BrasileirasPeloMundo.com
Alugar/Comprar Imóvel Pelo Mundo Hong Kong

Quanto custa o aluguel em Hong Kong ?

Entre uma pesquisa e outra, eu já sabia que a maior dificuldade da mudança para Hong Kong seria organizar nossas vidas financeiras de forma que desse para viver em uma das cidades mais caras do mundo sem quebrar a conta bancária.

Cada dia é um desafio novo e às vezes é quase impossível não enlouquecer nessa cidade onde tudo te leva ao consumismo, onde tomar um simples café pode custa 10 dólares e ir a manicure é artigo de luxo.

De acordo com o jornal Morning China South Post, Hong Kong é uma das 10 cidades mais caras do mundo para morar, e não duvido nem por um segundo dessa afirmação. Claro que damos sorte de termos um transporte público de primeira qualidade e que, se formos comparar com outros países, é muito barato. A saúde pública e excelente e sem custo a qualquer morador da cidade. Mas o resto…

unnamed (1)

Só para explicar um pouco mais como funciona a cidade: Hong Kong é uma ilha relativamente pequena. Aqui, espaço é escasso e aluguel custa uma fortuna. Kowloon, que fica do outro lado da baía, é mais populoso porém com mais espaço, consequentemente o metro quadrado é mais barato. E daí por diante, quanto mais longe da ilha você for, mais barato fica. Por questões de comodidade e qualidade de vida todo mundo quer ficar próximo do trabalho, escola, lazer e etc… Portanto o jeito é colocar a mão na carteira e ficar na ilha.

Um aluguel no bairro trend de Sai Ying Pum, que fica próximo do centro da cidade, não sai por menos de 4 mil dólares num imóvel de apenas 50 m² de área útil. É muito dinheiro por um espaço quase inexistente.

A parte sul da cidade é famosa pelas praias lindas e bairros calmos com prédios baixos e grandes, além de ser próximo das melhores escolas internacionais. Um apartamento por lá, de 260 m² com 3 quartos e 3 banheiros não sai por menos de 14 mil dólares por mês.

unnamed (2)

Só para comparar: o aluguel de um apartamento em Ipanema, no Rio de Janeiro, sendo cobertura com 3 quartos e 3 vagas de garagem custa 4.500 dólares por mês.

Go big or go home!

Um imóvel de três quartos é pequeno demais para sua família? Que tal alugar uma mansão no The Peak, bairro mais caro e famoso ponto turístico de Hong Kong? Um casa de 575 m² no Peak, com 5 quartos e 4 banheiros não sai por menos de 109 mil dólares ao mês. Com esse valor dá para comprar uma casa simples nos EUA. Com dois meses de aluguel dá para comprar um apartamento excelente no Rio de Janeiro.

Mas tudo bem, vou voltar a te dar mais exemplos reais e sem sonhar com as mansões do Peak.

Que tal um apartamento em MidLevels, bairro mais famoso entre os estrangeiros e bem localizado na parte central da cidade? Um apartamento de 125 m² com dois quartos e dois banheiros, num prédio antigo, sai por uma “pechincha”: 11.600 dólares por mês.

Uma sugestão que deve ser pensada antes de qualquer mudança para Hong Kong é de tentar negociar direito com a empresa onde você trabalha para tentar minimizar esse custo com moradia o máximo que puder. Tente negociar o salário ou se inclui a moradia como parte do pagamento.

Outra diferença por aqui é que quando se fecha o contrato, o inquilino precisa pagar um mês de aluguel como depósito e mais outro mês de aluguel ao agente imobiliário. Ou seja, você paga de uma única vez o equivalente a dois meses de aluguel. Haja grana!

A dica é: se for mudar para Hong Kong, prepare o bolso!

Leia como é morar em Hong Kong!

Related posts

Como alugar imóvel na Suíça

Mel Barbieri

Tipos de Moradia na Argentina

Ina de Oliveira

Curiosidades sobre Hong Kong – Parte III

Ana Clara Oliveira Garner

6 comentários

SORAYA Junho 30, 2015 at 6:25 pm

Eu fui pra Hong Kong uma vez e acho que realmente o maior problema é a moradia. Em relação à alimentação, diversão e vestuário achei o custo bom. Realmente fiquei impressionada com os prédios altos demais e muitos apartamentos… e alguns “puxadinhos” em Kowloon

Resposta
Ana Paula Macklin Julho 2, 2015 at 1:31 am

Sim Soraya, o aluguel realmente e nosso maior problema por aqui.

Resposta
Victoria Agosto 27, 2015 at 3:41 pm

Olá Ana Paula, eu e meu marido estamos considerendo aceitar uma proposta que ele recebeu para sermos expatriados para HK. Alem de nós, irão nosso casal de filhos (7 e 10 anos).
Vc consegue dizer quais são os 3 melhores aspectos para se morar em HK e os 3 piores (fora o custo com moradia)?

Resposta
Diego Junho 22, 2016 at 3:14 pm

Olá, tudo bem, muito bom seu site, gostaria de saber se esses preços são em todo lugar, não existe uma periferia lá não? algum lugar aonde se consiga pagar um aluguel mais barato?

Resposta
Brisa Março 9, 2018 at 5:50 pm

Ei, Ana Paula

Fiquei de queixo caído com esses valores, mas fiquei na dúvida se as pessoas também não têm altos salários aí… pq caso contrário nem teria condições de pagar esses alugueis ne

Um abraço

Resposta
Liliane Oliveira Março 10, 2018 at 4:22 pm

Olá Brisa,
A Ana Paula Macklin parou de colaborar conosco, mas temos outra colunista em Hong Kong chamada Ana Clara Oliveira Garner que talvez possa te ajudar.
Você pode entrar em contato com ela deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação