BrasileirasPeloMundo.com
Peru

Por que morar no Peru?

Por que morar no Peru?

Sempre que eu avisava a um amigo, amiga ou parente pela primeira vez que ia me mudar pro Peru durante a Copa do Mundo e além, a pergunta que eu mais recebia era: porquê? O que você vai fazer lá? A resposta era…

“Sinceramente? Não sei. Viajar. Trabalhar. Viver…”

A verdade é que sou consultora em temas de segurança cidadã, proteção e desenvolvimento. Os meus últimos trabalhos não precisavam da minha presença física e estou trabalhando na divulgação do meu eBook. Ou seja, eu poderia trabalhar, literalmente, de qualquer lugar, com internet e meu computador. Meu namorado, que decidiu intrepidamente me seguir nessa aventura nômade, é programador. Ele também só precisa de internet e de um computador.

DSC01150
Malecón Miraflores

Eu sou carioca. Definitivamente tijucana. Adoro samba, feijão amigo, farofa, caipirinha, pastel e futebol. Mas, em termos de custo de vida e qualidade de vida, viver no Rio estava complicado para mim, principalmente nessa época de Copa em que tudo está 500% mais caro e a readaptação depois de tanto tempo fora, que é difícil. Outro motivo é que o meu namorado não podia ficar muito mais tempo no Brasil por causa do visto. Ele é britânico e tem tempo limitado no Brasil.

Decidimos, então, mudar por um tempo. Não foi uma decisão traumatizante. Desde que a gente se conheceu já viajamos pro Reino Unido juntos (tudo bem, a gente já se conheceu lá), Maldivas e Brasil. E antes eu já tinha morado nos Estados Unidos e no Panamá.

O problema não era mudar… Era mudar para onde? Existem vários países interessantes na América do Sul e a escolha não foi fácil.

Por um lado, Argentina está em momento de crise, mas a comida é ótima e o custo de vida é baixo. Uruguai é a Suíça da América do Sul e apesar de adorar o Mujica e o Jorge Drexler, não tenho muitos amigos ali ou conheço muito de Montevidéu. Chile tem bom vinho, mas a comida deixa a desejar, principalmente se você é vegetariano como eu. É, pra quem não percebeu, a comida é um critério muito importante pra mim… Cada um com suas prioridades…

Leia também: curiosidades sobre o Peru

Então decidimos pelo Peru. Ele queria ver Machu Picchu, praticar espanhol e conhecer Lima. Eu já conhecia o país, já falo espanhol, mas adoro a comida.

Eu queria poder dizer que a comida não foi o meu principal critério, mas estaria mentindo. Deslavadamente… Fora as vantagens de ter amigos aqui, adorar o ambiente da cidade e achar Lima um charme.

Agora estamos aqui! Lima é uma cidade enorme e eu ainda não conheço metade. Eu moro em Miraflores que é um bairro super charmoso e perto de tudo. É meio turístico, mas sinceramente pra quem não conhece a cidade e gosta de caminhar é perfeito. A área é bastante segura e uma graça. E, claro, desde o primeiro dia já comecei a fazer um tour gastronômico. Mas isso é história pra outros posts.

Pôr do Sol em Lima
Pôr do Sol em Lima

A verdade é que eu estou super confortável, gastando metade (ou menos) do que gastava no Rio e definitivamente 1/5 do que gastava no Reino Unido, com uma qualidade de vida maior. A única grande desvantagem é que durante 8 meses do ano o céu é bem cinza. Mas, sinceramente, esse é o tipo de “desvantagem” com a qual eu posso conviver.

Mais que tudo essa decisão foi mais uma prova de que, no final, a gente vive bem em qualquer lugar se tem o essencial. Não vou entrar no clichê de comer, rezar e amar… Mas, a verdade é que comida ajuda muito… E internet!

Related posts

Gastronomia peruana

Jéssica Soares

Opção econômica para viajar no Peru

Maria Isabel Camargo

Tem carnaval no Peru?

Janayna Guerra

34 comentários

Peru – Por que Não? | Governance in practice Agosto 6, 2014 at 2:56 pm

[…] Publicado originalmente em Brasileiras pelo Mundo […]

Resposta
Liana Agosto 7, 2014 at 7:52 am

Interesante, por favor continue escrevendo suas vivências em Lima!

Resposta
natashaleite (@natashaleite) Agosto 23, 2014 at 12:47 pm

Oi Liana,

Obrigada pelo comentário! Definitivamente vou continuar escrevendo sobre minhas “aventuras peruanas”!

Resposta
Ivanzinho Brito Janeiro 10, 2015 at 7:12 pm

Realmente Natasha, o seu blog esta bom bem elabarado e desenvolvido! Adorei… E desculpe a minha intromissao, eu te enviei um pedido de amizade a voce… Espero que ñ fique brava comigo!
Porque retorno ao Rio dia 12 de janeiro…
Felicidades em sua vida!

Resposta
Andre Lima Janeiro 24, 2015 at 7:19 pm

Natasha,

Vc sabe se existe algum vlog sobre a vida em Lima?… Alguém que publique periodicamente vídeos. Estou interessado em viajar pra passar um tempo, aprender espanhol, mas, me preocupo com dois pontos essenciais pra mim; custo de vida e segurança, queria saber mais sobre isso.

Obrigado pelos textos, aguçou ainda mais minha vontade por Lima.

Resposta
Eddy Setembro 9, 2016 at 6:33 am

Boa noite Andre tudo bem! Entao me mande um email que eu te respondo. Meu email. [email protected]

Resposta
Janderson Melo Julho 7, 2017 at 5:00 pm

Muito bom! aqui gostaria de alguns contatos ou um contato brasileiro no peru mês que vem estarei indo ao país e também na Colômbia

Resposta
Adriana Abril 21, 2015 at 10:52 pm

Olá, Natasha, eu gostaria muito de morar no Perú, mas tenho receio, porque nãop conhecço nada desta cidade. Será que eu conseguiria trabalhar como professora aí????? Abraços!!!!!!!!!

Resposta
Cleo Vassiliou Agosto 17, 2014 at 7:36 pm

Oi Natasha,
Adorei seu texto e ao ler pensava exatamente como seus amigos: por que o Peru? rs… brincadeirinha!
Preciso confessar que não conheço praticamente nada desse país e que eu pretendo aumentar a minha lista de carimbos no passaporte ,e quem sabe não insiro a América do Sul na minha bucketlist também. Até porque sou apaixonada por pores-do-sol e vejo que sua cidade não deixa a desejar nesse quesito.
Beijos

Resposta
natashaleite (@natashaleite) Agosto 23, 2014 at 12:49 pm

Oi Cleo,

Definitivamente acho que a gente tem que explorar mais os novos vizinhos sul-americanos! O Peru é fantástico e tem uma história e tradição super interessante e presente no país. Fora que é considerado o segundo destino gastronômico do mundo depois da França! Ou seja, não dá pra perder!

Resposta
Ivanzinho Brito Janeiro 10, 2015 at 7:02 pm

Boa tarde Natasha, como vai? Nossa, voce é das minhas, eu amo o Peru! E nesse exato momento estoy en Lima! Passei o reveillon aqui. e tenho varios amigos nessa cidade… Ja sei me locomover como um verdadero limeño! Pois, em dois anos ja vim a Lima 8 vezes seguidas… Agora vopce poderia me tirar uma duvida? Como resolver esse lance de vier e morar aqui definitivamente? E se voce saberia como faco para transferiri o meu pagamento para cá? Um banco compativel ao Itau! Sera que a embajada poderia me ajudar? Bem, disculpeme se estou te molestando, mas é que estou super afim de viver aqui… Com temblores o sein temblores eu amo essa cidade! Rio de Janeiro ja deu o que tinha que dar… Bem, desde já agradeco sau atencao e se quiser em enviar uma mensagem para mneu e-mail pessoal fique a vontade… anote por favor [email protected]
abrazotes y FELIZ AÑO NUEVO!
Te espero.

Resposta
Chisko Março 15, 2015 at 8:11 pm

Muito interessante!!!..

Resposta
Be Silveira Setembro 28, 2014 at 1:54 am

Estou muito interessada em uma viagem aos “nossos vizinhos”, cresci ouvindo minha Mãe falar a respeito do Peru, era apaixonante!!!! Eu poderia enviar-lhe algumas dúvidas a respeito? Pois provavelmente viajarei sozinha e permanecerei em hostel! Dicas principalmente de uma pessoa que reside aí, será muiiito bem vinda!!! Um grande abraço!!!

Resposta
natashaleite (@natashaleite) Novembro 30, 2014 at 3:20 pm

Be, não sei se você já foi ou voltou! Hahahaha, desculpa, eu não recebo os comentários automaticamente…. Se quiser pode me mandar as dúvidas, sim. Acho que é mais fácil me encontrar no twitter, mas pode mandar por aqui também! Abraços!

Resposta
Peru – Mudando para Belize – Belize or not Novembro 19, 2014 at 5:51 pm

[…] mobiliado e em uma excelente localização que já me custa bem menos do que o meu apartamento de Lima. A internet, por sua vez, custa quase metade do aluguel do nosso apartamento. Tudo bem que, porque […]

Resposta
Carol Bari Dezembro 18, 2014 at 3:26 pm

Oi Natasha 🙂 Tudo bem? Meu nome é Carol, moro em São Paulo e amei o seu texto porque eu estou em uma situação parecida haha Essa semana meu namorado foi chamado pra trabalhar em Lima :O Aí, eu iria com ele, claro. Estava aqui pesquisando como é em relação a visto e essas coisas (afinal meu objetivo seria trabalhar aí também, sou publicitária). Foi aí que dei um google e achei o blog. Adorei como vc descreveu o Peru ( eu já fui para aí, mas apenas viagem de 15 dias fiz: cusco lima e as praias do norte mâncora e lobitos) e eu sou apaixonada pela comida também A MELHOR DO MUNDO. Mas eae, você está gostando de MORAR aí? Como eu sisse, eu só fui a passeio…. Se eu fosse provavelmente seria em Miraflores também… o custo é muito mais baixo que rio ou sp né? E em relação a trabalho, vc acha que rola conseguir? Só ouço coisas boas de quanto o Peru está crescendo… Meu namorado é argentino, então meu espanhol está super ok. hahaha Bom, desculpa te bombardiar de perguntas mas é isso… beijos!!

Resposta
Adriana Abril 21, 2015 at 11:04 pm

Eu também gostaria de morar em Perú, mas tenho medo, será que arrumo emprego aí????????

Resposta
Valéria Junho 22, 2016 at 3:58 pm

Adriana, também queria morar no Peru, como faço pra entrar em contato com você?

Resposta
K. Gutierrez Janeiro 4, 2015 at 3:10 am

Que lindo texto Natasha, me senti emocionada com a sua declaração. A minha avó é peruana, veio para o Brasil aos seus 19 anos e depois disso só foi ao Peru a passeio. Adoro ouvi-la contar suas histórias, um dia pretendo conhecer Lima, a cidade em que ela nasceu, e as outras cidades em que ela morou. Um abraço para ti e aproveite a sua estadia neste país que eu ainda não conheço mas sei que é lindo e tem uma culinária maravilhosa por sinal (minha avó sempre cozinhou comidas de sua terra natal).

Resposta
Jimmy Astley Janeiro 5, 2015 at 4:46 am

Maravilhoso! Estou morando em Lima há um ano e não troco por nada. Voltei ao Brasil no fim de ano e me perguntei por que demorei tanto a vir pra essa cidade incrível.

Resposta
SIDNEY B. SAADE Março 15, 2015 at 1:50 am

Natasha, tudo bem?¹
Parabéns pelo Blog. Gostei muito de seu relato sobre o Peru e de sua experiência neste país. Você tem maiores informações sobre o custo de vida por aí? Como é o sistema de saúde em Lima? E a violência? Eu moro com minha família em São Paulo e estou, como a maioria dos brasileiros, preocupado com a violência e, principalmente, com a piora da economia e da qualidade de vida.
Trabalho com terraplenagem e gostaria de mais informações. Provavelmente você deve ter noticias sobre o setor de construção e as perspectivas. Você acha que eu teria dificuldade de trabalhar aí?? Quem pode me ajudar a conseguir mais informações, o Consulado do Peru aqui no Brasil??
Se tiver mais informações por favor não deixe de postar. Desejo muito sorte e sucesso a você.
Saudações,
Sidney

Resposta
alberto Outubro 25, 2015 at 12:15 pm

con certeza o sistema de saude é bem melhor no Peru ….Vc é atendido no mesmo dia por um especialista nos hospitais publicos…Pelo menos a ultima vez que fui lá (faz 4 anos) era assim….

Resposta
Chisko Março 15, 2015 at 8:05 pm

Muito interessante seu blog, bem-vinda ao grupo BRASILEIROS NO PAÍS INCA, estamos no facebook, boa tarde.

Resposta
Adriana Abril 21, 2015 at 10:58 pm

Conheci um rapaz que mora em Chorrilhos e tenho muita vontade de morar com ele, mas tenho medo, de abandonar tudo aqui, e depois não consegui arrumar emprego aí no Peru.. Abraços!!!!!!!!!!!

Resposta
genival Abril 23, 2015 at 5:12 am

Oi Natasha, gostei do seu comentário,pois parece sincera nas palavras e transparente .Eu tenho propostas para trabalho no Peru por isso interessei em ler seu post , muito obrigado

Resposta
Douglas Chaves Maio 26, 2015 at 2:49 am

Adorei o relato, estou pensando em passar 1 mês no Peru, sou cozinheiro, me formo agora e queria ir para trabalhar durante 1 mês e morar barato, você acha que é viavel? Eh fácil arrumar um emprego temporario em cozinhar ou de garçom? Conheces algo e podes me indicar, de preferência em Lima? Agradeço muito desde já. meu e-mail é [email protected]

Resposta
Monique Outubro 1, 2015 at 8:20 am

Vou final desse ano morar com meu namorado.Espero td de bom pra nós 🙂

Resposta
Thompson Gomes Façanha Outubro 15, 2015 at 4:29 pm

Natasha,
Gostei do texto.

Sobre custo de vida em Lima, especialmente em Miraflroes, vc conseguiu uma casa para alugar, morar?
E sobre trabalho, estou procurando algo na área de TI. Confesso que não conheço empresas que contratem para TI.

Abs,
Thompson

Resposta
Silvia Janeiro 26, 2016 at 12:35 am

Oi Natasha, meu nome é Silvia, sou argentina mas faz 11 anos q sou Tijucana, adoro Brasil, adoro Rio e adoro Tijuca, mas estou pensando em ver outros horizontes. Estou querendo saber como está o mercado da beleza por ai. Eu fiz estética na Argentina e agora estou fazendo novamente aqui no Senac, termino em fevereiro de 2017 e quero ir vendo lugares menos “contaminados” do q aqui (no sentido da concorrência) gostaria de saber se tem posibilidades perto de Cuzco, obrigada

Resposta
Luiz fernando Julho 16, 2016 at 11:54 am

Olá pessoal.
Sou de campos, RJ,e quero muito trabalhar no peru,cusco,puno ou alguma cidade com o clima mais frio.
Trabalho a 17 anos em uma empresa na minha cidade,mas estou disposto a mudar de vida,tenho 38 anos mas muito ativo e muita força de vontade,pode ser em restaurantes,bares e etc.se alguém souber de algo por favor me fale.
Obrigado
Watts.22-998083066

Resposta
Tássia Pires Dezembro 7, 2016 at 9:51 am

Olá, Natasha!

Quero muito passar minhas férias fazendo uma viagem incrível, e vendo seu depoimento me interessei muito pelo Peru.
Você saberia me dizer se lá existem oportunidades para quem quer trocar serviços por estadia?
Queria conseguir algum esquema desses.
Obrigada

Resposta
Ailton Dos Anjos Fevereiro 10, 2017 at 11:34 am

Olá, Natasha!

Você ainda reside em Lima – Peru?

Resposta
ANA CLARA Dezembro 31, 2017 at 1:21 am

Natasha, Lima é o meu lugar no mundo, estive em maio passado e não resisti, voltei agora em dezembro. Quero viver em Lima, em verdade tenho buscado todos os meio possíveis para fazê-lo, tão logo meu último ano de faculdade (Direito) acabe, quero 2019 nesse lugar. Continua contando… tô amando!

Resposta
Liliane Oliveira Dezembro 31, 2017 at 2:43 pm

Olá Ana Clara,
A Natasha Leite parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas no Peru.
Há excelentes artigos publicados sobre o Peru e diversos países em nosso site. Continue nos acompanhando!
Obrigada,
Edição BPM

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação