BrasileirasPeloMundo.com
Itália Turismo Pelo Mundo

Por que conhecer a Ligúria

Na Ligúria as emoções não faltam nunca: sobre o território, a mesa, ao longo das trilhas das Cinco Terras ou tomando banhos de sol nas praias, vamos então descobrir as almas dessa terra em forma de arco-íris. É uma terra que une faces diversas, mas perfeitamente integradas, e oferece uma vasta gama de oportunidades a quem escolhe passar as férias nessa zona.

A Ligúria é uma terra que fascinou poetas, escritores e artistas: uma região rica de história e de cultura, com paisagens únicas, montanhas que mergulham no mar, pequenas aldeias marítimas empoleiradas nas cidades do interior.

O clima particularmente ameno e a vegetação exuberante, são a atração de numerosos  turistas que, em todos os períodos do ano, vem visitar, além das várias localidades balneárias. Natureza, cultura e vida noturna: não falta nada.

São muitos os lugares a ser visitados durante uma viagem na Ligúria, e com esse artigo, esperamos sugerir alguns destinos que talvez você ainda não conheça.

Liguria
Ligúria

As atrações da Ligúria são muitas, iniciamos pela cidade principal Gênova, uma cidade que você com certeza deve conhecer, pelas suas atrações, começando pelo notório Aquário, para depois pararmos no interessante centro histórico, gostaria de lembrar que é um dos maiores e mais bonitos da Europa. Hoje, mesmo mantendo viva a tradição industrial, é um estabelecido centro histórico, cultural, científico, musical e universitário.

Tem as grandes atrações turísticas da cidade como, a Catedral de San Lorenzo, o Palácio Ducal, os locais considerados patrimônio pela UNESCO como as Estradas Novas e o Sistema de Palácios dos Rolli, Castelo D’Albertis e muito mais. Existem numerosos palácios, chamados Palazzi dei Rolli, declarados como Patrimônio Mundial da Humanidade da UNESCO. Em Gênova encontramos alguns dos mais belos Palácios da Europa, autênticos tesouros, muitas vezes ainda utilizadas como residências privadas.

Camogli, Liguria
Camogli, Liguria

Outro lugar que deve visitar é Camogli, conhecida como a cidade dos amantes. Aqui os casais podem desfrutar de românticos passeios à beira-mar. Enquanto percorre as ruas dessa magnífica cidadezinha, não pode esquecer de experimentar os deliciosos docinhos denominados camogliesi.

Camogli é uma antiga aldeia marítima, quando bate o olho, vê logo a presença dos coloridos prédios que ficam de frente ao mar, de deixar de queixo caído.

Estando na Ligúria, deve conhecer Portofino, uma meta turística internacional e uma aldeia encantadora, de uma beleza real e não fruto de campanhas publicitárias. Exatamente por isso, seria necessário aproveitar esse fascínio em períodos menos lotados.

Portofino é a primeira localidade que você encontra no Golfo do Tigullio. É uma estância turística muito renomada, seja no verão, seja no inverno. Na praça perto do porto é fácil encontrar turistas e célebres personagens de todo o mundo. Um verdadeiro ângulo do paraíso para se descobrir, um sucesso harmonioso de lugares especiais que caracterizam a típica vegetação do Mediterrâneo. Deve visitar a Igreja de San Giorgio e o Castelo Brown, do qual se pode aproveitar uma vista de Portofino realmente extraordinária. Um lugar único e obrigatório para aqueles que decidem passar momentos incríveis por essas partes da Ligúria.

Como essa região oferece um rico panorama de oportunidades, veremos o que não pode perder de jeito nenhum: me refiro às míticas Cinco Terras com Porto Venere e as Ilhas de Palmaria, Tino e Tinetto. São o outro sítio UNESCO de que se vangloria a Ligúria. Aqueles que visitam esses lugares, dificilmente esquecem o fascínio e a atmosfera emanada pelas cinco aldeias marítimas de Manarola, Riomaggiore, Corniglia, Vernazza e Monterosso, dezoito quilômetros de costa que se unem e formam um pequeno paraíso terrestre.

Vernazza, Cinqueterre
Vernazza, Cinqueterre

Nessas pequenas aldeias, o mar não é contaminado, rochas pendendo em direção ao mar, cores e perfumes para se visitar nas Cinco Terras é como fazer uma viagem em um belíssimo cartão postal vivente. Cinco Terras é um Patrimônio Mundial da UNESCO. E temos as ilhas de Palmaria, Tino e Tinetto, localizadas em frente a Portovenere, antiga aldeia de pescadores, com as suas casas coloridas, uma grudada à outra, que misturam as suas cores ao azul intenso do mar, uma maravilha da natureza.

Visitar as Cinco Terras é como fazer uma viagem em um lindo cartão postal vivo. Cinco Terras é composta por cinco cidades ao longo da costa da Ligúria no norte da Itália.

Essas pequenas cidadezinhas são Monterosso AL Mare, Vernazza, Manartola, Corniglia e Riomaggiore, e cada uma dessas esconde tesouros naturais e culturais absolutamente imperdíveis. Essas zonas precisam de alguns dias para ser admiradas, pela sua totalidade e toda a sua beleza. Se não for possível ficar por mais de 24 horas, aconselho a, pelo menos, fazer um passeio na conhecida “rua do amor”. A “Trilha Azul” é um modo maravilhoso para caminhar de cidade em cidade ao longo dos penhascos das Cinco Terras.

O percurso entre Manarola e Riomaggiore é chamado de “rua do amor”, um dos lugares mais românticos no país, um lugar perfeito para um passeio com seu parceiro ou para um pedido de casamento ao pôr do sol. A “Trilha Azul” percorre a costa e compreende o inteiro pedaço de Riomaggiore até Monterosso, que demora mais ou menos 1h30min.

O percurso do amor, ao invés, é o trajeto Riomaggiore-Manarola que se pode percorrer em 20/40 minutos de acordo com a velocidade.

Ao longo do caminho você vai encontrar algumas placas esculpidas na rocha com o nome dos grandes amantes da história ou pessoas que se sacrificaram por amor, como Heros, Penélope e outros. É o lugar ideal para os apaixonados, pelo sugestivo percurso pelo mar, onde são imperdíveis os jogos de luzes do sol. Qualquer lugar que olhe terá uma vista emocionante. Mesmo sendo um hotel 5 estrelas ou uma pousada, será satisfatório pelo panorama abaixo de vocês, que de qualquer vista nos faz apreciar as Cinco terras, do mar à montanha. E caso não encontre estadia em Cinco Terras, não tenha medo, encontrará nas cidades mais próximas como Levanto e La Spezia, que estão há pouco tempo de distância de trem daqui.

É natural que, além desses lugares, existam muitos outros, como Alassio, Santa Margherita Ligure, Sanremo, mas esses você descobrirá somente vindo para cá!

Genova, Liguria
Gênova, Ligúria

Conclusões

A Ligúria é uma das regiões mais visitadas da Itália. Milhares de turistas escolhem esse lugar como meta pelas encantadoras paisagens e pelas suas cidades, ricas em história, e pitorescas aldeias que se debruçam sobre o mar. A conclusão disso? Podermos responder a essa pergunta: por que visitar a Ligúria? Por tudo o que foi descrito anteriormente e por muitas outras coisas que verão visitando essa estupenda região da nossa Itália.

Related posts

Rosário na Argentina é uma opção de turismo de final de semana

Sara Martins

O que visitar na Noruega

Wendy Dantas

Baladas em Atenas

Clarissa Gaiarsa

1 comentário

Por que conhecer a Ligúria? | Touristico Setembro 8, 2016 at 10:15 am

[…] CONHEÇA O BLOG BRASIELRAS PELO MUNDO AGORA!! […]

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação