BrasileirasPeloMundo.com
EUA Havaí

Qual é a cor da praia no Havaí?

As cores do Havaí para mim são motivo de fascinação. Os tons que vão do verde ao azul fazem a aquarela parecer mais intensa ou até infinita aqui no meio do Pacífico. Mergulhar nessas nuances é a melhor das cromoterapias.

A praia que costuma despertar meu humor, seja ele qual for, é Lanikai. O azul-esverdeado, meio turquesa, meio cor ainda sem nome por ser de uma beleza tão particular, fica no lado leste da Ilha de Oahu, a parte mais ventosa, mais úmida do que Waikiki e é preciso uma composição dos deuses para acertar o tom ideal.

Digo isso porque já levei vários amigos para lá e ao chegar, o tempo havia virado e o tom não era aquele que eu conheço… Mas se o vento soprar a seu favor, essa será sua praia inesquecível, dessas ilhas de cá. Duas ilhas pequeninhas lá no fundo completam a composição da obra de arte.

lanikai

Mas, não é porque eu a destaquei que as outras praias deixam por menos, o lado oeste, pouco turístico, bem mais pobre e sem hotéis e arranha-céus pode ser a melhor das surpresas. Nenhum dos guias das 10 atrações imperdíveis vai destacar esse lado da ilha, mas é aqui que os locais sabem que vão avistar baleias (de outubro a fevereiro), que conseguem nadar com golfinhos roteadores, acampar na beira da praia e ter mais paz do que em qualquer outro canto da ilha.

Porém quando pensei nesse post, nem era na cor da água e do horizonte, que eu estava pensando – já que ao redor do mundo as nuances do oceano variar do verde ao azul, não é muita novidade. Mas que tal estender sua canga em areias vermelhas, verdes ou pretas? Essa é a variação nessas ilhas de cá, para intensificar a cromoterapia.

Em Big Island, a maior ilha do Havaí, há praias de areias pretas e verdes. É nessa ilha que está o vulcão Kilauea, em atividade contínua há 31 anos. A lava de milhares de anos e a ‘teoria da água mole em pedra dura’ deixaram as areias fininhas e num preto brilhante.

preta

Também na Big Island, mais ao sul, está Papakolea Beach (de areia verde), uma praia bem isolada que para chegar é preciso enfrentar uma trilha de dois quilômetros ou ter a ajuda de um veículo 4×4. A cor verde também é decorrente da atividade vulcânica, já que a lava quando esfria pode formar cristais de olivina, uma pedra semi-preciosa, também conhecida como Diamante Havaino.

Já na ilha de Mauí, também há praias de areia preta, mas a grande particularidade é Kaihalulu  (conhecida com Red Sand Beach), uma das raras praias de areias vermelhas do mundo e contrasta com a água azul turquesa e o verde das montanhas que a rodeiam.

vermelha 2

DCIM100GOPRO

Aliás, as colinas são ricas em ferro, razão pela qual a areia possui essa cor vermelha escura. Ela fica bem escondida. Para chegar lá é preciso enfrentar as curvas da estrada de Hana, uma viagem de pouco mais de duas horas – se o tempo ajudar -, com mais de 70 cachoeiras, e uma caminhada um pouco perigosa, beirando o mar que geralmente está bem agitado, o que dá ainda mais a impressão de ter encontrado um pedacinho bem especial e peculiar desse mundão.

Aloha!

 

Related posts

“Midterm Elections” na Califórnia

Raiane Rosenthal

A Terceira Lei de Newton

Cecília Bailey

Americanos – é possível definí-los?

Gabriela Albuquerque

1 comentário

Juliana Agosto 10, 2014 at 5:50 pm

Ai, quantas praias bonitas! Obrigada por dividir conosco.

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação