BrasileirasPeloMundo.com
Cursos Pelo Mundo Suécia

Processo de inscrição de curso bacharel na Suécia

Vou contar um pouco da minha experiência no processo para ser aceita na universidade sendo apenas residente provisória na Suécia. Se este não é o seu caso, é bem fácil verificar se você precisa pagar taxa de inscrição, ou não, neste link. Aproveitando, este mesmo site é o que usamos para fazer todo o processo, desde a inscrição até agora (ainda aguardo ansiosamente o resultado).

Aqui na Suécia, este site Universityadmissions agrupa todas as universidades do país, então você raramente vai entrar em contato diretamente com a instituição neste processo, tudo será tratado aqui mesmo. Para criar um usuário neste site, é preciso ter e-mail, número de celular e um endereço fixo, pois eles vão confirmar que você é você mesmo, enviando à sua casa um código de verificação em formato de carta. Com esse código, seu login estará pronto para fazer o seu registro.

Caso você seja residente, é melhor cadastrar o personnummer, que é como se fosse o seu CPF na Suécia.

Leia também: Dicas para quem vai morar na Suécia

Posto isto, vou explicar algumas coisas antes de fazer sua inscrição:

Você precisa saber que raramente será possível trabalhar durante os estudos porque eles são, em geral, em tempo integral. Então, mesmo sendo de graça (no meu caso por eu ter residência aqui), é necessário estar ciente dos gastos básicos diários. Outra coisa a levar em consideração antes de se inscrever é onde fica situada a universidade porque a Suécia tem um grande problema de moradia, então, não será fácil encontrar um lugar para morar.

Por fim, o idioma, que apesar de haver vários cursos lecionados em inglês, é necessário comprovar que você é fluente,  ou o sueco, caso você tenha terminado o ensino médio daqui da Suécia, ou tenha chegado ao nível de sueco que a universidade exige. No meu caso, como não tinha certificado internacional para comprovar o meu nível de inglês, estudei o nível 6 no Komvux, que é uma espécie de supletivo, já que o inglês do Brasil não é suficiente para ser aceito na faculdade daqui. Se você tiver IELTS, Cambridge ou TOEFEL, melhor ainda!

Inscrição

A inscrição é bem simples, você consegue filtrar todos os seus interesses, região, curso e instituição pela página inicial. Você pode inscrever-se em até quatro cursos diferentes e colocá-los em ordem de interesse. Se não for aceito na primeira opção, pode ser que na segunda você será. Eles vão respeitar essa ordem.

Existe um prazo para a inscrição que começa em 16 de outubro do ano anterior ao ano letivo e vai até 15 de janeiro do ano letivo. No meu caso, foi em quinze de janeiro de 2019.

Leia também: Custo de vida em Estocolmo

Pagamento e valor do curso

Quando houver a necessidade de pagamento, o prazo será até o fim de janeiro do ano letivo para que eles possam validar a sua inscrição. Se não houver, basta ignorar esse passo.

Envio de documentos e pagamento da taxa de inscrição (quando houver)

O prazo para o envio dos documentos exigidos pela universidade é 1° de fevereiro do ano letivo, que também é o prazo para pagamento da taxa de inscrição, quando houver a necessidade.

No site é possível verificar também a informação sobre quem é obrigado a pagar.

Observação: Este é um dos passos mais importantes a ser seguido, visto que se falhar aqui, vai refletir no resultado da sua inscrição. A lista de documentos não é muito grande mas é muito importante! Cada universidade tem a sua exigência então, é necessário entrar no site da universidade escolhida para verificar o que enviar. O site da universidade está na sua inscrição no Universityadmissions também. Eles levam muito a sério este passo e não tem choro após o prazo.

Resultado de aprovação

O resultado será divulgado pelo mesmo site no mês de abril, dependendo do curso ou universidade escolhida.

Leia também: Cheguei na Suécia e agora?

Início das aulas

Parabéns! Se você passou, o início das aulas será no final de agosto e você deverá contatar a universidade para saber qual será o dia exato. Todo esse cronograma está aqui e toda a informação sobre a inscrição está no site Universityadmissions. Não é difícil, e se houver alguma pergunta sobre qualquer coisa que não esteja no site, eles dispõem de um chat para saná-las.

Como ainda é início de abril, eu ainda não sei o resultado se serei aceita, mas estou super ansiosa!

Boa sorte para quem está tentando também ou vai tentar! Ou lycka till, como dizem os suecos!

Related posts

Uma brasileira e sua luta pelo direito de ser mãe na Suécia

Verônica Ferreira Iwarson

Porte de armas na Suécia

Verônica Ferreira Iwarson

Pagamento com cédulas e moedas na Suécia vai acabar

Verônica Ferreira Iwarson

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação