BrasileirasPeloMundo.com
Qatar Turismo Pelo Mundo

Qatar – Praia no Qatar

Já pensou em curtir uma praia no Qatar? Pode parecer estranha a pergunta pois quando pensamos em praia, logo imaginamos corpos desnudos, vendedores ambulantes como no Brasil (eu já penso logo no meu biscoito Globo com Mate Leão tipicamente carioca mas isso já é outra história) e isso não se parece combinar muito com Oriente Médio, certo? Errado! Praia combina com o Qatar sim.

O Qatar que fica em pleno Golfo Pérsico e tem mais de 560 km de praias, é um convite para um tchi bum! É claro que dependendo da área tem algumas regras, como por exemplo o fato de nas praias públicas dentro da cidade, ficar proibido o uso do nosso habitual biquíni. Inclusive, na praia do Katara, tem uma placa avisando desta proibição e mostrando o traje ideal (como na foto abaixo).

Bem comum vermos por lá, o traje tradicional e mundialmente famoso: o burquíni. Pensando nos costumes religiosos de seu povo, a estilista libanesa – australiana Aheda Zanetti, criou este traje que cobre todo o corpo com exceção do rosto, mãos e pés em 2004 e foi um sucesso, ou melhor, é um sucesso!

Vamos então conhecer algumas praias por aqui?

Fonte: acervo pessoal

 

– Day use nas praias privativas dos hotéis

Para quem não abre mão do biquíni à lá Ipanema e quer aproveitar as facilidades dos hotéis 5 estrelas, esta é uma opção. A partir de 150 ryals, pode – se usufruir de um day pass em hotéis como Intercontinental, Banana Island Resort, Four Seasons e muitos outros. Além disso, alguns também oferecem várias atividades aquáticas como stand up paddle, jet ski…

– Sealine Beach

Há 50 km de Doha, está Sealine Beach que é uma das praias mais famosas do país. O encontro do mar com as lindas dunas do deserto é um cenário de cair o queixo! O que muitas pessoas fazem é pagar uma taxa para curtir tudo o que o Sealine Resort tem a oferecer como spa, desert safari, atividades aquáticas, passeios de camelo…). Outra opção gratuita é se banhar nas águas da Golden Beach e de Inland Sea, pertinho dali.

– Inland Sea ou Khor Al Adaid

Há 60 km da capital, no canto sudoeste do país e pertíssimo da fronteira com a Arábia Saudita, encontra – se uma das maravilhas naturais mais impressionantes do Qatar: Inland Sea. A praia pitoresca e de águas rasas azuis onde o mar invade profundamente o coração do deserto (momento inspiração), é uma reserva natural reconhecida pela UNESCO com seu próprio ecossistema. Pra chegar lá somente de 4×4 ou contratando operadores turísticos locais (que organizam passeios de 1 dia e também acampamentos para passar a noite pela área) pois a estrada que chega o mais próximo, termina na Sealine Beach e o acesso se dá só pelas dunas. Aventura faz parte do pacote!

– Fuwairit

Mais ao norte do país, 80 km de Doha, está esta praia que tem uma paisagem bem diferente. A área tem uma baía de areia fina com enseadas perfeitas para fazer piquenique (a idéia não é tão boa assim no verãozão de 50 graus entre junho e setembro) e colinas erodidas beirando a água. As formas estranhas na rocha lembram o queijo Gruyère. Preciso nem dizer que ali é ‘’cada mergulho, um flash”, não é?

– Praias particulares

Duas praias muito famosas pelos residentes do The Pearl  são as praias do Qanat Quartier e a Nikki Beach que ficam dentro do complexo. O The Pearl ou Pérola, é uma ilha artificial que antigamente era o principal ponto de pesca e mergulho à caça de pérolas e hoje é um complexo residencial/comercial. Embora dentro da cidade, nestas praias particulares, em que é necessário mostrar a carteirinha de residente, cada morador tem direito de levar consigo alguns convidados. Nos fins de semana, um espacinho na areia é super disputado! Vão muitas famílias e o público é majoritariamente de expatriados. As pessoas aproveitam para desentocar aquele caiaque e aquela prancha de stand up de casa e caem na água sem medo de serem felizes (eu por exemplo).

Fonte: arquivo pessoal

– Katara Beach

Localizada perto do West Bay, centro financeiro de Doha, a praia do Katara diferente de muitas, não tem escassez de instalações. Ao redor tem restaurantes, lojas, cafés, sorveteria e até um Anfiteatro caso queira conhecer. A praia e todas as instalações fazem parte da Katara Village que é frequentada não só por expatriados como por locais (diria que até mais do que os expatriados). A praia está aberta de 9h30 às 18h15 e tem uma taxa de 50 ryals para passar o dia com direito a guarda – sol e cadeira de praia. Esta praia como disse antes, tem um código de vestimenta que proibe o uso de biquíni e sunga (shorts e t-shirts são os mais apropriados). Por lá, dá também para se aventurar em várias atividades aquáticas como passeio de barco, windsurf, caiaque…

Antes de chegar por essas bandas jamais imaginei que aqui fosse um local para curtir uma praia verdadeiramente. É claro que não vou comparar com meu Rio, com as paradisíacas praias do Caribe ou da Tailândia, mas ter essa visão super diferente da água  ao encontro das dunas do deserto é de impressionar e perceber o quão diversa é a natureza e este mundão! Se vier ao Qatar, coloque no seu roteiro pois não irá se arrepender!

Related posts

Um passeio pelos Andes, no Peru

Viviane Naves de Alencar

Roteiro para conhecer Vancouver em 72 horas

Carla Ortiz

Chatuchak Weekend Market na Tailândia

Dani Vidal

1 comentário

Marcelo Melo Pinto Junho 23, 2017 at 9:48 am

E a temperatura da água? Tem tubarão?

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação