BrasileirasPeloMundo.com
Alemanha Culinária Pelo Mundo

Pratos típicos da Baviera

Pratos típicos da Baviera, na Alemanha.

Sempre que converso com alguém sobre minha mudança para a Baviera, na Alemanha, uma das perguntas mais frequentes é: “Mas, o que se come lá? Você não sente falta do arroz com feijão?”. Fatalmente, em algum momento você está tão saudoso do seu país que até aquilo que não te atraia tanto, agora faz falta, ainda mais se tratando de prazeres na alimentação. Eu sou daquelas que “gosta de comer”, no sentido de me deliciar com os sabores que conheço, mas também adoro experimentar coisas novas.

Acho que é sempre importante estarmos abertos ao desconhecido e a novas experiências, ainda mais quando nos propusemos a viver em um outro lugar diferente daquele ao qual estávamos habituados. Confesso que lanço um olhar preconceituoso àqueles que querem viver fora do Brasil, mas não estão abertos a novos conceitos. É claro, salvo algumas particularidades, como coisas muito exóticas por exemplo. Para mim, viver em outro lugar é tentar se inserir e ao menos conhecer a nova cultura. Não quer dizer que você deve perder a sua, mas, ao menos no caso da alimentação, experimentar.

Leia também: Supermercado na Alemanha

A Baviera é conhecida por seus pratos típicos, constituídos principalmente por carnes assadas, Knödel que é tipo um bolinho grande feito de batata, diversos tipos de linguiças (cada região ou cidade possui alguma linguiça típica), entre outros.

Vamos às carnes: Schweinshaxn, joelho de porco assado, ou Schweinsbraten, carne de porco assada, que são servidos com Knödel e Sauerkraut, também conhecido como chucrute, uma espécie de repolho em conserva; Fleischpflanzerl, bolinhos de carne moída, às vezes até servidos como sanduíche dentro de um pãozinho.

Knödel é um acompanhamento que agrada muito o paladar dos bávaros. São bolinhos grandes que podem ser feitos somente de batata ou com pãozinho dormido, recheados com pedaços de bacon e outras variações. Além do Sauerkraut, pode ser servido com o Krautsalat, salada de repolho. Já o pato assado é servido tradicionalmente com o Blaukraut, que nada mais é do que repolho roxo refogado com uma ponta de vinagre.

Leia também: tudo que você precisa saber para morar na Alemanha

As linguiças, Wurst, são um capítulo à parte. Cada região se orgulha da sua linguiça típica e estas geralmente são servidas com pãozinho de sal, o Semmel, como é chamado na Baviera. Bem próximo do nosso pãozinho de sal, porém em formato redondo e que em outras regiões tem o nome de Brötchen (pãozinho). Entre as variações, tem a Blutwurst, um tipo de chouriço, Regensburguer Wurst ou Knacker, linguiça para fritar, um pouco mais grossa, assim como a Nürnberger Rostbratwurst  ou só Bratwurst que são menores e bem fininhas. Já a Bierwurst, linguiça de cerveja, não tem nada de cerveja, levou esse nome pois é servida com cerveja e pão em fatias para a Brotzeit (já, já explico).

Tem também a Wienerwurst, linguiça que parece muito com nossa salsicha, porém sem a cor alaranjada da nossa. Ela é cozida na água e come-se com mostarda. E a Weisßwurst, linguiça branca, que é típica de Munique, talvez a mais famosa de todas, que também é cozida em água quente, onde se tem que tirar a “casca” para comer ou pode-se “chupá-la” por uma das pontas (quase como se chupa manga coquinho). Servida com a tradicional mostarda doce feita em Regensburg e o famoso Bretzel, pão com um formato quase como um “8”.

Leia também: como alugar imóvel na Alemanha

Não poderia deixar de citar o Leberkäs, que é uma espécie de carne super, super moidinha, de tal forma que nem se percebe. Forma-se uma espécie de bolo de carne que então é assado. Muito gostoso e se come com salada de batata ou no pão também.

Agora vou comentar a Brotzeit, traduzindo: hora do pão. Na Alemanha é muito comum se fazer uma Brotzeit, ou seja, uma pausa para o lanche. Muitos têm o costume de comer comida quente somente em uma das refeições diárias, fazendo da outra uma Brotzeit. Porém esse “lanche”, “sustenta” bastante, uma vez que geralmente possui um item com carne ou linguiça, podendo ter também outros tipos de frios, ovos cozidos, verduras etc. O Obatzter também pode estar presente. Este é um creme feito com queijo tipo camembert, cebola e pimentão vermelho. Consome-se com pão preto em fatias.

Sem contar com os vários tipos de cerveja que existem aqui, conto no próximo post, mas que são vários, inclusive, com as cervejas típicas de diversas localidades.

Como vocês estão vendo, dá pra se “divertir” ao experimentar tudo de bom que a Baviera tem. Quando passar por aqui, experimente, deguste, mas cuidado com os quilinhos extras!

Related posts

Bicicletas em Munster

Sarah Oliveira

Natal na Alemanha

Allane Milliane

A famosa culinária libanesa

Cláudia Rahme

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação