BrasileirasPeloMundo.com
Espanha Turismo Pelo Mundo

Puebla de Sanabria e suas feiras medievais

Quem acompanha meus posts aqui no blog sabe o quanto eu adoro dar dicas sobre turismo histórico. Adoro conhecer locais, aqui na Espanha, que nos remetem à época medieval, seus castelos e ruazinhas de pedra. Confesso que ultimamente tenho gostado ainda mais devido ao meu (tardio) vício em Game of Thrones.

Quando cheguei na Espanha, logo no primeiro mês, fui a uma feira medieval na cidade de Puebla de Sanabria. Não entendia muito bem o que era e, somente depois, notei que as feiras medievais são uma tradição aqui e acontecem por todo o país.

A feira medieval que sempre vamos, então, é em Puebla de Sanabria, já que estamos na região das festas tradicionais, que acontecem nas cidadezinhas próximas e férias de verão. O cenário não poderia ser melhor para o evento.

Foto acervo pessoal
Fonte: acervo pessoal

Puebla de Sanabria é uma cidadezinha localizada na província de Zamora, entre os rios Tera e Castro, e próxima a fronteira com Portugal. Foi consolidada como núcleo urbano e responsável pela comarca sanabresa durante o reinado de Afonso VII. Essa proximidade com o país vizinho fez com o que ao seu redor fosse construída uma muralha e, devido a sua história, importância regional e arquitetura, este local foi declarado, em 1994, um bem de interesse cultural. Lembro-me que assim que cheguei na Espanha, este local foi um dos primeiros que conheci e ele é simplesmente encantador, ainda mais para alguém que nunca havia visto um castelo medieval “ao vivo e em cores”, apenas nos livros de história.

Digo que o local não poderia se mais propício para uma feira medieval, porque na cidade tem um castelo enorme e lindo, que pode ser visto desde a estrada, já que ele está localizado no alto do morro. À medida que se sobe em direção ao castelo, vemos diversas casinhas conservadas e com seu charme, algumas ainda habitadas e outras transformadas em restaurantes, escritórios e salas comerciais. Quem pretende conhecer a cidade (e eu recomendo), prepare suas pernas para essa subida.

Apenas a titulo de curiosidade, o castelo da cidade, chamado de Castelo dos Condes de Benavente, era uma fortaleza militar e sofreu diversas avarias devido às guerras com Portugal, no século XVII, e França no século XIX. Hoje, o castelo está completamente restaurado e é considerado um dos melhores conservados da Espanha.

O Castelo dos Condes de Benavente foi construído em cima das ruínas da fortaleza, que existia no local em meados do século XV, e sua construção se prolongou até o ano de 1510.

Voltando aos mercados medievais, eles reproduzem os mercados que existiam nessa época, além de diversas tendas que vendem comidas, especiarias, chás e até bijuterias (em um estilo que eu duvido que existissem na época). É possível ver muitas pessoas vestidas como na época medieval, shows com músicos, danças (todas relacionadas com o evento, nada de modernidades), exposição de objetos e, por fim, reproduções teatrais com a história do local (ponto alto da feira medieval de Puebla de Sanabria).

Venda de especiarias - foto acervo pessoal
Venda de especiarias. Fonte: acervo pessoal

Recomendo a visita a feira medieval de Puebla de Sanabria, pois a cidade era a referência e núcleo comercial da comarca já no século X. O mercado ocorria semanalmente e eram realizadas a venda e troca de mercadorias e animais (hoje, apenas a venda de mercadorias, não custa dizer) e a existência do mercado medieval, atual, resgata essa tradição local.

Espetáculo de dança - foto acervo pessoal
Espetáculo de dança – Fonte: acervo pessoal

O mercado de Puebla ocorre durante o feriado da Virgem, no mês de agosto, e é considerado um dos três melhores mercados medievais da Espanha. Ao final, por volta da meia noite, é encenada a captura, julgamento e queima da bruxa, com uma representação teatral e fogos de artifício. E não poderia esquecer de dizer: o kebab que vendem nessa feira é o melhor kebab que já comi em toda minha vida, guardem essa dica de ouro!

Aos que se interessaram pela história do local, há outros monumentos e festas para serem visitados, como o Convento de São Francisco e a festa da Semana Santa.

Já aqueles que gostaram da ideia de reprodução de um mercado medieval, mas não passarão pela região – como disse anteriormente -, esses mercados ocorrem em toda a Espanha, basta consultar suas datas e localização. Aqui na cidade de Valência, tivemos um mercado medieval pela primeira vez o ano passado.

Outra feira medieval que recomendo é a da cidade de Zamora, gosto especialmente do grupo que toca músicas da época, vestidos a caráter, mas em um ritmo mais… rock’n’roll. Eu sei que lendo pode parecer um pouco esquisito, mas é algo muito difícil de explicar, é algo que deve ser visto pelo menos uma vez na vida.

Já aos que, como eu, são amantes de Game of Thrones, em meu post sobre a Andaluzia, eu comentei sobre o Alcázar de Sevilha e é justamente esse local onde são filmadas as cenas de Dorne, vale a pena conhecer e depois ir à Puebla de Sanabria, já em clima medieval, para as feiras.

Related posts

Roteiro de inverno pela Comunidade Valenciana

Thais Maciel Gomes

Onde morar na Espanha: cidade ou “pueblo”?

Melissa Dobrezanski

Férias na Polônia: Cracóvia, Varsóvia ou Gdańsk?

Vivian Kulpa

2 comentários

Angela Agosto 17, 2016 at 9:40 pm

Tudo isso que vc descreveu, me deixa encantada e com vontade de conhecer, também gosto de história e castelos …. Bjos

Resposta
Thais Maciel Gomes Agosto 23, 2016 at 1:07 pm

Parece cidade de livro, é linda!! Beijos!!

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação