BrasileirasPeloMundo.com
Coreia do Sul Curiosidades Pelo Mundo

Qual é a sua idade coreana?

Qual é a sua idade coreana?

O mês de julho é o mês do meu aniversário e, por isso, decidi escrever sobre algo relacionado à idade e a ficar mais velha na Coreia do Sul.

Pelo título você deve estar se perguntando: “Como assim ‘idade coreana’? Existe outra além da minha?”, eu respondo que “Sim, existe!” e acrescento informando que, ao chegar à Coreia do Sul, você fica automaticamente mais velho.

Tentando não complicar antes mesmo de começar, vamos esclarecer um pouco trazendo dois ‘conceitos’ básicos: Idade Internacional e Idade Coreana. A idade internacional é a sua idade normal, contada a partir do dia em que você nasceu, e a que você tem na maior parte do mundo. A Idade Coreana, por outro lado, é a que você tem em solo coreano e a que vou explicar agora.

birthday
Meu bolo de aniversário do Muzi do Kakaotalk

Primeiro vamos entender o porquê dos coreanos contarem a idade de forma diferente. Isso ocorre porque eles contabilizam o tempo em que o bebê cresceu na barriga da mãe. O que, segundo a lógica, faria com que os bebês nascessem com 9 (nove) meses de idade. Entretanto, os coreanos arredondam para 1 (um) ano e, assim, os bebês já nascem com (1 um) ano de idade.

Leia também: 10 motivos para morar na Coreia do Sul

Quando ganhamos idade? Não, não é no dia do aniversário. Em cada virada de ano, do dia 31 de dezembro para o dia 1º de janeiro, toda a população coreana ganha 1(um) ano a mais de vida, independentemente do dia e do mês em que nasceram. A data de aniversário serve apenas para celebração, e muitas vezes pode passar despercebida.

A idade coreana sempre será diferente da internacional: antes do seu aniversário, do mês e dia em que você nasceu, serão dois anos a mais de diferença; e depois da celebração, um ano a mais. Você sempre será mais velho na Coreia do Sul, haha.

Para exemplificar as informações, vou utilizar os meus dados: nasci em 05 de julho de 1992. Assim, a minha idade internacional é 24 anos. Entretanto, com a regra coreana de que já nasci com um ano de vida, na Coreia do Sul, eu não tenho 24 anos, tenho 25 anos. Ao virar o ano (de 2016 para 2017), quando todos ganham um ano a mais, eu completarei 26 anos de idade (quando, na verdade, eu ainda terei 24 anos).

Na Coreia do Sul, durante todo o ano de 2016 eu tenho 25 anos de idade. A diferença de anos entre a minha idade internacional e a minha idade coreana em 2016 é de dois anos até que chegue o meu aniversário (05/07), quando completo 24 anos e a diferença entre as idades diminui para um ano.

Sei que deve estar bem complicado de entender, haha. Mas o site SaranginGayo criou uma fórmula para ajudar a calcular sua idade coreana:

(Ano em que estamos – Ano em que nasceu) + 1 = Sua idade coreana

Assim, no meu caso seria: (2016 – 1992) + 1 = 25

Durante o ano de 2016 eu tenho 25 anos na Coreia, e na virada do ano, completarei automaticamente 26 anos.

Na Coreia, a idade influencia o seu status, a forma de se relacionar com as outras pessoas e no grau de formalidade com o qual você deve se dirigir a elas. Saber a idade de alguém fará com que a pessoa saiba onde ela está localizada na escala de respeito hierárquico coreano. E imediatamente saberá como agir, como falar e como ouvir.

As pessoas que nasceram no mesmo ano são chamadas de Chingu (친구) = amigo. Já as pessoas com diferença de idade, se relacionam uma a outra da seguinte forma:
Oppa (오빠) = Homem mais velho (usado por mulheres);
Unnie (언니) = Mulher mais velha (usado por mulheres);
Hyung (형) = Homem mais velho (usado por homens);
Noona (누나) = Mulher mais velha (usado por homens);
Dongsaeng (동생) = Homem/mulher mais novo (usado por ambos os sexos).

Leia também: obsessão por cirurgia plástica na Coreia do Sul

Houve uma situação na faculdade em que um amigo próximo me apresentou ao seu colega de quarto e disse “Amanda, vocês têm a mesma idade, nasceram no mesmo ano, então vocês são amigos!”. E eu pensei: “Como se eu nunca vi esse garoto na minha vida?”, haha.

Ser da mesma idade na Coreia significa que vocês são iguais. Quando descobrem que são da mesma idade, os coreanos tendem a deixar as regras de formalidade da língua de lado e ir direto para o coreano casual, mesmo que tenham se conhecido a pouco tempo. Essa mudança não é só na fala, eles também passam a se comportar de maneira mais confortável, já que não existem expectativas associadas a ser mais velho ou mais novo. Observação: Ser informal é comum entre os jovens coreanos, entretanto, quanto mais velho você fica, menos profissional ou maturo você parece ao falar o coreano casual, mesmo que seja com pessoas da sua idade.

Por outro lado, duas amigas podem crescer juntas, mas caso uma seja um ano mais velha do que a outras, elas nunca serão vistas como iguais; a mais nova sempre chamará a outra de unnie, e irá tratá-la com o devido respeito.

Os estrangeiros, por sua vez, não são obrigados a seguir essas regras com tanta rigidez na vida pessoal. Eu sou a mais nova no meu ciclo de amizades coreanas e sempre os chamo pelo nome e os trato como igual. Mas tenho certeza que só sou autorizada a fazer isso porque não sou coreana, haha.

As regras de comportamento relacionadas a idade estão presentes e influenciam a vida pessoal, profissional e social dos coreanos. Existem muito mais detalhes sobre os quais escreverei posteriormente.

O que vocês acharam sobre o tema? Eu não sou muito a favor de acelerarem a minha idade não, mas fazer o quê? Haha. Afinal, qual é a sua idade coreana?

Related posts

10 Curiosidades sobre a Turquia

Rubiana Ozturk

Como funciona o Emmy

Raiane Rosenthal

Whisky, o presente da Escócia para o mundo

Narister Oliveira

32 comentários

Clarissa Agosto 21, 2016 at 7:03 pm

Que interessante Amanda! Gostei bastante do texto. Pelo que entendi minha idade por ai é 33. Hehehehe Minha idade internacional é 32. Acho que é isso. Bjs! E boa jornada na Coreia do Sul! 😉

Resposta
José Claudio Agosto 22, 2016 at 1:44 am

Gostei do tema, pois trata de uma peculiaridade coreana incomum nos demais países.

Resposta
Brenda Reis Agosto 22, 2016 at 5:34 pm

Caramba, deu um nó na minha cabeça! hahaha Achei interessante e diferente, mas acho que eu não me adaptaria kkkkk

Resposta
sabrina Agosto 28, 2016 at 5:45 am

eita fiquei confusa ????
estão eu tenho 14 anos na COREIA eu acho .
GOSTEi MUITO DO TEMA.
(um dia estarei ai )✌✌✌
BJSSS

Resposta
Anna Janeiro 20, 2017 at 9:40 pm

Mano… eu tenho 26, faço 27 em julho, então eu teria 28 anos @[email protected]
Gente to tentando fugir dos trinta, se eu fosse pra lá automaticamente entraria em desespero.

Resposta
Layane Fevereiro 3, 2017 at 5:30 pm

De acordo com a sua explicação, eu tenho 16 anos na Coréia do Sul. Gosto muito das suas explicações. E acompanho sempre o seu canal.

Resposta
hemyly Março 26, 2017 at 1:20 am

mais assim no dia do aniversario normal completa mais um ano ou nn? ou so no inicio do ano?

Resposta
fernanda Novembro 27, 2017 at 1:56 am

só na virada do ano.

Resposta
Larissa Março 28, 2017 at 1:48 am

Sempre fico imaginando como as pessoas conseguem ter essa vida maravilhosa, viajada, vida vivida, que é o.mais próximo de real.liberdade que posso imaginar…Não sei qual a condição financeira dá sua família mas fico pensando mew..Precisa ter muita grana ! Enfim, agora mãe de dois filhos me resta morrer nos confins do Brasil.. Paciência quem sabe na próxima reencarnação! RS adorei o blog sensacional mesmo… Parabéns! Pelo q entendi minha idade coreana é 29 ….Ooo treva!

Resposta
Talita Março 30, 2017 at 7:24 pm

Adorei ler essa matéria! E, olha que interessante: meu aniversário é no dia 1 de janeiro, portanto, não vai ser tão difícil assim pra eu calcular minha idade, haha. Muito obrigada pela matéria! Beijão ~

Resposta
Leide Abril 8, 2017 at 1:11 pm

Ótimo texto! Eu tenho 21 anos, mas na Coréia teria 23 anos.. 21+1 de nascença e +1 da virada do ano= 23 anos. Não é isso?!

Resposta
Bia Alves Junho 25, 2017 at 9:53 pm

Gostei acho que no futuro vou pra coreia do sul…pra conhecer os BTS ?

Resposta
BELLA Setembro 10, 2017 at 10:20 pm

É nois
Um dia agente chega la kkk

Resposta
Park Duda Dezembro 31, 2017 at 2:24 am

Bibia é tu?? Sou a @duda_aacm )
( se não for, desculpa o engano kkkj )

Resposta
astoufo Abril 19, 2018 at 2:09 pm

eu não curti seu comentário

Resposta
Pópó Julho 18, 2017 at 2:56 am

Pera, mas e se eu sair do Brasil e ir pra Coréia, no momento em que eu chego na Coréia minha idade muda?? Alguém me responde??

Resposta
BELLA Setembro 10, 2017 at 10:19 pm

EXATAMENTE KK

Resposta
Ana leticia Agosto 5, 2017 at 4:13 pm

Eu tenho 11 anos mas na Coreia eu tenho 12 e na virada do ano eu vou ter 13 ,certo?

Resposta
Leticia Agosto 19, 2017 at 4:04 pm

Tenho 12 mas vou fazer 13 em dezembro isso muda algum?

Resposta
Kathie Agosto 29, 2017 at 10:31 pm

Gostei muito! E tipo, quando for a virada do ano lá eu vou completar 15 anos. Haha é bem diferente

Resposta
Isabella Novembro 17, 2017 at 4:57 pm

Eu nasci dia 21/08/2002 quantos anos eu tenho na corêa

Resposta
nicoly Dezembro 13, 2017 at 1:11 am

tenho 13 anos, na coreia 14, ta chegando a virada de ano lá vou ter 15
[gostei]

Resposta
Brenda Dezembro 25, 2017 at 8:10 pm

Então quer dizer que os coreanos não ficam com gente mais nova que eles?

Resposta
Liliane Oliveira Dezembro 29, 2017 at 12:45 pm

Olá Brenda,
A Amanda Gomes parou de colaborar conosco e, infelizmente, não temos outra colunista morando no país.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Ana Júlia Janeiro 15, 2018 at 8:38 pm

Hmmmm porém eu posso almentar minha idade só se eu quiser neh? Tipo por ser estrangeira e tal eu poderia dizer que tenho 14 em vez de 15!?

Resposta
Patricia Maio 1, 2018 at 4:00 am

tenho 29 anos idade mas meu aniversario dia 04 de novembro de 1988 então qual a minha idade na coreana sul?

Resposta
Rebeca Alves Batista Barbosa Junho 15, 2018 at 4:04 pm

Patricia, me chamo Rebeca e espero que você entenda meu raciocínio;acho que você tem na Coreia 31 anos.Porque olha o meu calculo;

2018-1988(ano que você nasceu)=30 (ano que você tem)+1=31(idade coreana)
Quando der dia primeiro de janeiro automaticamente você e todos da Coreia estarão um ano mai velhos;
então você irar ter 32 anos de idade.
Quanto ao seu seu aniversario que é pelo visto dia 4 de novembro, e de outras pessoas coreanas, não tem muita importância para a cultura coreana

Resposta
Tainá Maio 15, 2018 at 12:18 am

Eu fiz 13 em janeiro então eu tenho 14 na Coreia?

Resposta
Anna Clara Faria Julho 2, 2018 at 12:04 am

Eu tenho 16 anos na idade internacional. Mas no caso então, se fosse na Coreia, eu teria 17. Daí quando formos de 2018 pra 2019, vou ganhar mais um ano de idade… ou seja, 18. E eu faço aniversário em maio, então quando ele chegar, aí eu vou ter 19?

Resposta
Liliane Oliveira Julho 2, 2018 at 4:09 pm

Olá Anna Clara,
A Amanda Gomes parou de colaborar conosco e, infelizmente, não temos outra colunista morando no país.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Lorenna Santos Agosto 4, 2018 at 6:34 pm

Então se eu agr tenho 13 anos, na Coréia eu vou ter 14 ou seja que se eu tivesse nascido lá agora teria 25?se eu ir morar lá vou ter 25 automaticamente?

Resposta
Liliane Oliveira Agosto 11, 2018 at 10:11 pm

Olá Lorenna,
A Amanda Gomes parou de colaborar conosco e, infelizmente, não temos outra colunista morando no país.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação