Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    BrasileirasPeloMundo.com
    • Home
    • Sobre o BPM
      • Time do BPM
      • Autoras
      • Contato
      • Na Mídia
      • Blogs
    • Colabore
    • Custo de Vida
      • Quanto custa
      • Cheguei e agora?
      • Custo de Vida Pelo Mundo
    • Países
      • Alemanha
      • Austrália
      • Áustria
      • Canadá
      • EUA
      • Espanha
      • França
      • Inglaterra
      • Itália
      • Japão
      • Polônia
      • Portugal
      • Suécia
    • Mais
      • Dicas para viajar sozinha
      • Relacionamentos online
      • Turismo Pelo Mundo
      • Vistos
    • Intercâmbio
      • Intercâmbio pelo Mundo
    Facebook Instagram
    BrasileirasPeloMundo.com
    Home»Espanha»Puebla de Sanabria e suas feiras medievais
    Espanha

    Puebla de Sanabria e suas feiras medievais

    Thais Maciel GomesBy Thais Maciel GomesAugust 17, 2016Updated:July 16, 20172 Comments5 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Bruxa da feira medieval (essa er a bruxa boa) com parte do castelo ao fundo - foto acervo pessoal
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Quem acompanha meus posts aqui no blog sabe o quanto eu adoro dar dicas sobre turismo histórico. Adoro conhecer locais, aqui na Espanha, que nos remetem à época medieval, seus castelos e ruazinhas de pedra. Confesso que ultimamente tenho gostado ainda mais devido ao meu (tardio) vício em Game of Thrones.

    Quando cheguei na Espanha, logo no primeiro mês, fui a uma feira medieval na cidade de Puebla de Sanabria. Não entendia muito bem o que era e, somente depois, notei que as feiras medievais são uma tradição aqui e acontecem por todo o país.

    A feira medieval que sempre vamos, então, é em Puebla de Sanabria, já que estamos na região das festas tradicionais, que acontecem nas cidadezinhas próximas e férias de verão. O cenário não poderia ser melhor para o evento.

    Foto acervo pessoal
    Fonte: acervo pessoal

    Puebla de Sanabria é uma cidadezinha localizada na província de Zamora, entre os rios Tera e Castro, e próxima a fronteira com Portugal. Foi consolidada como núcleo urbano e responsável pela comarca sanabresa durante o reinado de Afonso VII. Essa proximidade com o país vizinho fez com o que ao seu redor fosse construída uma muralha e, devido a sua história, importância regional e arquitetura, este local foi declarado, em 1994, um bem de interesse cultural. Lembro-me que assim que cheguei na Espanha, este local foi um dos primeiros que conheci e ele é simplesmente encantador, ainda mais para alguém que nunca havia visto um castelo medieval “ao vivo e em cores”, apenas nos livros de história.

    Digo que o local não poderia se mais propício para uma feira medieval, porque na cidade tem um castelo enorme e lindo, que pode ser visto desde a estrada, já que ele está localizado no alto do morro. À medida que se sobe em direção ao castelo, vemos diversas casinhas conservadas e com seu charme, algumas ainda habitadas e outras transformadas em restaurantes, escritórios e salas comerciais. Quem pretende conhecer a cidade (e eu recomendo), prepare suas pernas para essa subida.

    Apenas a titulo de curiosidade, o castelo da cidade, chamado de Castelo dos Condes de Benavente, era uma fortaleza militar e sofreu diversas avarias devido às guerras com Portugal, no século XVII, e França no século XIX. Hoje, o castelo está completamente restaurado e é considerado um dos melhores conservados da Espanha.

    O Castelo dos Condes de Benavente foi construído em cima das ruínas da fortaleza, que existia no local em meados do século XV, e sua construção se prolongou até o ano de 1510.

    Voltando aos mercados medievais, eles reproduzem os mercados que existiam nessa época, além de diversas tendas que vendem comidas, especiarias, chás e até bijuterias (em um estilo que eu duvido que existissem na época). É possível ver muitas pessoas vestidas como na época medieval, shows com músicos, danças (todas relacionadas com o evento, nada de modernidades), exposição de objetos e, por fim, reproduções teatrais com a história do local (ponto alto da feira medieval de Puebla de Sanabria).

    Venda de especiarias - foto acervo pessoal
    Venda de especiarias. Fonte: acervo pessoal

    Recomendo a visita a feira medieval de Puebla de Sanabria, pois a cidade era a referência e núcleo comercial da comarca já no século X. O mercado ocorria semanalmente e eram realizadas a venda e troca de mercadorias e animais (hoje, apenas a venda de mercadorias, não custa dizer) e a existência do mercado medieval, atual, resgata essa tradição local.

    Espetáculo de dança - foto acervo pessoal
    Espetáculo de dança – Fonte: acervo pessoal

    O mercado de Puebla ocorre durante o feriado da Virgem, no mês de agosto, e é considerado um dos três melhores mercados medievais da Espanha. Ao final, por volta da meia noite, é encenada a captura, julgamento e queima da bruxa, com uma representação teatral e fogos de artifício. E não poderia esquecer de dizer: o kebab que vendem nessa feira é o melhor kebab que já comi em toda minha vida, guardem essa dica de ouro!

    Aos que se interessaram pela história do local, há outros monumentos e festas para serem visitados, como o Convento de São Francisco e a festa da Semana Santa.

    Já aqueles que gostaram da ideia de reprodução de um mercado medieval, mas não passarão pela região – como disse anteriormente -, esses mercados ocorrem em toda a Espanha, basta consultar suas datas e localização. Aqui na cidade de Valência, tivemos um mercado medieval pela primeira vez o ano passado.

    Outra feira medieval que recomendo é a da cidade de Zamora, gosto especialmente do grupo que toca músicas da época, vestidos a caráter, mas em um ritmo mais… rock’n’roll. Eu sei que lendo pode parecer um pouco esquisito, mas é algo muito difícil de explicar, é algo que deve ser visto pelo menos uma vez na vida.

    Já aos que, como eu, são amantes de Game of Thrones, em meu post sobre a Andaluzia, eu comentei sobre o Alcázar de Sevilha e é justamente esse local onde são filmadas as cenas de Dorne, vale a pena conhecer e depois ir à Puebla de Sanabria, já em clima medieval, para as feiras.

    [wpv-view name="authors-articles-view"]
    blog de brasileiras morando fora blog de brasileiras na Espanha blog de brasileiras no exterior blog de brasileiros na Espanha brasileiras morando fora castelos castelos medievais espanha feira medieval província de Zamora Puebla de Sanabria Sanabria turismo na Espanha Zamora
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Thais Maciel Gomes
    • Website

    Thais é paulistana, advogada graduada pelo Mackenzie e pós-graduada pela FGV. Decidiu mudar completamente sua rotina e saiu da correria da cidade e do escritório em que trabalhava, para a Espanha, local onde além de descobrir uma nova cultura, acabou se descobrindo um pouco também. Apaixonada por música e leitura, encontrou na escrita sua forma de expressão e contorno de sua timidez.

    Related Posts

    Rota pelos mercados municipais de Valência: entre cores e sabores

    November 8, 2021

    Refugiados LGBTQIA+ acolhidos na Espanha

    September 13, 2021

    Turismo na Arábia Saudita – Roteiro em Jeddah

    September 10, 2021

    2 Comments

    1. Angela on August 17, 2016 9:40 pm

      Tudo isso que vc descreveu, me deixa encantada e com vontade de conhecer, também gosto de história e castelos …. Bjos

      Reply
      • Thais Maciel Gomes on August 23, 2016 1:07 pm

        Parece cidade de livro, é linda!! Beijos!!

        Reply
    Leave A Reply Cancel Reply

    This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

    • Facebook
    • Instagram
    A Mulher na Sociedade Pelo Mundo

    Silverlocks: um novo espaço para mulheres maduras no Brasil e no exterior

    By Ann MoellerJuly 4, 20260

    Há projetos que nascem de estratégia. Outros nascem de necessidade. E alguns nascem dos dois.…

    Dia de Finados na Polônia

    October 28, 2024

    Novas gírias e expressōes faladas nos Estados Unidos

    March 1, 2023

    Terremoto na Turquia

    February 10, 2023
    Categorias populares

    Green Card e Residência permanente após o casamento

    April 26, 2015

    Como morar legalmente na Espanha

    August 7, 2015

    Como estudar no Ensino Superior em Portugal

    August 14, 2014

    Como é morar em Santiago no Chile

    June 28, 2014

    Validação do diploma brasileiro nos EUA

    May 20, 2016

    Cinco razões para não morar na Dinamarca

    April 19, 2015

    Passo-a-passo para fazer mestrado ou doutorado com tudo pago nos EUA

    March 2, 2016

    É brasileiro e reside no exterior? A Receita Federal ainda lembra de você!

    February 9, 2017
    BrasileirasPeloMundo.com
    Facebook Instagram
    • Sobre o BPM
    • Autoras
    • Na Mídia
    • Anuncie
    • Contato
    • Aviso Legal
    • Política de privacidade
    • Links
    • Política de Cookies
    • Termos e Condições
    • Não vender nem compartilhar minhas informações
    © 2012-2026 BrasileirasPeloMundo.com

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Manage Consent
    To provide the best experiences, we use technologies like cookies to store and/or access device information. Consenting to these technologies will allow us to process data such as browsing behavior or unique IDs on this site. Not consenting or withdrawing consent, may adversely affect certain features and functions.
    Functional Always active
    The technical storage or access is strictly necessary for the legitimate purpose of enabling the use of a specific service explicitly requested by the subscriber or user, or for the sole purpose of carrying out the transmission of a communication over an electronic communications network.
    Preferences
    The technical storage or access is necessary for the legitimate purpose of storing preferences that are not requested by the subscriber or user.
    Statistics
    The technical storage or access that is used exclusively for statistical purposes. The technical storage or access that is used exclusively for anonymous statistical purposes. Without a subpoena, voluntary compliance on the part of your Internet Service Provider, or additional records from a third party, information stored or retrieved for this purpose alone cannot usually be used to identify you.
    Marketing
    The technical storage or access is required to create user profiles to send advertising, or to track the user on a website or across several websites for similar marketing purposes.
    • Manage options
    • Manage services
    • Manage {vendor_count} vendors
    • Read more about these purposes
    View preferences
    • {title}
    • {title}
    • {title}