Falar de Camden Town é muito prazeroso! O bairro que já foi uma área industrial, hoje possui uma cena cultural vibrante e tem vida própria dia e noite! Se você gosta de diversidade e movimento, este é um local imperdível em Londres. Por isso, escolhi falar dele, pois é um ponto onde a diversão é garantida!
Durante o dia, passear pelo Regent’s Canal é passagem obrigatória! Este, é um canal onde ficam vários barcos de pessoas que moram neles. Assim, é possível dar uma parada no Camden Lock para ver de perto os barcos subirem e descerem no lock (eclusa) e também caminhar até o Regent’s Park, um parque muito lindo que eu gosto bastante e o ZSL London Zoo, passando pela Little Venice (casas próximas ao canal que remetem ao ares de Veneza, na Itália).
Passear pela Camden High Street e Chalk Farm Road também faz parte. Nelas, existem lojas diversas e coloridas que vendem desde de lembrancinhas a roupas descoladas ou excêntricas, coturnos, gorros e até fantasias. Enjoy!
Parada obrigatória
Porém, imperdível mesmo é o Camden Market. Um conjunto de mercados, onde encontram-se o Camden Lock Market, o Camden Stable Market, que são famosos e agitados e ficam um ao lado do outro. Curiosamente, o Stable Market é onde funcionava um antigo estábulo e possui enormes estátuas de cavalos espalhadas e por onde também passava uma linha de trem. Várias lojas estão situadas debaixo dos arcos desta antiga linha férrea. Portanto, o lugar é bem interessante e diferente, sendo um bom exemplo de como dar um novo uso aos espaços ociosos ou abandonados. Neste ponto, a cidade soube aproveitar bem e ainda garantir um grande público, justamente pela peculiaridade e simbologia do local. Aliás, Londres costuma ter esta característica de que nada se perde, tudo se renova. (Mas, isto é assunto para um outro post…)
Tudo o que você precisa saber para morar na Inglaterra!
Nos mercados, além de comidas típicas do mundo todo, é possível comprar todo o tipo de “quinquilharia”, além de livros, vinis, relógios, roupas com estampas tipicamente londrinas, objetos de decoração e por aí vai… Este também é um famoso ponto de tattoos e piercings. Esta grande diversidade de produtos, cores, aromas é o que garante graça e charme ao local e é o que, sem dúvida, atrai um público eclético, proporcionando lazer para todas as tribos.
Excelente local para comprar presentes para toda a família, os markets funcionam diariamente e estão sempre muito cheios. Não perca também The Buck Street Market, Candem Lock Village e Inverssen Street Market. Enfim, o ideal é explorar bem a região e um dia só acaba sendo até pouco.
Como não citar Amy…
Camden era o bairro queridinho da cantora Amy Winehouse. Foi lá que ela se apresentou pelas primeiras vezes e onde era provável vê-la também curtindo a vida noturna ou passeando durante o dia. Em várias lojas é possível comprar roupas e acessórios “à moda Amy”, camisetas estampadas com seu rosto, quadros, fotos e outros objetos em sua homenagem. Para os fãs da cantora, esse local é um prato cheio! No Stable Market fica sua merecida estátua. Entre na fila para tirar uma foto ao lado dela!
Se divirta!
A vida noturna é agitada e tem bastante opções com boa música. É só escolher seu ritmo: Blues, Jazz, Rock e até Salsa! Vale a pena conhecer os famosos Hawley’s Arms, Jazz Café, Koko, The Blues Kitchen e muitos outros… O Camden Pub Crawl oferece um tour em vários pubs do bairro e pode ser bem divertido. O pub The World’s End é um lugar muito, mas muito antigo, inaugurado (pasmem!) em 1778. Lá já se apresentaram bandas que ficaram muito famosas, inclusive Radiohead entre outras.
Culinária para todos os gostos
A culinária também é bem diversificada e com certeza vale a pena prestigiar as barracas dos mercados, assim você pode experimentar sabores diversos, ir caminhando pelo canal e apreciando a paisagem. Muitos restaurantes também se encontram no bairro, o Poppies é um bom local para experimentar o famoso Fish and Chips (peixe e batata frita – um típico e famoso prato inglês) ou outros pratos, com frutos do mar e peixes. O local tem uma atmosfera vintage com funcionários vestidos à moda dos anos 50. Costuma ter apresentação de alguma banda no segundo andar, geralmente com um bom rock. Além de vários outros tipos de restaurantes e cafés, em Camden também é possível matar um pouquinho a saudade do Brasil no delicioso restaurante Made in Brasil, que serve de coxinha a feijoada, além de bebidas brasileiras. Para quem mora aqui é uma boa opção num domingo quando, às vezes, a única coisa que você quer é uma típica comida brasileira.
Procurando saber um pouco mais sobre a história do bairro, o que dizem é que, com o passar das décadas, ele foi perdendo sua originalidade punk e underground dos anos 70 e 80 e foi se tornando mais uma atração turística. No entanto, ainda é bem atrativo e bem diferente do que se vê em outros bairros, sendo hoje um dos pontos mais visitados da cidade.
Se quiser um lugar eclético e animado em Londres, Camden Town não tem erro, você sairá de lá no mínimo com um suvenir da terra da Rainha ou melhor, da terra de Amy Winehouse.