BrasileirasPeloMundo.com
Entrevistas

Profissões Pelo Mundo – Empresária na Inglaterra

Hoje o BPM entrevista a Alba McConnell, empresária na Inglaterra. Ela é proprietária da marca de molhos RIO.

BPM -Fale sobre a sua trajetória.

Alba – Quando comecei a pensar na possibilidade de produzir molhos Brasileiros, a ideia era criar produtos autênticos, de boa qualidade que representassem o maravilhoso sabor da culinária Brasileira. Incialmente houve muita pesquisa referente a regulamentação em relação aos alimentos, desenvolver os produtos , concepção da marca e principalmente saber se o público gostaria dos sabores dos produtos.

Aprendi muito nesse quase 3 anos em que estou envolvida neste projeto. Erros são inevitáveis e acertos são a prova do trabalho e dedicação que coloquei durante todos esses anos. Adaptações no projeto inicial tiveram que ser feitas e hoje em dia tenho uma visão mais clara do mercado em que estou envolvida, extremamente competitivo mais muito gratificante.

BPM -De onde surgiu a ideia de lançar a marca de molhos RIO? De onde veio a inspiração?

Alba – Quando recebia amigos em casa, gostava de preparar um dos meus pratos preferidos, a Moqueca Baiana. Meus amigos sempre elogiavam o prato e queriam saber como fazer, sendo assim, resolvi desenvolver uma receita da Moqueca que pudesse ser “engarrafada” e usada por qualquer pessoa de maneira prática e que pudesse reproduzir o autêntico sabor deste prato tão famoso no Brasil. Hoje tenho um total de 5 produtos que refletem um pouco a culinária de diferentes regiões do Brasil. A Moqueca continua sendo o produto que vendo mais até hoje e o meu molho preferido.

 

BPM – Como é ser empresária na Inglaterra?

Alba – Adoro promover a cultura no nosso país e me sinto privilegiada de poder mostrar um pouco da nossa culinária através dos produtos da minha empresa. Os Ingleses em particular são um público fiel e incentivam muito o que faço. Lido com fábricas, distribuidores, donos de negócios  e sempre fui muito bem recebida e incentivada. Infelizmente nunca percebi muito interesse por parte dos donos de restaurantes e delis Brasileiras aqui na Inglaterra, o que é uma pena.

BPM – Quais os passos para abrir uma empresa na Inglaterra? Você teve acesso a algum abono do governo por estar começando, por ser uma ideia inovadora para o mercado inglês.

Alba – Abrir uma empresa no Reino Unido é muito fácil e tudo poder ser feito pela internet, da abertura da empresa ao pagamento de impostos. Inicialmente deve-se abrir uma firma ou registrar-se como empresário autónomo.

Recebi alguns incentivos do governo não por ser uma ideia inovadora, mais por ser uma empresa iniciante. Ajudas vieram em termos de marketing, conselhos e mentoring. Na época da aberura da minha empresa vivia no País de Gales e lá haviam muitos incentivos disponíveis a negócios relacionados com alimentação. Esses incentivos mudam todo ano, portanto é bom checar o que está disponível aqui.

Outros sites interessantes são:

5. Você fez algum curso na Inglaterra? Algo mesmo que curto para lhe dar uma ideia de como abrir um negócio próprio? Se sim, quais?

Alba – Não fiz cursos mais fiz muita pesquisa online. Ler e se informar e extremamente importante.

BPM -Você acha que se estivesse morando no Brasil também seria empresária, ou o fato de morar fora foi um fator.

Alba – Acho que tenho um espírito empreendedor. Fui empresária no Brasil no tempo em que fazia faculdade e vendi o negócio quando resolvi mudar-me para a Europa. Assim que cheguei no Reino Unido , sabia que mais cedo ou mais tarde abriria meu próprio.

BPM -Quem são os clientes da marca RIO e como tem sido a aceitação?

Alba – A maioria dos meus clientes são empresas (restaurantes, pubs e universidades) onde vendo os meus produtos em embalagens de 2.25kgs. Trabalho com algumas delis que são indicadas pelos meus clientes .

f1efe9c5-f612-4e9d-9729-a97876389ba0

BPM – Onde os brasileiros do Reino Unido podem encontrar os produtos?

Alba – Os produtos podem ser comprados no site do Rio ou no Amazon. No meu site há uma relação das empresas que vendem meus produtos.

BPM – Quais os planos para a marca RIO em 2016?

Alba – Ampliar a carteira de clientes no setor de alimentação no Reino Unido. No momento estou procurando empresas para distribuir os produtos no Brasil e em outros países.

Contatos:

Alba McConnell

St. Johns Innovation Park, Cowley Road, Cambridge, CB4 0WS

Tel: 01480 535710

Email – [email protected]

Site

Related posts

Sete anos em busca de um emprego na Alemanha

Larissa Da Costa

Entrevista com Kátia Moraes, cantora e compositora em Los Angeles

Natália Baldochi

Profissões Pelo Mundo – Tradutora Literária

Ann Moeller

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação