BrasileirasPeloMundo.com
Chicago EUA

Por que Chicago?

Com mais de 2.7 milhões de habitantes, Chicago está entre as maiores cidades dos EUA. Se você está pensando em se mudar para um outro país ou, simplesmente, escolhendo o destino das suas próximas férias, segue abaixo algumas (importantes) razões, não necessariamente ordenadas, pelas quais você precisa considerar Chicago, ou se preferir, a Cidade dos Ventos (Windy City).

 Arquitetura

Prepare-se para tirar fotos lindas. Há 146 anos, mais precisamente no dia 08 de Outubro de 1871, acrescentou-se um importante capítulo na história de Chicago: The Great Chicago Fire/ O grande fogo de Chicago. É difícil de acreditar, mas é isso mesmo que aconteceu: durante 48h, a cidade pegou fogo. Diz a lenda que o fogo começou em um celeiro, depois que uma vaca esbarrou em uma lanterna, mas a verdade é que ninguém realmente sabe como tudo teve início. Mais de 300 pessoas morreram, um terço da população ficou sem casa e 17.500 prédios foram destruídos.

Para muitos, a arquitetura espetacular de Chicago de hoje em dia, é consequência do Great Chicago Fire. De fato, não há como negar: caminhar pelo centro da cidade pela primeira vez é uma experiência única! A Wrecker St é uma das minhas ruas favoritas: ela te leva do Riverwalk ao emaranhado de prédios altos que ficam bem no centro da cidade, incluindo o famoso Willis Tower, prédio do Skydeck (atração turística número 1 por aqui).

Quando se fala de arquitetura de Chicago, é preciso comentar sobre a vista maravilhosa que se tem do Aquário da Cidade (Shedd Aquarium). De lá, você consegue ver uma linha horizontal formada pelos prédios, a chamada Skyline. O bom é que, se você não for fã de peixinhos, você não precisa entrar no Aquário para conseguir tirar fotos lindas.

 Transporte

Você não precisa de carro. CTA. Grave bem essas três letrinhas. Seja como visitante ou morador, essa sigla vai te acompanhar em todos os lugares que você for (literalmente). CTA significa Chicago Transit Authority e é o sistema de transporte público da cidade de Chicago. Em geral, o CTA funciona muito bem e você, de fato, não precisa de carro para se locomover por aqui.
É simples e fácil de entendê-lo e existem apps, como por exemplo, Transit Stop: CTA
Tracker, que, em geral, é confiável e te informa os horários de cada trem ou ônibus.
O valor convencional da tarifa é de $2.25 para trens e $2.00 pra ônibus, sendo que, se você comprar o Ventra card, você pode fazer a transferência para outro ônibus ou trem
dentro de duas horas por apenas $0.25 por viagem. Existe ainda a opção de comprar
passes com viagens ilimitadas que valem um, três, sete ou sete dias.

Restaurantes

Prepare-se para comer muito. Como boa representante das cidades grandes americanas, aqui em Chicago você encontra fast-food em todas as direções. Porém, há também muita (eu disse muita) opção de restaurantes bem bacanas que servem as mais variadas comidas: italiana, japonesa, mexicana, libanesa, coreana, argentina, grega, mediterrânea (a lista é longa) e, claro, brasileira.

Na cidade de Chicago existem cerca de quatro restaurantes brasileiros então, quando bate
aquela preguiça de cozinhar, mas aquela saudade da comidinha do Brasil, você pode correr
para um deles.

Já que estamos falando sobre comida, é sempre válido lembrar que em mercados mexicanos você encontra algumas comidas brasileiras, como por exemplo, mandioca, xuxu, goiaba, picanha e maracujá.

Verão

Não há necessidade de um comentário aqui. Que a verdade seja dita: o inverno sucks!
A neve é sim uma coisa muito linda em fotos e tal, mas a vida se torna mais difícil. Ir na farmácia não é simplesmente “ir na farmácia”. Ir na farmácia durante o inverno é “colocar três blusas, duas calças, uma jaqueta enorme, uma meia fina, uma meia mais grossa, bota, toca, luva, cachecol e, no meio de tudo isso, por favor, não esqueça da sua carteira”.

Enfim, muita gente deixa pra depois. Uma pergunta comum na roda de amigos durante o inverno é “porque eu moro em Chicago”? Vou te explicar o porquê: o verão, baby. O verão é quem te convence a ficar. Como boa brasileira e goiana, eu ainda acho que a primavera
e o outono são bem frios, mas o verão é simplesmente a melhor época do ano. Praia, passeios de barco, lago Michigan, passeios de bicicleta, parques, dias que escurecem às 21h e aquela energia e vontade de fazer tudo, simplesmente porque “tem sol fora”. É por isso, pra ter essa experiência por 3 meses, que é válido congelar nos outros 9.

Existes várias razões pelas quais você precisa conhecer Chicago. Moro aqui desde 2013 e sou apaixonada por essa cidade e por tudo que ela me trouxe. Além de te proporcionar uma excelente qualidade de vida, Chicago te deixa matar a saudade de casa: a comunidade de brasileiros por aqui é bem grande e, sempre há eventos que nos ajudam a relembrar das nossas raízes.

Espero ter te ajudado a escolher o seu próximo destino.

Related posts

Reciclando a árvore de Natal nos EUA

Lorrane Sengheiser

O que se come nos Estados Unidos?

Liliane Oliveira

5 dicas da Neurociência para lidar com desafios pessoais e se re-inventar nos EUA

Siglia Diniz

6 comentários

Beatriz souza Janeiro 11, 2018 at 5:38 pm

Olá Luana!
Adorei seus posts! Fui à Chicago no final de 2016 e amei! Estou voltando no mês que vem para fazer um curso de um mês!
Por isso pergunto: alguma dica para enfrentar o Inverno? Estou com muita dúvida se compro casaco/bota aqui ou aí.. tendo em vista que o frio que se passa aqui em São Paulo nem se compara com o daí!
Agradeço desde já 🙂
Beijos!

Resposta
Luana Teles Janeiro 14, 2018 at 1:09 am

Oi Beatriz,

Muito obrigada pelo comentário! Eu recomendo que você deixe pra comprar um bom casaco e uma bota de neve quando chegar aqui, mas já traga alguns ítens quentinhos com você (o casaco de frio mais quente que tiver, toca, luva e cachecol) porque quando sair do aeroporto você vai sentir o choque de temperatura. Fevereiro costuma ser muito frio e posso te dizer com quase toda certeza que teremos dias de neve. Não sei se você gosta de brechós, mas como vai ficar por um mês apenas, eu recomendo que você visite alguns pra tentar encontrar um casaco e uma bota de neve (você não vai precisar mais do que um ítem de cada). Coloca no google o endereço que você vai ficar e pesquisa por “thrift stores”, que são lojas que vendem ítens usados. Dá pra encontrar muita coisa bacana e ainda com etiqueta!!

No mais, boa viagem pra você e que você aproveite ao máximo a sua estadia na windy city 🙂

Luana

Resposta
Andreia Janeiro 30, 2018 at 8:34 am

Olá Luana!
Como estes posts ajudam quem está de malas prontas para mudar….. nos dão segurança e mostram o que iremos enfrentar. Meu marido acabou de ser expatriado e estamos de mudança com duas crianças para Glenview. No seu post vc comentou sobre a comunidade brasileira, que reside em Chicago. Como faço para entrar em contato? Vc conhece algum lugar que venda produtos brasileiros? Obrigado

Resposta
Luana Teles Fevereiro 2, 2018 at 2:44 am

Oi Andreia,

Seja bem-vinda! Existe uma comunidade no Facebook chamada “Brasileiros em Chicago – Brazilians in Chicago”. Tenho certeza que você vai encontrar muitas pessoas que moram em Glenview por lá. Em relação aos locais onde você poderá encontrar produtos brasileiros, segue os nomes de dois restaurantes: Brasil Legal Cafe e Brazilian Bowl (https://www.brazilianbowl.com). Tem também o restaurante Sinhá (http://sinhaelegantcuisine.com), que apesar de não vender produtos, oferece uma comidinha bem brasileira (a melhor, na minha opinião). Esses restaurantes ficam na cidade de Chicago mesmo, mas acredito que em Glenview você também conseguirá achar restaurantes/produtos brasileiros. Em mercados mexicanos você pode encontrar produtos brasileiros e nos supermercados Jewel Osco e Costco você acha pão de queijo congealdo.

Boa sorte na mudança e nessa nova fase!

Resposta
Ana Abril 5, 2018 at 11:24 pm

Oi querida, muito boa sua postagem.
Meu filho será transferido para trabalhar em chicago. O que poderia dizer sobre a segurança??

obrigada

Resposta
Liliane Oliveira Abril 6, 2018 at 12:07 am

Olá Ana,
A Luana Teles parou de colaborar conosco e, infelizmente, não temos outra colunista morando em Chicago.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação