BrasileirasPeloMundo.com
Austrália

Por que morar em Melbourne?

Durante todos esses anos, enquanto eu sonhava com o meu intercâmbio, nunca tinha considerado ir para a Austrália. Escolhi o país dos cangurus pelo fato dele dar permissão para que estudantes de inglês trabalhem, portanto a escolha do país e sobretudo da cidade não foi almejando aquele “Aussie Life Style” que conhecemos no Brasil.

Capital do estado de Victoria, a cidade de Melbourne está localizada mais ao Sul da Austrália. É a segunda maior cidade do país, com uma população de aproximadamente 4.4 milhões de habitantes.

Dentre todas as cidades que estão na rota de intercambistas, Melbourne foi a minha escolha por causa de seu agito cultural. A cidade sempre recebe grandes eventos internacionais como exposições, shows de diversos artistas e grandes eventos esportivos como o Australian Open e Fórmula 1. Além de ser uma metrópole exuberante e muito organizada, a cidade de Melbourne também tem belezas naturais de tirar o fôlego como a famosa Great Ocean Road.

Melbourne foi nomeada como a segunda melhor cidade do mundo para estudantes, segundo a consultoria Quacquarelli Symonds (QS) e foi eleita seis vezes consecutivas como a melhor cidade do mundo para se morar, segundo o The Economist. Fatores como segurança, saúde, sustentabilidade e educação foram analisados em ambas as pesquisas.

Ser um local multicultural talvez seja uma característica da Austrália como um todo, porém na cidade de Melbourne eles celebram essas diferenças! Sempre há festivais para homenagear algum país, isso faz com que exista uma troca cultural sem igual. Toda essa multiculturalidade pode ser percebida através das milhares de opções de restaurantes que você encontra na cidade, tem restaurante de toda parte do mundo! Talvez essa seja uma das razões para os estudantes internacionais se sentirem tão acolhidos aqui.

A quantidade de restaurantes e cafés também contam pontos para os estudantes que querem trabalhar, a área de hospitalidade emprega hoje cerca de 40.000 estudantes internacionais, segundo o site SBS.

A seguir, eu separei algumas curiosidades sobre a cidade de Melbourne.
1) O estado de Victoria é marcado por uma faixa variada de zonas climáticas, fazendo com o que clima em Melbourne seja totalmente imprevisível! A quem diga (e eu concordo!) que é possível ter as 4 estações do ano em um mesmo dia!

2) O meio de transporte favorito dos “Melburnians” é o Tram, que para nós brasileiros nada mais é do que o bonde! Isso mesmo, bondes! E o sistema de bondes de Melbourne é o maior do mundo fora da Europa, possuindo mais de 240 quilômetros! O sistema de trams é algo muito eficaz que realmente faz com que a cidade tenha mais mobilidade, mas como sempre dá para ficar melhor, só em Melbourne você encontra a FREE TRAM ZONE que é uma área delimitada no centro da cidade, onde o tram transita a custo ZERO!

3) Aqui em Melbourne tem o famoso Queen Victoria Market que é o maior mercado ao ar livre do Hemisfério Sul!

4) Melbourne foi a capital da Austrália por 26 anos, de 1901 a 1927.

5) O Vegemite, famosa iguaria Australiana (que eu detesto!) foi criado em Melbourne em 1923 por Dr. Cyril P. Callister.

6) Melbourne é o lar da maior comunidade grega fora da Grécia, segundo o site City of Melbourne.

7) Luna Park, em St Kilda é o mais antigo parque de diversões do mundo sob gestão privada.

8) Antes de se chamar Melbourne, o nome da cidade era Batmania! Não, eles não são fãs do homem morcego, mas sim de John Batman, colono nascido na Austrália que foi um dos fundadores da cidade de Melbourne.

9) O primeiro semáforo da Austrália foi instalado em Melbourne no ano de 1912, entre a Collins Street e a Swanston Street.

10) Melbourne é a única cidade no mundo que possui cinco instalações esportivas de padrão internacional.

Essa sou eu, felizona em frente a uma das famosas casinhas coloridas em Brighton Beach.

Hoje eu posso dizer que adoro morar aqui. Eu tive uma adaptação um pouco difícil, mas entendo que era uma fase, sendo que agora, consigo enxergar os motivos que fazem Melbourne ser tão prestigiada e querida por todos que tiveram ( e tem! ) o privilégio de viver aqui. A cidade realmente é ótima para passear, estudar, viver e me proporciona milhares de experiências que fazem eu esquecer um pouquinho a saudade que sinto da minha Sampa, assim como, me fazem refletir como seria incrível ter todos esses benefícios lá no Brasil. Poder sair de casa sem medo, pagar caro por um transporte que realmente funciona, ver as ruas limpinhas e organizadas, tudo isso faz parte da minha atual rotina, mas o que eu gostaria mesmo é que essa fosse a realidade das nossas cidades brasileiras. Não custa sonhar, né?

Clima, cultura, segurança e transporte. Todos esses fatores influenciaram ( e muito! ) a minha decisão por Melbourne, e eu acho que acertei em cheio! E você, gostou de Melbs? Qual é a cidade dos seus sonhos? Te vejo na próxima! Cheers!

Related posts

Mortes e funerais na Austrália

Aline Arruda

8 motivos para morar em Brisbane

Tasla La Pastina Worth

Férias no Brasil após um ano fora

Lívia Campos

17 comentários

Raquel camargo Junho 26, 2017 at 10:47 am

Estou indo praí em breve! Não vejo a hora ?

Resposta
Sheyne Tanaka Junho 28, 2017 at 12:42 am

Oi Raquel! 🙂
Você vai amar! É uma cidade incrível!
Boa sorte na sua jornada <3

Resposta
Manuel prata sapalo Julho 30, 2017 at 6:33 pm

Espero que os brasileiros não levem os costumes do Brasil para Austrália. De sempre querer tirar vantagem sobre os outros

Resposta
Sheyne Tanaka Agosto 10, 2017 at 9:57 am

Olá Manuel!
Todas as nacionalidades possuem defeitos, acredite! Assim como no Brasil, aqui na Austrália você também encontra muita gente que gosta de tirar vantagem dos outros, isso não é exclusividade do povo Brasileiro, que por sinal, é muito querido e bem visto por aqui. A Austrália é um país multicultural e eu adoraria ver mais da nossa cultura por aqui, algo que está começando a acontecer.
Muito obrigada por sua leitura e comentário 🙂

Resposta
José Carlos Agosto 7, 2017 at 7:37 pm

Agradeço pela postagem. Aumentou mais a minha vontade de ir embora para essa cidade tão bem falada. Espero estar aí em breve. 🙂

Resposta
Sheyne Tanaka Agosto 10, 2017 at 9:52 am

Olá José! Obrigada pela leitura e comentário 🙂
Também espero que você possa conhecer Melbourne, realmente ela é tudo o que dizem por aí!
Boa sorte na sua jornada!

Resposta
marilia Agosto 19, 2017 at 3:48 pm

ola, nos moramos na Alemanha ja ha uns 15 anos, tentamos voltar ao Brasil, nao nao aguentamos mais de 5 anos e foi muito, regressamos, mas confesso que morar aqui ja foi bom, ou ao nenos parecia bom, era quase seguro, agora alem desse frio insuportavel que ainda nao acostumei, esta sendo terrivel com as seguranca
meu marido e engenheiro especializado em energia eolica, meu sonho e SIdney ou Melboume, mas infelizmente nao temos visto para morar

Resposta
Sheyne Tanaka Dezembro 2, 2017 at 7:00 am

Olá Marilia, tudo bem? Obrigada por seu comentário!
O cargo de engenheiro está sempre na lista de profissões em demanda aqui na Austrália. Se ele já possui experiência na área e fala inglês, vale a pena dar uma olhada. A lista está sempre mudando, então precisa confirmar quais profissões estão sendo solicitadas nesse momento. Temos um texto sobre isso aqui no blog.
Dê uma olhadinha nesses links:
http://www.brasileiraspelomundo.com/opcoes-de-visto-na-australia-151940186
http://www.brasileiraspelomundo.com/vistos-para-morar-na-australia-020950020
http://www.brasileiraspelomundo.com/quer-imigrar-para-australia-conheca-listas-de-profissoes-em-demanda-2017-2018-571662729

Espero ter te ajudado! Boa sorte pra vocês! 🙂

Resposta
Luis Vunge Março 9, 2018 at 2:43 pm

sou angolano sou tecnico medio quero vir ai com a minha esposa e uma filha estudar trabalhar e fazer a vida sera que por nao ser sermos tecnico superior nao vamos consguir emprego e visto, como e custo de vida por ai

Resposta
Sheyne Tanaka Março 11, 2018 at 4:10 am

Olá Luis! Obrigada pelo comentário!
As oportunidades de trabalho variam muito de acordo com seu visto e o nível de inglês. O custo de vida realmente é alto, porém o salário acompanha, é bem igualitário.
Sobre o custo de vida, você pode dar uma lida neste texto: https://www.brasileiraspelomundo.com/custo-de-vida-na-australia-551070944
Sobre os vistos, te aconselho a ler esses textos:
https://www.brasileiraspelomundo.com/opcoes-de-visto-na-australia-151940186
https://www.brasileiraspelomundo.com/vistos-para-morar-na-australia-020950020
https://www.brasileiraspelomundo.com/australia-trabalhando-36184435

Espero ter te ajudado! Boa sorte na sua jornada 🙂

Resposta
Karla Março 24, 2018 at 2:44 pm

Olá Sheyne, como vai?
Gostaria de saber como são as escolas em Melbourne. Tenho 2 filhos em idade escolar e o orçamento para escola privada aqui no Brasil é muito puxado. Como funciona aí? Obrigada! bjs

Resposta
Sheyne Tanaka Abril 14, 2018 at 12:51 pm

Oi Karla! Obrigada pela leitura e comentário!
Me perdoe a demora para responder, eu estava de férias e sem acesso ao blog!
Então, vou ser muito honesta com você, eu não tenho conhecimento sobre escolas aqui pois não tenho filhos, e meus amigos também não.
O que sugiro a você é entrar em contato com a Associação de Brasileiros que temos aqui, com certeza eles conseguirão te passar uma base sobre valores e como as coisas funcionam para crianças.
O nome da associação é ABRISA e o site é http://www.abrisa.org.au
Desculpa não conseguir te ajudar.
Boa sorte na sua jornada!
Beijos 🙂

Resposta
Max Porsch Junho 6, 2018 at 11:29 pm

Boa noite gostaria de saber se alguém tiver algum grupo de WhatsApp que possa me adicionar, pois estou me planejando em migrar para Melbourne daqui 9 meses, e queria alguma ajuda, se alguém pudere adiciona, sou Max de Joinville Cel: 47996456748.
Obrigado por.

Resposta
Carina Julho 23, 2018 at 11:35 pm

Oi Sheyne, td bem? Estou apaixonada pelos relatos que ando lendo sobre Melbourne, e pretendo me mudar para lá! Porém, tenho algumas dúvidas principalmente com relação ao mercado de trabalho na minha área. Sei que não nos conhecemos ainda, mas vc me ajudaria imensamente se pudesse conversar um pouco comigo. Vc pode entrar em contato comigo pelo instagram (carinacareen)? Agradeço desde já e obrigada por compartilhar sua experiência!!

Resposta
Liliane Oliveira Julho 24, 2018 at 2:34 pm

Olá Carina,
A Sheyne Tanaka parou de colaborar conosco, mas temos outrsa colunistas na Austrália que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Robson da Cunha Santos Setembro 24, 2018 at 4:03 pm

Olá Sheyne,
Boa Tarde.
Sou professor e estou indo para sua cidade apresentar um trabalho com uma aluno. Precisarei de um transporte para levar nosso projeto para o Evento, pois o governo do Brasil levará o protótipo, mas deixará no hotel. Saberia me informar algum amigo brasileiro que faça isso para nós? seria uma caixa de madeira de 75kg, caberia em uma pickup.

Resposta
Liliane Oliveira Setembro 25, 2018 at 1:11 pm

Olá Robson,
A Sheyne Tanaka parou de colaborar conosco, mas temos outrsa colunistas na Austrália que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação