BrasileirasPeloMundo.com
AlemanhaProfissões Pelo Mundo

Profissão na Alemanha: Limpador(a) de Chaminé

Limpador de chaminé

Profissão na Alemanha: Limpador(a) de Chaminé.

Um dia recebi uma pergunta de um de nossos leitores sobre a profissão de limpador de chaminé na Alemanha. Na época, dei uma pesquisada para respondê-lo, mas sempre ficou aquela vontade de um dia escrever um texto inteiro sobre isso. Nem todo mundo sabe, mas o Schornsteinfeger ou, em português, o limpador de chaminé, é uma profissão de muita sorte.

Antigamente, as casas corriam altos riscos de incêndio se a chaminé não fosse bem limpa, evitando obstruções. Porém, as chaminés envolvem um certo mistério, e muitos acreditavam que os espíritos entravam por lá (hoje em dia, é “utlizada pelo Papai Noel”). Por isso, as pessoas tinham medo de limpá-la em sua escuridão.

O limpador de chaminé entrava então em ação. Tradicionalmente, veste uma roupa preta com botões e uma cartola. Até que faz sentido se utilizar uma vestimenta preta para limpar uma chaminé, mas o povo tinha também um certo medo desses trabalhadores vestidos todos de preto.

Parece que começaram a contar o boato de que ver um Schornsteigfeger trazia sorte. Talvez fosse para que a aceitação aumentasse e os riscos de incêndio diminuissem. Mas não se sabe concretamente como e quando esse boato se iniciou. Portanto, ainda é parte da cultura alemã acreditar que ver um limpador de chaminé na rua, traz sorte na vida.

Leia também: Tudo que você precisa saber para morar na Alemanha

Para se tornar um limpador de chaminé, você precisa fazer um curso profissionalizante, que dura aproximadamente 3 anos. Será necessário aprender sobre gases, fogo e aquecimento, além de aprender como limpar a chaminé e a examinar outros cômodos de uma casa atrás de possíveis problemas.

A pessoa que se interessar em seguir essa carreira, precisa ser boa em matemática, química e física, pois serão aprendidas durante o curso profissionalizante. Também não pode ter problemas em se sujar e nem ter medo de altura ou aranhas. A seguir deixo um vídeo de uma jovem que conta o porquê ela quis seguir essa profissão e mostra nas imagens a rotina de trabalho (vídeo em alemão).

Nesse ano, nós recebemos a visita de um deles. Na verdade, era uma mulher. Sim, também é uma profissão procurada por mulheres, que são também muito respeitadas em sua área de atuação. Cerca de 15% dos limpadores de chaminé são do sexo feminino.

Muito simpática, ela foi até o banheiro, onde fica o meu aquecedor central, e mediu a saída dos gases do aparelho. De tempos em tempos, ele ou ela deve vir nos visitar para manter a periodicidade. A nossa próxima visita será em alguns anos, se até lá (espero) nada de errado aconteça.

Leia também: Salários na Alemanha

Ela me explicou que o limpador de chaminé cuida de uma certa área da cidade. Ele é o responsável por aquela região. No país inteiro, existem por volta de 7.700 mil áreas. De anos e anos, eles entram em contato para fazer uma nova avaliação, limpeza ou conserto no que que for necessário.

Entretanto, nas minhas pesquisas para esse texto, vi que as pessoas têm a opção de escolher o próprio limpador de chaminé de sua preferência a partir de uma alteração da regulamentação em 2013. Antes não existia essa possibilidade, o mercado era um verdadeiro monopólio. Nem profissionais de outros países europeus podiam subir nas chaminés na Alemanha.

A justificativa era de que esse trabalho é muito especializado e os casos de incêndio podem variar muito de acordo com o serviço prestado. Por isso, só se confiava nos profissionais formados aqui. Atualmente, já são aceitáveis limpadores de chaminé de alguns outros países, como da França e Polônia por exemplo.

O salário no primeiro ano de trabalho é de EUR 14,51 por hora. Mas dependendo do avanço na carreira, pode chegar a uns EUR 20 por hora. Há na Alemanha quase 9 mil limpadores de chaminés. Dependendo da empresa contratante, o funcionário pode receber ajuda para pagar o combustível do automóvel, visto que precisa se locomover todo o dia para as casas e até mesmo para comprar o uniforme de trabalho.

Agora aproveito para perguntar: você se interessaria em ingressar nessa profissão? Se um dia tiver interesse, é só procurar por vagas de cursos profissionalizantes (Ausbildung) na região onde vive ou gostaria de viver. Envie seu currículo e carta de apresentação.

Espero que tenha gostado da leitura. Até a próxima profissão no mês que vem!

Related posts

Licença paternidade na Alemanha

Karina Finke

O que aprendi sendo mãe na Alemanha

Lulu Saille

Fiquei desempregada na Alemanha. E agora?

Patrícia Souza

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação