BrasileirasPeloMundo.com
Reciclagem e Meio Ambiente

Reciclagem de Panos e Tecidos

Tecidos feitos de matérias-primas naturais demoram em torno de 6 meses a 1 ano para desintegrar, porem, outros tecidos, manufaturados pelos homens as vezes não se decompõem ou demoram ate 3 anos pra se decompor!

Em uma pesquisa feita pelo Evergreen em 2002. O seguinte foi relatado:

“Se cada pessoa no Reino Unido, comprasse uma peca de la reciclada por ano, seria possivel economizar uma media de 371 milhões de litros de agua e 480 milhões de corantes químicos.”

Parece bobagem, mas se ao invés de jogarmos fora as nossas roupas, reciclassemos, estariamos prevenindo o desperdicio de materias naturais, reduziriamos a poluicao do ar e da agua. A reciclagem de tecidos não só ajuda o meio ambiente, como também ajuda a economia do pais (diminui a Importação).

Pense assim:

  • Re-utilize camisetas e cortinas velhas com panos de limpeza.
  • Doe as suas roupas para instituicoes de caridade. Ver links abaixo!
  • Compre roupas e sapatos de segunda-mao.
  • Compre roupas e acessórios duradouros. Mesmos as “Fashionistas” podem ajudar o Meio Ambiente.
  • Compre roupas e acessórios feitos de tecidos reciclados.

Eu ADORO pesquisar por novas ideias.  As vezes acho inspiracoes na internet ou me lembro das “reciclagens” que a minha mae fazia em casa!  Calca ficou curta, virava shorts, vestido estava apertado, virava saia e e claro que o que nao servisse mais pra minha irma, passava pra mim.

Eu vejo a reciclagem como uma coisa positiva,uma atividade que ja faz parte do meu dia-a-dia. E um outro nome para o termo “ passar de um pra outro”.

Entre o meu grupo de amigas aqui em Londres, algumas de nos trocam as roupinhas das criancas. As vezes deixamos as roupinhas umas com as outras e passamos pra outras maes, que nem conhecemos. Acontece tambem de trocarmos ou comprarmos acessorios uma das outras. Eu particulamente, nao tenho problema de receber ou doar roupinhas para/das minhas filhas e a qualquer hora do dia ou noite, adorarei receber uma bolsa Louis Vitton que uma amiga possa ja nao querer mais! rs

Gostaria de ser mais ativa na reciclagem de tecidos e acessorios.  Farei um projeto em casa de reinventar um abajour que eu estava pensando em  doar.

Tenho uma fazendas sobrando na minha caixinha de costura e tambem alguns botoes.

Estou comecando a pensar em algo. Quando tiver o produto completo, colocarei algumas fotos. Se alguem tiver alguma ideia, adoraria ver tambem!

Temos em todas nos a oportunidade de investir em um mundo menos poluido!  Que tal comecar hoje?

Recapitulando, reciclar e importante!

Faca a sua parte! =)

Links Uteis:

Tudo e reciclavel

Textile Recycling Association

Clothes for Cash

 

 

Related posts

Dicas para montar sua casa gastando pouco, na Austrália

Tasla La Pastina Worth

Escolas inovadoras em Portugal

Vanessa Tenório

Fazendas Urbanas nos EUA

Lorrane Sengheiser

18 comentários

Eloa Iwamoto Junho 27, 2012 at 1:19 pm

Muito boa iniciativa!!Concordo plenamente em reciclar e customizar as roupas.Em casa sempre que possível invento alguma customização, gosto da oportunidade de criar!! bjs

Resposta
Franca Matta Junho 27, 2012 at 4:16 pm

Legal Eloa! Tendo fotos, coloca aqui pra gente ver! Sempre eh bom ter inspiracoes.

Resposta
Ann Junho 27, 2012 at 1:22 pm

Aqui em casa sempre doamos o que nao precisamos mais. Para mim, que ja estou tao acostumada com reciclagem em geral, jogar algo que pode ser reciclado ou aproveitado no lixo comum, e inaceitavel. Quase nunca vou ao Brasil, mas, me lembro da ultima vez que estive la ha 3 anos, falando sobre sacos plasticos & supermercado e a cara de espanto das pessoas quando me viram com as minhas sacolinhas de juta para cima e para baixo rsrsr…e o pior, foi o que levei de presentes para todos; sacolinhas de juta! hahaha, mas, eram de Londres, entao, ja sabe, eles devem ter usado hahaha

Resposta
Franca Matta Junho 27, 2012 at 4:14 pm

Gente boa ideia…vou levar entao da proxima vez que for….mas com certeza as otimas costureiras que temos por la, ja devem estar criando varios modelitos de sacolas de pano, pra vender!

Resposta
Vania Junho 27, 2012 at 2:06 pm

Acabei de chegar do park, e vi uns troncos de arvore, dai lembrei de uma do Facebook que AMO, onde as ideias de reciclaveis sao 10! Fiquei com uma vontade enorme de ter as 3 mesinhas de tronco de arvore, as estantes de caixa de madeira, fazer os potes de vidro para colocar velas e abajour de rolinhos de linha!
Em casa, faço sempre uma busca nas roupas e sapatos da Julia, vou repassando para filhas de amigas, assim como livros e dvd’s.
No Brasil, estao comecando a campanha em nao usar mais sacolas plasticas nos supermercados, a maioria das amigas da minha mae, ou utilizam carrinho de feira, ou as bolsas reciclaveis ( como Ann, tb levei as de juta).
A ideia de reciclar eh super legal.

Resposta
Franca Matta Junho 27, 2012 at 4:16 pm

Vania faz e mostra pra gente aqui! Confio nos seu dotes criativos!

Resposta
Rita Dorneles Junho 27, 2012 at 5:36 pm

Franca, adorei a forma sutil que você pediu a doação de uma Louis Vuitton hahahah … Aqui em casa reciclamos TUDO … desde o lixo reciclável que é sempre lavado antes de ir para o saco próprio e tal… As vezes gosto de criar umas coisas, mas na minha casa, o artista é meu filho que estuda Fine Arts e tudo pra ele tem um excelente destino: CRIAÇÃO … as roupas que não cabem mais são sempre doadas, seja para a familia (filhos menores, etc) seja para lojas de caridade. Sempre que recebo aqueles saquinhos aqui, faço uma faxina no armário de todo mundo… É isso aí, reciclar é mesmo perciso, além de ser bom pra natureza, também é ótimo para a nossa cabeça… CRIEM MENINAS … Ah sim, a ideia do abajour é ótima…. faça-o de patchwork vai ficar lindão 🙂

Resposta
Franca Matta Junho 27, 2012 at 7:17 pm

Rita…se sabe que acabei ganhando uma carteira reciclada da LV???? Fico na espera da bolsa kkkkk
Entao se o seu filho ou algum amigo precisarem de algo para a criacao das obras deles, por favor anuncie na UseandReuse. O grupo esta la, pra tambem isso! Como foi dito antes reciclar corta os custos financeiro =)

Resposta
Fernanda Franco Junho 27, 2012 at 6:01 pm

E isso ai, Franca! Reciclagem para um mundo melhor e garantir o futuro dos nossos filhos! Parabens pela iniciativa e que sirva de inspiracao para todas nos! xx

Resposta
Fernanda Franco Junho 27, 2012 at 6:07 pm

Tambem reciclamos em casa e hoje em dia fico irritada quando vejo alguem jogando uma latinha ou garrafa no lixo comum! Como pode?

Acho bacana e muito criativa a idea do pessoal de producao do festival de cinema brasiliero que eu trabalho: eles reciclam todo o material promocional dos eventos, pro exemplo, transformando banners de lonas em sacolas super praticas e lindas! Alem de reaproveitarem todo o material, criam pecas super lindas e ainda continuam promovendo o evento, ja que as pecas criadas sao usadas como brindes para visitantes ou jornalistas. xx

Resposta
Franca Matta Junho 27, 2012 at 7:15 pm

Bem Legal Fernada! Adoraria aprender mais sobre como usar a minha creatividade pra reciclar! Por exemplo no meu bairro nao se recicla as tampas de qualquer garrafa…se voce conhecer algum artista que trabalhe com esse material…ficarei feliz em juntar-las e da pra pessoa!

Resposta
Vania Junho 27, 2012 at 7:32 pm

Farei sim, mas antes tenho que saber como “resgatar” os troncos, tem uma area do park que eh ecologico…acho que preciso de permissao, mas to pilhada com essa ideia …

Resposta
Fabi Mesquita Junho 28, 2012 at 9:28 am

Adorei! Alem de tudo, brechó é tudo de bom! Super bacana suas sugestões. Mais tarde você poderia postar algumas sugestões de customização para a gente aprender a “reviver” roupas antigas em novas opções! Parabéns pelo post! bjs

Resposta
Franca Matta Franzoso Julho 2, 2012 at 9:40 am

Pode deixar, vou colocar umas coisas aqui sim.
Beijos

Resposta
Ana Cristina Kolb Julho 3, 2012 at 10:27 am

Franca nunca é demais lembrar que as formas de reciclagens sao infinitas se fizermos disso um estilo de vida! Eu nao tenho muito tempo pra transformaçoes, embora tenha crescido refazendo, retulizando, recriando as minhas roupas no Brasil, hoje nao tenho tempo pra me dedicar a esta tarefa manual tao gostosa e criativa, entretanto comprar roupas de segunda mao foi umas mais interessantes descobertas que tive quando cheguei a Europa, comprei roupas de inverno de altissima qualidade, super estilizadas e por quase nada como preço. Aconselho muito as trocas, adoro faze-las e doaçao também super importante. Entretanto outro aspecto importante pra mim, é consumir menos, vejo que preciso de muito menos roupas e sapatos que tenho no meu armario, e cmo forma de simplificar minha vida, tenho me dedicado realmente sempre em refletir antes de comprar novas peças! Aqui um video muito legal relacionado ao tema da minha queridissima amiga Christina Carvalho Pinto, espero que inspire vcs assim como me inspirou: http://www.youtube.com/watch?v=n4eOkcv5NI0&feature=relmfu Namasté!

Resposta
Franca Matta Julho 4, 2012 at 4:51 pm

Gostei Ana Cristina.
Eu tambem mudei bastante da forma que compro as minhas roupas.
Acredito que tem haver tambem com estar mais velha…prefiro menos roupa, mas de qualidade do que muitas roupas mas tendo qualidade inferior ou barata =)
Adoraria fazer mais roupinhas, mas como voce me falta tempo…mas vou chegar la rs.
Beijos

Resposta
Franca Matta Julho 11, 2012 at 8:47 am Resposta
Fabiana Oliveira Novembro 20, 2012 at 7:33 pm

Olá,boa tarde!
Gostaria de saber quais tecidos podem ser reciclados(algodão,cetim,poliester,etc…)???

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação