BrasileirasPeloMundo.com
Itália Turismo Pelo Mundo

Por que conhecer a Campanha?

 Por que visitar a Campanha?

Esta região é caracterizada por uma rica vegetação mediterrânea onde ficam cidadezinhas repletas de história, arte e tradição. Passar um dia neste lugar é inesquecível. A doçura do clima, a beleza do litoral, a riqueza da arte e da história, o amor pela culinária, tudo isso faz da Campanha uma terra para ser vivida.

Localizada no Sul da Itália, fica ao lado do Mar Tirreno, onde desemboca o Rio Garigliano, no Golfo de Policastro. É uma viagem que começa no mar, principal protagonista, com suas cores intensas e suas costas sensacionais cheias de baías, enseadas e falésias. As ilhas do Golfo de Nápoles Capri, Ísquia e Prócida são verdadeiras obras-primas da natureza.

Nápoles
Nápoles

Nesta área, encontramos outro monumento da natureza: o Vesúvio, destaque desta região e principalmente da capital, Nápoles. Essa cidade sabe como ninguém misturar vários aspectos culturais, populares, sagrados, profanos, alegres e melancólicos; é um lugar de personalidade singular e encantadora, que transmite sensações únicas. Não é à toa que se diz: “Nápoles, ou você ama ou odeia”.

Ainda na Campanha, localizada em uma encosta vulcânica de frente para o mar está Sorrento. Podemos tranquilamente dizer que esta é uma visão do paraíso, com costas rochosas (muitas vezes até inacessíveis) se alternam com as pequenas praias escondidas. Com uma paisagem única, aqui a natureza foi generosa.

The main features of the site today are the standing remains of three major temples in Doric style, dating from the first half of the 6th century BC

As áreas mais intocadas, graças à grandeza do homem, foram transformadas em uma série de socalcos de frente para o mar, utilizados para cultivar frutas cítricas, azeitonas e uvas. É dessas plantações que vem o delicioso perfume de laranjas, limões e da própria flor de laranjeira. Na primavera, esses lugares ficam ainda mais bonitos.

Na região da Campanha a música, o mar, a diversão, a natureza, a história e a cultura são os elementos principais que se encontram em todos os lugares. Basta citar lugares como Pesto, Herculano, Pompeia e Torre Annunziata, ou o Mosteiro de Padula e o Palácio Real de Caserta, que transmitem e produzem experiências inesquecíveis, atemporais.

Procida, beautiful island in the mediterranean sea, naples. hdr
Procida

As províncias da Campanha são Nápoles (capital), Caserta, Benevento, Avelino e Salerno.

O que ver na Campanha?

Quem escolhe passar as férias na Campanha terá uma infinidade de escolhas e oportunidades, sem dúvidas. Contudo, você não pode perder os lugares declarados “Patrimônio Mundial” pela UNESCO.

Vamos começar pela capital da região: a cidade de Nápoles, que conquista as pessoas não apenas pela sua energia, mas também pelo lindo colorido do mar, pela história que aflora a cada esquina do centro antigo (o maior da Europa), um autêntico museu a céu aberto.

Pompéia
Pompeia

Ainda na Campanha encontramos uma das paisagens mais singulares do mundo: a Costa Amalfitana, com baías, enseadas e cidadezinhas pitorescas que como um milagre de equilíbrio ficam agarradas nas montanhas. O azul do mar, o verde da mata mediterrânea e as cores das casinhas se misturam perfeitamente entre si, criando um dos mais belos percursos da costa italiana. Sorrento, Amalfi, Ravello, Vietri sul Mare e Positano são algumas das preciosas pérolas que compõem o litoral.

Também tem os presépios em tamanho real, as suas vielas antigas, arcos e pracinhas, e um clima que encanta com os sons e os perfumes. Imaginem então no período de Natal como se tornam características essas cidadezinhas da Costa; são um verdadeiro espetáculo da natureza.

Capri
Capri

A Campanha oferece uma infinidade de formas para se viver e explorar a beleza de sua terra, em uma perfeita harmonia entre história, natureza, cultura, folclore e sabores especiais. Há lugares onde dá para passar férias destinadas à cultura, ao esporte ou à diversão, mas principalmente para recarregar as energias e encontrar equilíbrio físico e mental. Basta ir a uma das estâncias termais de Ísquia, a pérola do Golfo de Nápoles, que graças às suas origens vulcânicas ostenta um dos maiores patrimônios hidrotermais do mundo.

No magnífico cenário do Golfo de Nápoles, além de Ísquia, está também outro lugar muito famoso no mundo inteiro: a ilha de Capri. Ela é a rainha da vida noturna e do luxo e ponto de encontro de personalidades políticas, ícones da alta sociedade e das divas do cinema. Um passeio obrigatório é a lendária praça no coração desse lugar repleto de encanto e mistério. Apresenta uma paisagem de rara beleza modelada pelo vento, pelo mar e pelo homem, que fazem das ilhas de Capri e Ísquia lugares únicos no mundo.

Capri, Italia
Capri, Italia

O mar com certeza é a atração principal da Campanha, mas também a região interiorana merece uma visita. São rotas antigas (muitas delas de mais de 2 mil anos) que permitem entrar nos Parques Nacionais e Regionais, em paisagens de grande valor natural e tantos vestígios da história que se passou por lá.

Além disso, a culinária desta região é excepcional, uma cozinha alegre e para cima, assim como o seu território, famosa principalmente pelos produtos típicos locais. Um exemplo é o tomate, um dos mais suculentos e gostosos do mundo, que serve como ingrediente de vários pratos típicos da região, dentre eles a famosa pizza napolitana e o calzone. Nápoles é também a cidade do espaguete. Os temperos são inúmeros e muito gostosos, mas o mais importante é o ponto perfeito de cozimento – nisso os napolitanos são verdadeiros mestres. Outro orgulho desta terra é a produção de laticínios, com a famosa muçarela de búfala DOP, produzida magistralmente nas regiões de Mondragone, Battipaglia, Cápua e Eboli.

Positano
Positano

Para completar, só falta fazer uma viagem inesquecível – sob todos os pontos de vista. A Campanha tem realmente muito o que oferecer ao visitante atento e ao turista que procura as emoções dos sonhos.

Como chegar

Chegar à Campanha é simples, em todas as épocas do ano e com todos os meios de transporte.

De carro – É fácil acessar a Campanha de carro de qualquer parte do país, sempre pela rodovia A1.

De trem – A infraestrutura ferroviária na Campanha se estende por cerca de mil quilômetros de linhas e paradas em mais de 140 estações.

De avião – Na Campanha há quatro aeroportos. São eles: Aeroporto de Cápua, Aeroporto de Caserta (Grazzanise); Aeroporto de Nápoles (Capodichino), o mais importante da região; e o Aeroporto de Salerno (Pontecagnano).

Boa leitura e até o próximo mês!

Related posts

As 7 Maravilhas Naturais do Oregon

Lorena Nascimento

Williamsburg e Bushwick, no Brooklyn

Debora L. Juneck

Por que Zagreb é o melhor destino europeu de 2017?

Renata Ferrari Pegoretti

1 comentário

Por que visitar a Campanha? | Touristico Fevereiro 3, 2016 at 10:26 am

[…] Leia o texto agora!! […]

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação