 850 mil habitantes  mais de 200 mil são alunos de ensino superior que vêm de diversas partes do país em busca de um ensino de qualidade. A cidade tem 33 universidades, incluindo universidade polonesa mais antiga que também é uma das mais antigas do mundo – Universidade Jaguelônica, fundada em 1364, e alguns de seus ex-alunos foram: o astrônomo Nicolau Copérnico, o Papa João Paulo II e o atual presidente polonês Andrzej Duda.

Os monumentos mais importantes da cidade incluem o Castelo Real de Wawel, no centro histórico a Basílica de Santa Maria e o antigo bairro judeu da cidade agora chamado de “Kazimierz”. Está localizado também na cidade de Cracóvia o Santuário da Divina Misericórdia, conhecido devido as aparições e revelações de Jesus a Santa Faultina Kowaslka.

E na rua Floriańska nº3, também encontra-se o Palácio do Bispo e a chamada “Janela do Papa”, que ficou conhecida por ser o local onde o Papa João Paulo segundo ficava em suas visitas a Cracóvia e da sua janela, ele sempre se comunicava com os fiéis.

Foto: Valéria Oliveira Szewczyk
Foto: Valéria Oliveira Szewczyk

Hoje, Cracóvia é também uma cidade de entretenimento, além de muitos clubes e baladas, a cidade possui três estádios de futebol e a a recém construída Arena Tauron, onde acontecem shows e eventos esportivos.

Além das muitas atrações da cidade, os turistas também podem visitar:

Wadowice – 60 km de Cracóvia – Museu do Papa João Paulo II
Wieliczka – 25 km de Cracóvia – Museu da Mina de Sal com uma capela subterrânea
Auschwitz – 70 km de Cracóvia – Campos de concentração
Zakopane – 100 km de Cracóvia – Região de montanhas

Dicas para os peregrinos

Apesar de já estar bem próximo da data do evento e de muitos peregrinos terem adquirido a viagem por agências, sei que algumas pessoas optaram por viajar por conta própria e acho bacana deixar algumas dicas básicas para quem vier para esse grande evento religioso que é a Jornada Mundial da Juventude.
– Brasileiros não precisam de visto nem de vacinação especifica para entrar na Polônia, porém o seu passaporte precisa ter no mínimo seis meses de validade, e na imigração no aeroporto de conexão, você precisará mostrar seu voucher do hotel.

– Também é preciso ter um seguro de viagem para cobrir qualquer imprevisto que possa acontecer durante sua estadia. Faça uma cotação no banco onde você tenha conta ou em uma das diversas seguradoras que existem.

– É verão no mês de julho aqui na Polônia, porém recomendo trazer roupas quentes para usar durante a noite.

– A moeda na Polônia é o Złoty, por tanto, troque seu real por dólar ou euro, para facilitar a troca aqui. Tem algumas casas de câmbio que trocam o real, mas melhor não arriscar não é mesmo?

– Quem quiser calcular o custo diário com transporte e alimentação, clique aqui para ter uma ideia,  site dá uma média e pode auxiliar bastante.

– Para aqueles que ainda estão procurando hotel/quartos, indico o site Airbnb.

E para maiores informações sobre a JMJ, ou qualquer dúvida em relação a viagem, entrem nos links abaixo.

Desejo a todos os peregrinos uma boa viagem e uma boa jornada! Até o próximo mês!

Related posts

O Esperanto foi a esperança de um mundo melhor

Simone Pereira

Feriados nos Estados Unidos

Monica Bateman

10 coisas que acontecem em dezembro na Costa Rica

Jesuela Macedo

7 comentários

Sandra da Rosa Maio 25, 2016 at 2:32 pm

Bom dia!

Gostaria de saber se preciso comprar antes os ingressos para visitar as minas de sal, o museu do Papa e outros pontos turisticos, vou estar na Cracovia de 24 a 02 de agosto de 16.

Obrigada

Resposta
Valéria Oliveira Szewczyk Maio 27, 2016 at 2:33 pm

Olá Sandra, tudo bem? Obrigada por acompanhar o blog.
Não é necessário comprar os ingressos antecipadamente, você pode comprar na hora sem problema algum, o único problema que pode acontecer é não ter mais ingressos num determinado horário, ou para fazer o passeio com um guia de algum determinado idioma.
Um abraço!

Resposta
valmir oliveira de Andrade Maio 27, 2016 at 4:03 pm

Boa tarde, Valeria!
meu nome valmir, sou funcionário público aqui no Brasil, recentemente meu filho foi para Alemanha para tentar a carreira no Futebol(Gorlitz) ele disse que andando em 10min está na Polonia, somos uma Familia catolica nossa paroquia é Mari Mãe da igreja e São Judas Tadeu em Padre Miguel e nosso Paraco é o Padre Claudio, ele vai para JMJ, ele se indentificou com o Pais e tenta encontrar uma possibilidade de permanecer mesmo que não de certo no Futebol, pretende arrumar um emprego afim de permanecer na cidade, peço sua ajuda, se der para você interceder, já que reside na Polonia, sei que vivemos em uma época que é difícil confiar no ser humano, mais desde já agradeço a Deus pelo pouco que puder fazer pelo meu filho Kelwynn Candido de Andrade, no Facebook é Kelwynn Andrade, acredito que você o encontre, e o meu é Valmir Oliveira de Andrade, no Face é Valmir Andrade, mais quase não uso. Obrigado Valeria, que Nossa Senhora possa sempre Interceder por você e sua Fámilia sempre.

Resposta
Juliana Maio 28, 2016 at 8:28 pm

Se Deus quiser, estarei chegando em.brevep passar 3 semanas na.Cracovia durante a JMJ. espero q seja inesquecível. 🙂 Vou passar uns dias em.um hostel (sem vagas no.airbnb…) . Será q lá eles.indicam.como.ir a Auschwitz? Vi q parece q tem ônibus q faz excursão

Resposta
Valéria Oliveira Szewczyk Julho 1, 2016 at 2:32 pm

Olá Juliana,
Infelizmente eu não sei se tem excursão, mas provavelmente sim.
Obrigada por acompanhar o blog. Abraço!

Resposta
Victor Hugo Junho 28, 2016 at 7:48 pm

Valéria, boa tarde!

Seu post foi de muita valia, pois estou indo sozinho para a JMJ e não sabia o que encontrar.
Aproveitando o espaço, durante a época da Jornada, a visita a Auschwitz será realizada apenas pelos inscritos na JMJ, e com horário marcado. Como não consegui agendar para a semana do evento, acabei reservando data para dois dias antes (23/07). Contudo, estarei em Varsóvia até dia 25 de manhã. Você acha que é viável fazer esse bate e volta no dia 23, e depois ir novamente para Cracóvia dia 25?

Desde já agradeço.

Atenciosamente,

Victor Hugo

Resposta
Valéria Oliveira Szewczyk Julho 1, 2016 at 2:41 pm

Olá Victor Hugo,
Então, isso vai depender muito do trânsito, acredito que nessa época as estradas vão estar uma verdadeira loucura. Se não for cansativo pra você vale a pena sim, é até melhor ir nos pontos turísticos antes.

Te desejo uma boa viagem e boa jornada.
Abraço!

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação